Um dia em Curitiba – O que fazer?

Curitiba é a capital do estado do Paraná, no sul do Brasil. Uma cidade modelo e linda!

Como chegar:
Carro: Pela BR-116 o trajeto de 400 Km dura em torno de quase 6 horas.
Avião: O voo direto a partir de São Paulo dura em torno de 1 hora.  O Aeroporto Intencional de Curitiba Afonso Pena fica localizado a 18 km do centro.

Onde ficar:
Desde pequena ia para Curitiba com meus tios, ficava no Hotel Iguaçu Campestre. Infelizmente esse hotel não existe mais a não ser na minha lembrança. Ele hoje é o atual Hospital Vita.

Geralmente quando vou a Curitiba vou a trabalho e os hotéis que acabo ficando são decididos pela empresa. Mas particularmente recomendo dois que gostei. O Mercure é mais simples, mas fica na região do Batel, bem pertinho da Praça Japão.

Mercure Sete de Setembro
Av. Sete de Setembro, 5368 – Batel – Curitiba – PR.
www.mercure.com

Mabu Curitiba Express
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2609 – Cidade Industrial (CIC) – Curitiba – PR.
www.hoteismabu.com.br

Passeios:

Praça Japão
Escolhendo o Hotel Mercure, pode iniciar o passeio pela Praça Japão, que é uma área arborizada e faz homenagem à imigração japonesa em Curitiba. Possui um lago, algumas cerejeiras e a biblioteca. Localizada na Av. Sete de Setembro, s/n – Água Verde, Curitiba.

Estádio Arena da Baixada
É um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba. Vale a pena agendar o Tour pelo site: https://www.ingressoscap.com.br/tour/

Jardim Botânico
Considerado um dos principais cartões postais de Curitiba. Foi inaugurado em 1991. Possui uma área de 245 mil m².  Tem lindos jardins e uma estufa com três abóbadas que foi inspirada no palácio de Cristal de Londres. Localizado na Rua Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR.

Ópera de Arame
Também é considerada um dos principais cartões postais de Curitiba. Foi inaugurada em 1992, no parque das Pedreiras. O projeto foi do arquiteto Domingos Bongestabs e tem capacidade para 2.400 expectadores. Localizada na Rua João Gava, 874 – Abranches, Curitiba – PR.

Em frente a Ópera de Arame encontra-se várias lojinhas de artesanatos. Tem um que achei fantástico: Licor de Merda. Alguém já tomou? kkk

Museu Oscar Niemeyer
O museu é considerado um dos maiores complexos de exposição do Brasil e foi inaugurado em 2002 e teve seu nome em homenagem ao seu famoso projetista. Esse museu também é conhecido como o “Museu do Olho”. Localizado na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba.

Paço da Liberdade
Inaugurado em 1916, foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e do Museu Paranaense, de 1973 a 2002. Atualmente é um centro cultural administrado pelo SESC Paraná. Localizado na Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba.

Catedral de Curitiba
Construída de 1876 a 1893. Está localizada na Praça Tiradentes é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. Abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a padroeira de Curitiba.

Rua 24 horas
Inaugurada em 1992 e a primeira rua 24 horas no Brasil. Um espaço coberto com comércio e lazer. Dois relógios, um em cada entrada marcam horas em 24 intervalos. Localizada na Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro, Curitiba – PR.

Rua das Flores
É um espaço para pedestres no trecho inicial da Rua XV de Novembro com a Avenida Luiz Xavier, no centro de Curitiba. Passeando por lá, podemos notar edifícios e sobrados centenários, bares turísticos, lojas diversas e canteiros de flores. Uma das atrações é o “Bondinho”.

Outra atração da Rua das Flores é o Palácio Avenida. Inaugurado em 1929, é um edifício histórico localizado na Rua Luiz Xavier, 11 – Centro, Curitiba – PR. Em 1968 foi adquirido pelo Banco Bamerindus, posteriormente sede do HSBC e em 2016 vendeu para o Bradesco.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba
http://www.curitiba-parana.net/
http://www.enjoytrip.com.br/eventos/rua-24-horas-se-consolida-como-polo-gastronomico-em-curitiba/

Deixe uma resposta