A Suécia é mais do que Estocolmo, ela oferece muita natureza e cidades lindas para conhecer. Uma dessas cidades é Malmö.
Depois de Estocolmo e Gotemburgo, Malmö é a terceira maior cidade da Suécia e tornou-se um destino popular após a construção da Ponte Øresund que liga a cidade à Copenhagen.
As partes mais antigas da cidade foram construídas entre 1300 a 1600, porém desde a construção da ponte, a cidade passou por uma grande transformação com os desenvolvimentos arquitetônicos, com isso, atraiu diversas empresas de biotecnologia e TI.
COMO CHEGAR:
A cidade fica somente 40 minutos de Copenhagen.
Há opção de fazer um bate volta de carro, onde se pagará um pedágio de cerca de 50 euros.
Uma ótima opção é reservar uma excursão de um dia pela cidade de Malmö, partindo de Copenhagen.
Pode-se de ir de trem. Eles partem da København H (estação central de Copenhagen) a cada 20 minutos e que custam em média 10 euros. A chegada é na estação de Malmö Central (Lokgatan).
Além da possibilidade dos ônibus, carro ou trem, há o Aeroporto Kastrup, que é o próprio aeroporto da cidade de onde eu parti para Estocolmo 1 dia depois.
Minha opção foi ir de ônibus. Reservei minha passagem pelo site FLIXBUS que partiu na Estação central de comboios de Copenhaga (Ingerslevsgade). O ônibus é super confortável e os motoristas foram bem gentis. Paguei 9,50 euros.
PONTE ØRESUD
O percurso passa pela Ponte Øresund. A ponte foi inaugurada em 2000 e tem 16 km de extensão, dos quais 4 km são de túnel e mais 4 km são uma ilha artificial.
A ponte tem dois níveis. Os trens que chegam a cidade vão pela parte inferior, já os carros e os ônibus dirigem no topo da ponte.
ONDE FICAR:
Eu fiquei hospedada no Best Western Hotel Royal.
Endereço: Norra Vallgatan 94, Norte, 211 22. Apenas 300 metros da Estação Central de Malmö.
Para reservar, clique aqui.
Apesar de 4 estrelas, o hotel é simples. O quarto é aconchegante e bem amplo, possui mesa de trabalho com telefone, TV a cabo, frigobar e cafeteira. Banheiro com água bem quentinha. Wi-Fi rápido. . O café da manhã é bem servido, com diversas opções. Recomendo!
COMO SE LOCOMOVER:
Muitos pontos turísticos eu acabei fazendo a pé, pois são próximas ao centro da cidade. Porém para atrações mais longes, optei por usar o ônibus local.
Não é possível pagar em dinheiro a bordo do ônibus, portanto tive que comprar o bilhete antecipadamente. O cartão Jojo 24 horas foi a melhor opção.
Tem como baixar o App Skånetrafiken para navegar na cidade com horários e rotas de ônibus.
O QUE FAZER:
MALMOHUS SLOTT
Como estava no hotel, perto do centro, meu primeiro passeio foi na Malmohus Slott. O castelo foi construído entre 1537 a 1542 sobre as ruínas de um antigo forte e é o mais antigo castelo renascentista preservado na Escandinávia. Abriga hoje o museu de arte e o museu de história natural.
Localização: Malmöhusvägen 6
Horário: Todos os dias das 10h as 17h
Preço: 40 kr
SLOTTSTRÄDGARDEN
Dei uma volta na região ao lado, o jardim do castelo, que é considerado um parque de Malmö. Mas, confesso não percebi que era exatamente um parque. É nele que encontrei um enorme moinho holandês que se chama Slottsmöllan.
KUNGSPARKEN
Fui caminhando até chegar ao Kungsparken. O parque com 8,4 hectares, foi construído entre 1869 e 70 pelo arquiteto paisagista dinamarquês O Hoegh Hansen, mas só foi inaugurado em 1872.
LILLA TORG
Continuei o passeio chegando a Lilla Torg, uma pequena praça de paralelepípedos que remonta a 1592. É um local animado, cheio de cafés, bares e restaurantes.
STORTOGET
Pertinho dali está a Stortget, a maior e mais antiga praça em Malmö. No meio da praça está a estátua do rei Karl X Gustav em um cavalo.
A praça é cercada por edifícios que datam o século XVI, inclusive é lá que que está a histórica prefeitura de Malmö, o Kocksa huset (antigo palácio do prefeito Jörgen Kock). Lá se situa também a Lejonet (a farmácia mais antiga da Suécia) e a sede do governo da província.
Atrás da Stortget, à praça está a St. Petri (igreja de São Pedro), que é o prédio mais antigo de Malmö, construído no início do século XIV. Seu exterior é construído em tijolo e sua torre tem 105 metros. Seu interior apresenta paredes brancas simples que realçam as luminárias e o seu altar.
Localização: Göran Olsgatan 4, Malmö, Suécia
Horário: Aberta todos os dias das 10 às 18 horas
Preço: Gratuito
Inaugurado em 2009, é museu de arte moderna e contemporânea. Uma parte dele é de propriedade do estado e outra parte tem uma programação independente.
Localização: Ola Billgrens plats 2-4, 211 29 Malmö.
Horário: Todos os dias das 11h as 18h
Preço: Gratuito
Inaugurada em 1946, a Stadsbibliotek é a biblioteca pública da cidade de Malmö. Eu passei em frente e achei a arquitetura bem bonita.
Localização: Kung Oscars väg 11, 211 33 Malmö
Horário: das 10h as 19h
MALMÖ LIVE
Voltei para a Estação central. Ao lado está o Malmö Live, um centro de eventos, que foi inaugurado em agosto de 2015 contendo uma sala de concertos, instalações para conferências, um hotel, escritórios e alojamento. O Malmö Live Concert Hall é a casa da Orquestra Sinfônica de Malmö.
Localização: Dag Hammarskjölds Torg 4, 211 18 Malmö
Horário: das 15h as 18h
Peguei o ônibus na Estação Central e desci na Västra Varvsgatan. O ponto fica bem ao Turning Torso, o arranha céu mais alto da Escandinávia e o primeiro arranha céu torcido do mundo.
O prédio foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e inaugurado em 27 de agosto de 2005. Tem hoje uma altura de 190 metros, 54 andares e 147 apartamentos.
Fica em Västra Hamnen, um bairro de Malmö, que até o século 21 foi considerado uma área industrial. Em 1966, a Kockums construiu o maior cais do mundo na região e é hoje o bairro mais exclusivo e caro da cidade. A região é bem interessante, com diversos prédios interessantes.
Localização: Lilla Varvsgatan 14, 211 15 Malmö
Voltei para a Estação Central e peguei outro ônibus para chegar a Rbersborgskallbadhus que é uma causa de sauna a lenha bem típica da cidade e de onde se pode ter uma excelente vista do oceano.
Lá encontra-se duas grandes piscinas exteriores e 5 saunas. Há uma sauna lenha e uma sauna a seca em cada lado das instalações (homens e mulheres). Além disso, podemos encontrar um restaurante que contém uma grande variedade de pratos quentes, saladas, sanduíches, bolos, entre outros.
Localização: Limhamnsvägen, Brygga 1 217 59 Malmö
Horário: 9h as 21h (verão) e das 10h as 19h (inverno)
Preço: 70 kr
Voltei para a cidade e fui passear pelo centro. Lá está o Malmö Konsthall é uma das maiores salas de exposições na Europa de arte contemporânea. Inaugurado em 1976.
Localização: St Johannesgatan 7, 205 80 Malmö
Horário: Diariamente das 11h as 17h
Preço: gratuito
TRIANGELN SHOPPING CENTER
Ao lado da Triangeln Station está o Triangeln Shopping Center, um moderno centro comercial moderno, com 120 lojas, cafés e restaurantes.
Bem pertinho fica a Igreja de São João, projetada por Axel Anderberg, no estilo Jugend, construída entre 1903 e 1907. Achei a arquitetura bem bonita.
Localização: Södra Förstadsgatan 41, 211 43 Malmö
Horário: 10 as 20h
LUGARES QUE NÃO VISITEI:
Alguns lugares ficaram faltando em meu passeio por Malmö, mas que valem a pena serem citado aqui.
É um dos maiores shoppings da Escandinávia, perto da estação de Hyllie. Foi projetado por Gert Wingardh e inaugurado em 2012.
Com uma área total de 93.000 m², contém aproximadamente 200 lojas em 3 andares. Recebe em média 25.000 visitantes por dia.
Localização: Hyllie Boulevard 19, 215 32 Malmö
Horário: 10h as 20h

MALMÖ ARENA
Localizada a cerca de 80 metros da estação ferroviária de Hyllie, é a segunda maior arena coberta da Suécia. Além de sediar partidas de hóquei, frequentemente é palco de handebol, shows e outros eventos.
Localização: Hyllie stationstorg 2, 215 32 Malmö

É a única sinagoga na cidade de Malmö. oi construída em 1903 e projetada pelo arquiteto Smedberg. Ela foi atacada por explosivos em 23 de julho de 2010 e em 28 de setembro de 2012, mas felizmente em não foi danificada.
Localização: Betaniaplan 2, 211 55 Malmö

TORUP CASTLE
Localizado há 15 Km de Malmö, o Castelo Torup foi construído por volta de 1540 e é um dos castelos medievais mais preservados da Suécia.
O castelo oferece uma visita guiada aos domingos de 21 de abril a 20 de outubro nos horários das 11h, 12h, 12h30 e 13h30. A visita inclui a biblioteca, contendo o conteúdo e a história do castelo, o pátio e as lindas pinturas dos séculos XVI e XVII, a sala de jantar com suas magníficas tapeçarias e a cozinha trazendo a visão dos servos do castelo.
Localização: Torupsvägen 530, Vastra Torup.
Preço: 100 SEK por pessoa
Clique aqui para reservar.
Apesar do dia estar bem chuvoso eu gostei bastante de conhecer a cidade, que é bem charmosa e organizada. Apesar de já estar no outono quando fui visitar, a cidade ainda estava cheia de flores em todos os locais públicos.
Sem dúvida recomendo para quem está em Copenhague e quer conhecer um pouco mais da Suécia.
Quem optar por realizar uma visita guiada por Malmö, clique aqui.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Malmö
https://pt.wikipedia.org/wiki/Turning_Torso