Liubliana, a capital da Eslovênia tem como símbolo o dragão que aparece na ponte do dragão e no topo do castelo. Seu centro é uma zona apenas para pedestres, o que torna a cidade ainda mais charmosa.
Em 2010 foi designada como a Capital Mundial do Livro pela UNESCO e em 2016 a cidade recebeu o título de capital verde da Europa.
COMO CHEGAR
Eu cheguei de trem, vindo de Praga, a viagem demorou em torno de 11 horas. O trem partiu as 8h42 de Praga com destino a Viena e de Viena para Liubliana. Cheguei a estação ferroviária Železniška Postaja
No trem vim conversando com o senhor que veio checar os tickets. Disse a ele que estava preocupada porque chegaria à noite e teria de ir andando até o meu hotel. Ele então me tranquilizou dizendo que lá só tinha acontecido um crime há mais de 20 anos e que era uma cidade super segura.
ONDE FICAR
Eu me hospedei em um hotel super fofo na região, bem pertinho da estação de trem. O Guesthouse Stari Tišler, localizado na Kolodvorska ulica 08, 1000 Liubliana.
Clique aqui para reservar.
Eu cheguei tarde, o hotel estava fechado porque não tinha recepção 24h. Liguei avisando que tinha chegado e a pessoa que me atendeu foi super gentil, me mostrando todas as dependências de lá. O quarto conta com WI-FI gratuito e TV a cabo. O que eu mais gostei foi o café da manhã que eles preparam na hora para cada hóspede.
O QUE FAZER
Os pontos turísticos da cidade são bem pertinhos uns dos outros, por isso eu decidi desfrutar e conhecer a cidade a pé.
Tribunal de Justiça (Okrožno sodišče)
Sai do hotel e fui caminhando pela Kolodvorska ulica. Virei à direita na Tavčarjeva ulica até uma praça bem bonita onde está localizado o Tribunal de Justiça de Liubliana. Endereço: Tavčarjeva ulica 9.
Prešeren Square (Prešernov trg )
Continuei descendo a Miklošičeva cesta até chegar a principal praça e ponto central da cidade. É lá que acontecem festivais, eventos políticos e protestos. A praça leva o nome do principal poeta da Eslovênia, cujo monumento fica bem no centro dela. Lá está situada a Hauptmann House, um dos poucos edifícios que sobreviveram ao terremoto de 1885 e o Palácio Kresija.
Church of Mary Annunciation (Franciškanska cerkev)
Na praça está localizada a igreja franciscana barroca que é pintada de vermelha, cor que simboliza a ordem franciscana. Ela foi construída entre 1646 e 1660. A sua entrada é gratuita. Endereço: Prešernov trg 4.
Triple Bridge (Tromostovje)
Atravessei a ponte sobre o rio Ljubljanica. Ela liga a cidade medieval à cidade moderna de Liubliana. Antigamente havia apenas uma ponte central, em 1930 incluíram mais duas pontes para pedestres. Um modelo da ponte é exibido na Mini-Europe, em Bruxelas.
Butchers’ Bridge (Mesarki most)
Fui andando pela Petkovškovo nabrežje uma rua bem gostosa da cidade. Cheguei a essa ponte que foi inaugurada em 2010. Ela conecta Petkovškovo nabrežje ao mercado central de Liubliana. Ela é moderna, com uma esteira de vidro em suas laterais e algumas esculturas. É conhecida por ser a ponte dos cadeados.
Central Market
Atravessei a ponte chegando ao mercado central que nada mais é do que um mercado ao ar livre, com produtos de agricultores locais. Seu edifício foi construído entre 1931 e 1933 e se estende desde a ponte tripla até a ponte dragão. Fica aberto diariamente, exceto aos domingos e feriados. Foi lá que eu comi um delicioso sanduíche e de sobremesa uma torta de chocolate.
Milk Machine (Ou Mlekomat)
Andando por lá vi uma máquina automática de leite e achei interessante. Existem várias dessas por toda Eslovênia. Elas são abastecidas com leite fresco todos os dias e a pessoa pode levar sua própria garrafa ou comprar outra e enchê-la.

Dragon Bridge (Zmajski Most)
Essa ponte era chamada de Ponte do Jubileu, mas logo ficou conhecida como Ponte do Dragão por conta de sua decoração que conta com 4 estátuas de dragões em seus 4 cantos. A ponte foi construída em 1901 e se tornou símbolo da cidade. Tem a extensão de 33,34 metros.
Ljubljana Castle (Ljubljana Glad)
O castelo de Liubliana é um castelo medieval do século XV que está situado em uma colina, a 60 metros acima da cidade velha. O castelo foi totalmente restaurado e tornou-se um local para eventos culturais.
Para chegar lá foi preciso pegar o funicular. Endereço: Vodnikov trg.
Particularmente eu não curti muito esse castelo, pois é um dos mais simples que já visitei. A maioria dos lugares do castelo são pagos e não são tão legais. Para passear pelos terrenos é totalmente grátis e vale mais a pena. De lá de cima pode ter uma vista linda da cidade.
Cathedral St. Nicholas (Katedrala Ljubliana)
Descendo do castelo fui caminhando pela Ciril-Metodov trg onde está localizada a Catedral de Liubliana, conhecida como Igreja de São Nicolau, que foi construída entre 1701 e 1706.
Aliás essa rua e a Čopova ulica são duas ruas que recomendo para passear, comprar souvenires e fazer uma refeição. Essa última, uma das mais famosas da cidade fica próxima a Prešeren Square. É lá que em 1993, o primeiro restaurante McDonald’s foi aberto em Liubliana.
Town Hall (Mestna hiša)
A câmara municipal fica Localizada perto da Catedral, bem na cidade Velha. O edifício foi construído em 148. Na parte de fora tem uma réplica da Fonte Robba, também conhecida como Fonte dos Três Rios Carniolanos. Em 2006 a fonte original foi transferida para a Galeria Nacional.
Fishmarket Foot Bridge
Entrei na Stritarjeva ulica chegando novamente na Triple Bridge, virei a esquerda na Cankarjevo nabrežje e fui caminhando até a Passarela dos Peixes que é uma ponte localizada entre a Triple Bridge e a Cobbler’s Bridge. Ela é toda feita de vidro transparente e iluminada a noite por LEDS, porém até 2014 era de madeira e decorada com flores.
Congress Square (Kongresni trg.)
Subi a rua chegando na Praça do Congresso. Nessa praça estão vários edifícios famosos como: a Igreja Ursulina Santíssima Trindade, o Edifício do Casino, o Edifício da Filarmônica, Edifício da reitoria da Universidade de Liubliana, o Museu das Ilusões, bem como a Embaixada do Brasil.
Museus, Teatros e Galerias de Arte.
Passeando pela cidade, próximo a praça do Congresso passei por inúmeras galerias de artes, teatros e museus. Posso destacar a Biblioteca Nacional e Universitária Eslovena, o teatro Krizanke, o Museu da Cidade, a Galeria de Arte da Cidade, o Museu de Arte Moderna, o Museu Esloveno de História Natural, o Teatro Nacional de Ópera e Ballet e o Teatro Nacional Esloveno.

Skycraper (Nebotičnik)
Na cidade também está o conhecido Skyscraper, um prédio com uma altura de 70,35 metros e 13 andares. Foi construído de 1931 a 1933 e já foi considerado o nono arranha céu mais alto da Europa. Sua estrutura o tornou um dos edifícios mais seguros contra terremotos em Liubliana. É um local de negócios com lojas e escritórios. Nos últimos andares encontram-se um café, um bar e um deck de observação. Endereço: Štefanova ulica .1,
Tivoli Park
É o maior parque da cidade que conta com instalações esportivas e exposições de arte. Um ótimo lugar para relaxar, sem dúvida, após um dia inteiro caminhando pela região. Vários edifícios conhecidos da cidade estão no parque como o Castelo Tivoli, o Museu Nacional de História Contemporânea e Tivoli Sports Hall.

Metelkova
É um bairro diferente próximo ao centro da cidade, que foi instalado em um antigo quartel austro húngaro. Lá podemos ver muitos grafites que cobrem toda área. É lá que se encontra o Museu de arte contemporânea. Endereço: Metelkova ulica 10.

No bairro está localizado o temático Hostel Celica Art. Era uma antiga prisão militar que foi reformada e dá para os hóspedes dormirem em uma das 20 celas do local. Endereço: Metelkova ulica 8.

Minhas impressões
Eu não tinha ideia de como seria a cidade de Liubliana por isso me encantei com sua arquitetura que é muito bonita e bem colorida. Porém como já tinha visitado Praga e Budapeste não achei a cidade dos meus sonhos. É bonita, agradável, mas tem outras mais bonitas pela Europa se você tiver pouco tempo na região.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ljubljana