Gelsenkirchen está entre uma das maiores cidade da Alemanha. Fica localizada na região do Vale do Ruhr, parte ocidental do país, perto das principais cidades, como Dusseldorf e Colonia.
Durante a era nazista, Gelsenkirchen foi um centro de produção de carvão e refino de petróleo, por essa razão, foi bombardeada em ataques aéreos dos aliados durante a segunda guerra mundial.
COMO CHEGAR:
Eu estava em Frankfurt, peguei um trem na estação de Frankfurt (main) Hbf para Gelsenkirche Hbf. O trajeto demorou em torno de 2 horas e 15 minutos com uma parada em Essen Hbf. O valor de uma passagem (atualmente) é em média 29,90 euros, mas na época (23 de abril de 2015) não paguei pois já tinha comprado no Brasil o Euro Global Pass com direito a 30 dias de trajeto pelos diversos países da Europa.
ONDE FICAR
Eu fiquei hospedada no antigo Ibis Hotel (atual Good Morning Gelsenkirchen City).
Endereço: Bahnhofsvorpl. 12, 45879 Gelsenkirchen.
Para reservar, clique aqui.
Este hotel fica a 100 metros da estação de trem de Gelsenkirchen. O quarto é simples, mas confortável, com uma TV tela plana e banheiro privativo. O Wi-Fi era bem rápido. Recomendo!
O QUE FAZER:
Como não fui passear na cidade, confesso que não conheci nenhum dos pontos turísticos que a cidade tem além da Veltins Arena. Pesquisando um pouco, listei alguns para quem quiser conhecer quando visitar a cidade.
SCHOLOSS BERGE
O Castelo de Berge foi construído em 1264 e sofreu uma grande expansão entre 1785 e 1788. Está localizado em uma área bastante industrializada da cidade. Endereço: Adenauerallee 103, 45894 Gelsenkirchen.

Construído entre 1555 e 1573, o castelo Horst é considerado um dos mais antigos e importantes edifícios da renascença. Endereço: Turfstraße 21, 45899 Gelsenkirchen.

Fundado em 1949 é um dos mais modernos jardins zoológicos da Alemanha, interativo que oferece uma experiência única para as crianças e adultos de todas as idades. Foi fundado em uma área bombardeada e somente ampliado para o tamanho atual em 2004. Ele está dividido em três seções: África, Ásia e Alasca com uma atmosfera mais natural dos habitats dos animais. Horários: março e outubro das 9h00 as 18h00, de abril a setembro das 9h00 as 18h30 e de novembro a fevereiro das 10h00 as 17h00. Preço: 21,50 € adultos / 14 € crianças. Endereço: Bleckstraße 64, 45889 Gelsenkirchen.

Esse parque em Gelsenkirchen está localizado no complexo da antiga mina de Nordstern. Após o fechamento da mina em 1993 a área foi redesenhada. O parque oferece muitas atrações, incluindo trilhas de bicicleta, escaladas e teatro ao ar livre. Endereço: Am Bugapark 1, 45899 Gelsenkirchen.

Por ser apaixonada por futebol, fui para Gelsenkirchen para visitar dois lugares que recomendo a visita para quem visita a cidade.
Inaugurado em 2001, o Veltins Arena é a casa do clube alemão Schalke 04. É considerado um dos estádios mais modernos da Europa, com seu teto retrátil e um gramado que sai para fora do estádio. Além dos jogos de futebol, é palco para outros eventos como corridas de moto e shows em geral. Endereço: Arenaring 1, 45891 Gelsenkirchen.
É uma fundação aberta pelo jogador alemão Manuel Neuer, com o objetivo de fornecer ajuda e apoio a crianças e jovens socialmente desfavorecidos, especialmente nos centros urbanos da região do Ruhr. Endereço: Urbanusstraße 31, 45894 Gelsenkirchen. Fiz um post contando sobre minha visita lá, para saber mais, clique aqui.
Eu achei a cidade bem tranquila, vale a pena a visita.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Gelsenkirchen