Barranco é um dos bairros que integram a área metropolitana de Lima. Vizinho da região de Miraflores, seu nome é devido a sua topografia, pois fica em cima de um penhasco.
Para chegar lá optamos por pegar um ônibus, da Av. Larco até a praça principal do Barranco. Foi bem rapidinho e custou somente 1 sole.
Na década de 1920 este era o lugar onde ricos e famosos peruanos construíram suas residências de verão e esses lindos casarões ainda se conservam de pé.
É um ótimo lugar de turismo, lá existem vários pontos turísticos que valem a pena para quem visita Lima.
Praça Principal
Lá podemos encontrar um restaurante dentro de um charmoso vagão de trem, ao lado da Prefeitura. Próximo fica o santuário de La Virgem Maria. Uma coisa que notamos em Lima como um todo, são esses círculos com S no meio que é o lugar onde todos devem se abrigar em casos de terremotos.
Em frente a Prefeitura podemos ver a Igreja Santíssima Cruz. Ela possui uma imagem de Nosso Senhor dos Milagres de Barranco.
Na praça fica a Biblioteca Municipal que abriga também um balcão com informações turísticas e mapas da cidade.
Indo pela lateral da prefeitura caminhamos até chegar a Ponte dos Suspiros. Ela foi construída em 1876. Ela possui 8 metros de altura, 3 de largura e 44 de comprimento. Segundo a lenda, devemos fazer um pedido e atravessar a ponte sem respirar para que o desejo se realize. A ponte ficou famosa pela canção da compositora Chabuca Gandra, que faz parte da música popular.
Atualmente o bairro é conhecido pelos seus restaurantes, bares, cafés, hotéis e lojas, considerado o berço de artistas, músicos e poetas do Peru e um dos bairros mais boêmios de Lima.
Atravessando a ponte podemos ver a Igreja La Ermita. Antigamente esta igreja foi uma pequena capela onde os pescadores e viajantes faziam paradas para orações. Diz a lenda que em uma noite escura e nublada, um grupo de pescadores ficou horas perdidos no mar e conseguiram se salvar por uma luz forte que os direcionou. Eles descobriram que era uma cruz e a partir desse momento tornou-se um lugar de peregrinação. Em frente a igreja fica a a Plazuela Chabuca Gandra.
Localizado na parte de trás da Igreja encontramos o Mirador Catalina Recavarren. De lá podemos ter uma vista magnífica de toda Bajada de Baños.
Descendo as escadas e passando de baixo da ponte dos suspiros chegamos a Bajada de Baños. Antigamente esta área era um riacho natural onde os pescadores desciam para as praias de Barranco. Lá encontramos muitos restaurantes.
No final da alameda tem um mirador e de lá podemos ter uma bela vista para o pacífico. De lá, atravessamos uma passarela até chegar à praia. A todo momento avistamos placas de evacuação em caso de terremotos e tsunamis.
Além desses lugares podemos encontrar na região do Barranco também alguns museus, dentre eles, o Museu da Eletricidade, que foi inaugurado em 1994 e exibe em suas salas a história da eletricidade, com apresentações gráficas, ferramentas e equipamentos que fazem parte do desenvolvimento de energia do Peru. Horário das 9h as 17h. Avenida Pedro de Osma 105.
O Museu Pedra de Osma, que é uma bela mansão do século 20. O museu tem exibe uma bela exposição de artes sacras, móveis coloniais e pinturas da Escola de Artes de Cusco. Horário das 10h as 18h. Entrada custa 20 soles. Avenida Pedro de Osma, 433.
Por ultimo passeando pela Avenida Saenz Pena avistamos o Monumento que homenageia o Coronel Lorenzo Lopez Roca.