Füssen é uma pequena e encantadora cidade entre as montanhas da Baviera. Sem dúvida, a cidade é famosa pela proximidade do Castelo de Neuschwanstein e do Castelo Hohenschwangau que lembra um conto de fadas e que vale a visita.
Füssen marca o fim da rota romântica, uma rota temática criada por agentes de viagens voltados para a promoção na década de 1950. Essa rota tem 460 km de estradas entre Würzburg até Füssen. Há um portão que tem uma inscrição indicando o final oficial da Rota.
COMO CHEGAR
Peguei um trem de Munique até estação de Füssen, a viagem demorou em torno de 2 horas. O ticket de viagem para lá é chamado de Bayern Ticket e é válido para o dia inteiro (data da compra) e inclui o metrô de Munique, o trem e as passagens de ônibus para os castelos. Eu já tinha comprado o Eurorail Global Pass que dava direito ao trem para região.
ONDE FICAR
Eu fui e voltei no mesmo dia, então não acabei pernoitando na cidade. Caso queiram indicações de hotéis, clique aqui.
O QUE FAZER
Passeio pela cidade velha de Füssen
Super indico passear pelas ruas estreitas de paralelepípedos de Füssen que certamente me levou para os tempos medievais. Cheia de restaurantes, cafés e lojas para turistas.
Stadtbrunnen
Localizada em uma praça com vários cafés e lojas, essa fonte contém a estátua de São Magnus. Endereço: Reichenstraße

Hohes Schloss e The Clock Tower
Localizado na colina acima da cidade velha, o castelo já foi a residência de verão dos príncipes de Augsburg. Hoje abriga uma galeria com coleção de pintura do estado da Baviera. Além disso, um dos destaques do castelo é a Torre do Relógio e a Capela de São Vito. Endereço: Magnusplatz 10, Füssen. Preço: 6 euros.

Lechfall
É uma cachoeira de 12 metros, localizada em Lech, na periferia de Füssen, cerca de 15 minutos do centro da cidade. Foi criada cerca de 12.000 anos atrás, quando a água derretida da geleira formou esse grande lago.
Hohen Schwangau
Füssen fica cerca de 3,5 km da cidade de Hohenschwangau, onde os castelos estão localizados. Para chegar lá é preciso pegar um ônibus, o bilhete custa cerca de 4,5 euro ida e volta.
Scholoss/Castle Neuschwanstein
Situado nas montanhas da Baviera, é considerado uma das atrações turísticas mais visitadas de toda Alemanha. Foi construído em 1869 para o Rei da Baviera, Ludwig II e é o mais famoso dos castelos. Ele inspirou o castelo da Bela Adormecida e sem dúvida faz jus, pois é realmente um conto de fadas. Mais de 1.3 milhão de pessoas visitam o castelo anualmente. Endereço: Neuschwansteinstraße 20, Schwangau.
Scholoss/Castle Hohenschwangau
Esse palácio do século XIX, foi residência de infância do rei Ludwig II da Baviera e construído pelo seu pai, o rei Maximiliano II, da Baviera. Mais de 300.000 visitantes de todo mundo visitam o palácio todos os anos. Visitas guiadas são oferecidas em diversos idiomas. Endereço: Alpseestraße 30, Schwangau.
Museum der Bayerischen Könige
O museu dos Reis da Baviera oferece informações sobre a história da família Wittelsbach desde o inicio até os dias atuais. Foi inaugurado em 2011 no 125º aniversário de morte do Reio Ludwig Ii. Endereço: Alpseestraße 27, Schwangau.
Passeios na região
Tegelbergbahn Cable Car
O teleférico está localizado na montanha de Tegelberg, pertinho de Schwangau, na Baviera. Ele leva até 44 visitantes, por vez, a uma altura de 1.730 metros e o trajeto até o topo leva cerca de 10 minutos. La de cima, tem opções para quem gosta de trilha e de asa delta. O parque na base do teleférico é perfeito para crianças, ele tem um tobogã com um carrinho que se locomove dentro de uma estrutura de metal.
Eu confesso que gostei da cidade, mas sem dúvida, só fui para lá por conta dos castelos. Quem está na região da Baviera, vale a pena ficar um dia para conhecer a cidade.
Muito gira o local.
Gosto muito destes edifícios assim, com formas diferentes do habitual. 🙂
Sabe que eu também sou apaixonada por esses edifícios assim, até porque aqui no Brasil é bem difícil de encontrá-los.