O que fazer em Santiago (Chile) em 3 dias?

Santiago, Chile

Santiago
é a capital e o centro econômico e administrativo do Chile. Sem dúvida um lindo lugar para se conhecer na América do Sul.

Como chegar?

Eu viajei de São Paulo (Aeroporto Internacional Guarulhos) para Santiago (Aeroporto Arturo Menino Benítez) com a companhia Gol. Esse aeroporto já foi considerado um dos mais modernos da América Latina. O voo demorou 4h e 20 min.

No meio do voo, quando vamos sobrevoar a Cordilheira dos Andes os serviços de bordo são cancelados e os avisos de ficar com os cintos são acesos, porém graças a Deus, não peguei uma turbulência nessa área e o voo foi extremamente tranquilo.

Onde ficar?

Eu optei por ficar no Hostal El Raco, com quarto e banheiro próprio. Fica localizado em um prédio colonial e a decoração até que é bonitinha. O quarto é espaçoso,  confortável e vale a pena para quem quer comodidade x preço bom. Café da manhã veio bem servido. Endereço:  Santo Domingo 2816 Barrio Yungay, Centro de Santiago.

Foi lá que eu conheci a equipe do Brasil Sky Club (João e a Vera). Eles estavam indo em direção ao Ushuaia na época. Quem quiser acompanhar eles, só seguir abaixo.

O que fazer?

1º dia

Como eu estava próximo à estação Cumming, optei por conhecer a cidade de Metrô que foi bem cômodo. Porém quem opta por esse transporte, tem que levar em conta que na hora de pico, quase não dá para entrar dentro dele.

Bairro Bella Vista

Desci na estação Baquedano, atravessei a Plaza Itália, caminhando até chegar o Shop. Pátio Bela Vista. Esse centro comercial é bem moderno que ocupa um quarteirão inteiro e conta com bares, restaurantes e várias lojas.

Cerro San Cristóbal

De lá fui andando até o funicular que dá acesso ao Cerro de San Cristóbal que fica bem na zona urbana de Santiago. Ele faz parte do maior parque urbano da cidade. O funicular funciona de 3ª a domingo das 10h às 20h.

Antes de chegar ao topo o funicular faz uma parada no Zoológico, mas eu optei por não descer lá e continuar o trajeto.

É possível conhecer o Santuário dedicado a Virgem Immaculada Concepcion. Para chegar até ela ainda tem que subir algumas escadas. Lá tem uma linda capela.

Além da Capela, há uma estátua tem 22 metros de altura e um anfiteatro,

Em frente ao Santuário encontra-se o Memorial San Juan Pablo II, em homenagem ao Papa João Paulo II.

De lá de cima consegui ter lindas vistas da cidade de Santiago.

La Chascona

Na descida do cerro optei por ir andando e visitei a La Chascona, uma das casas do poeta Pablo Neruda. Ele construiu a casa em 1953 para sua amante Matilde Urruti e batizou pelo nome de La Chasconna por conta de seus cabelos ruivos e encaracolados. Atualmente a casa é um museu que mostra as suas várias coleções, além de obras de outros pintores. Ela abre de 3ª a domingo das 10h as 18h00. Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista.

Parque Florestal

Fui passear pelo Bairro Florestal em direção ao Museu Nacional de Bellas Artes.  Passei pelo Parque Florestal que também é um parque urbano de Santiago.

O Palácio Bruna fica em frente ao parque. O Edifício que era para ser a residência de um magnata local, abrigou a Embaixada Americana até  1962 e serviu como consulado dos EUA de 1962 a 1994 e desde 1995 abriga a Câmara Nacional de Comércio do Chile. Endereço: Merced 230, Santiago.

Museu Nacional de Bellas Artes

O Museu Nacional de Bellas Artes também fica no Parque Florestal e é um dos principais centros de arte chilena e sul americana. O prédio é de 1910 e foi projetado pelo arquiteto chileno Emile Jéquier. Endereço: José Miguel de La Barra 650, Santiago.

Centro Cultural Gabriela Mistral

Pertinho de lá está o Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM) que foi construído em setembro de 2010 e recebeu o nome da poetisa, educadora chilena. É um centro cultural que promove diversos tipos de artes, musicas, teatros, danças entre outros.  Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 227, Santiago.

Cerro Santa Lucia

O Cerro Santa Lucia é outro monte situado no centro de Santiago. Fica próxima a estação Santa Lucia do metrô. Ele tem uma altitude de 69 metros.

No Cerro podemos encontrar o Castilho Hidalgo que foi construído em 1816 por ordem do Governador do Chile para defesa da cidade. Atualmente é um centro de eventos.

Também há a torre espanhola que é nada mais do que um arco vermelho.  Além de uma pedra com um guerreiro e algumas estátuas de índios.

Um dos pontos destaques do Cerro Santa Lúcia é o Terraço Neptuno onde tem uma enorme fonte. É possível jogar uma moeda e fazer o pedido, sinceramente eu não fiz.

Na Torre Mirador, no Cerro Santa Lucia, é possível ter uma visão linda e panorâmica da cidade de Santiago.

Biblioteca Nacional

Após minha visita ao Cerro Santa Lucia passei pela Biblioteca Nacional em direção ao centro da cidade. Ela é uma das instituições mais antigas da América Latina, seu primeiro catálogo impresso foi criado em 1854. Endereço: Avenida Libertador Bernardo O’Higgins 651, Santiago.

Museo de Arte Colonial e Iglesia San Francisco

Ao lado da Biblioteca fica um Museu histórico, cultural e religioso que explora o período colonial do Chile e da América Latina. Muitas peças de lá foram criadas no Peru. Ele fica instalado no convento ao lado da Igreja de São Francisco. Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 834, Santiago.

Bairro Paris-Londres

Passei pelo bairro Paris-Londres que é um bairro com característica e arquitetura tipicamente europeias, ruas estreitas e cheias de ladrilhos. É considerado um ponto de turismo principalmente pelo cruzamento das Ruas Paris e Londres.

CENTRO HISTÓRICO DE SANTIAGO

Fui andando pelo Paseo Estado até chegar ao Teatro Municipal.

Plaza de Armas

Passei pela Iglesia San Augustin e pela Basilica de La Mercedes até chegar a Plaza de Armas. Ela é a principal Praça de Santiago.

Ao redor da praça tem vários edifícios históricos como o Edifício Central dos Correios e o Palácio Real Audiência de Santiago, que serve como sede do governo de Santiago.

Há um monumento no centro da praça de uma mulher quebrando umas correntes, que retrata a liberdade e outras esculturas diversas, inclusive a de Pedro de Valdívia em cima de um cavalo. Além delas há uma placa no solo que marca o quilometro zero de Santiago.

Na praça está também a Catedral Metropolitana de Santiago que foi construída entre 1753 e 1800 pelo arquiteto italiano Gioacchino Toesca em estilo barroco. A catedral como muitos edifícios de Santiago sofreu muitos danos devido aos terremotos e foi totalmente remodelada, tornando-se monumento histórico em 1951. Aberta ao público de segunda a domingo das 10h as 20h.

Entrei na Catedral que é realmente encantadora. O altar é decorado em mármore e sua cripta lembra a do Vaticano. Dentro dela há dois santos do Chile, o Padre Hurtado e a Santa Sor Teresa de Los Andes. Ela conta também com duas pequenas capelas como a do Santíssimo Sacramento e da Virgem Del Carmen, que é a padroeira do Chile.

Palácio Alhambra

A curta distância de lá avistei o Palácio de Alhambra que é um palácio estilo árabe mulçumano que é a sede da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ele estava fechado devido ao grande terremoto de 2010, mas ainda deu para notar a belíssima fachada. Endereço: Compañía de Jesús 1340, Santiago.

Casa Colorada

Passei em frente a Casa Colorada, uma casa colonial no Centro Histórico de Santiago que foi construída em 1769. Ela é a sede do Museo de Santiago e explora a história de Santiago desde a era pré-colombiana até a época contemporânea. Na época que fui para lá também estava fechada devido aos estragos do terremoto de 2010, porém estava prevista a reabertura da casa no final de 2021. Endereço: Merced 860, Santiago.

Museo Chileno de Arte Pre Colombino

Esse museu fundado em 1981 conta com obras de arte e artefatos pré-colombianos da América Central e América do Sul. Dei uma entrada, mas não conheci direito para poder indicar. Endereço: Bandera 361, Santiago.

Plaza de La Constituicón

Continuei pela Rua Compañia de Jesus, passei pelo Congresso Nacional e pelo Palácio de Los Tribunales de Justicia. Segui pela Rua Morande, passei pela Plaza de la Constitución. A praça ocupa um quarteirão inteiro e é cercado por edifícios do governo como Ministério da Fazenda, das Relações Exteriores e da Justiça, além do Banco Central de Chile.

O Palácio La Moneda é a sede da Presidência da República do Chile e fica em frente a Plaza Constitución. Pode ser acessado também pela estação da linha 1 vermelha La Moneda. Lá existem visitas guiadas que podem ser agendadas nesse site clique aqui. Como é preciso agendar com pelo menos 1 semana de antecedência e nos meses de alta temporada com 2 semanas eu não consegui agendar e não fiz o tour guiado. É possível também ver a troca de guardas que são feitas em dias alternados geralmente as 10h. Endereço: Moneda S/N, Santiago.

Torre Entel

Terminei o dia passando próxima a torre de TV que tem quase 128 metros de altura e que por muito tempo foi o edifício mais alto do Chile. Ela foi inaugurada em 1974 em formato de uma tocha e tem um mirante aberto para os visitantes. Ela fica a um quarteirão do Palácio La Moneda e se mantem um ícone da cidade.

2º dia

Estádio Nacional Julio Martinez Prádanos

Como adoro futebol e o Chile estava sediando a copa América eu fui visitar o Estádio Nacional. Para chegar lá tomei a linha 5 e desci nas estação Nuble. A entrada lateral fica 3 quarteirões da estação. Ele é um estádio multiuso com capacidade para 47 mil torcedores e onde joga a Seleção Chilena de Futebol e o time Universidad de Chile. Ele foi construído em 1938 e inspirado no Estádio Olímpico de Berlim. Foi remodelado na época da copa do mundo de 1962.

Dirigi-me ao departamento de Comunicaciones y Marketing para uma visita guiada, mas como dia 24/06 tinha tido um jogo eles me deixaram entrar direto. Endereço: Calle Pedro de Valdívia.

Mercado Municipal

Fui conhecer o Mercado Central de Santiago que foi construído em 1872, porém é um local típico para venda de peixes e frutos do mar. Como achei ele um pouco sujo optei por não comer no local e me dirigi para o Costaneira Center

Shopping Costaneira Center

É um famoso shopping na região de Santiago e sem dúvida um dos passeios imperdíveis para quem visita a cidade.  Ele possui 5 andares conta com várias lojas de marca, eletrônicos, entre outros. Para chegar lá eu desci na estação tobalaba. Endereço: Av. Andrés Bello 2447, loja 1226, Santiago.

O shopping tem diversos restaurantes, mas eu optei por comer no Hard Rock Café Santiago, pois particularmente sou fã. Como quase todos os restaurantes da rede o ambiente é decorado com guitarras e roupas de artistas do rock. Endereço: Av. Andrés Bello 2447, loja 1226, Shopping Costanera Center, Providencia, Santiago.

O shopping fica localizado na base da Gran Torre Santiago, que tem 300 metros de altura e conta com diversos escritórios e um hotel. Lá fica o Sky Costaneira que é um dos vários mirantes de Santiago com vista panorâmica de 360º. Um ótimo lugar para curtir e tirar lindas fotos do por do sol da cidade. Os ingressos podem ser comprados pelo site ou diretamente na bilheteria que fica no andar térreo do shopping.

http://www.skycostanera.cl/pt/iniciar

3º dia

Vinícola Concha Y Toro

Como o vinho é uma especialidade do Chile sem dúvida por mais que eu não beba fiz questão de fazer um tour em uma das vinícolas próximas. Eu escolhi a Conha y Toro, mas tem outras opções como a Undugarra também. Para saber mais sobre a vinícola, clique aqui.

Curiosidades

O brasileiro não precisa de passaporte para ir para o Chile, pois ele faz parte dos países do Mercosul. Então para entrar lá, é preciso apresentar somente o RG (com no máximo de 10 anos de expedição). Eu particularmente vou de passaporte, porque sempre gosto de ter mais um carimbo nele.

A moeda oficial do Chile é o peso chileno, lá existem várias casas de câmbio para troca do dinheiro e um dos lugares melhores para trocar é na Rua Agustinas, no centro. Eu levei dólar e lá troquei pelo peso chileno, mas se o dólar estiver muito caro, vale a pena levar reais.

O idioma falado por lá é o Espanhol, mas com um bom portunhol eu fui muito bem entendida. Não tive muitos problemas porque eles são muito simpáticos e mesmo falando em português eles estão sempre prontos a ajudar.

A tomada do Chile é aquela de três pinos e se os aparelhos que você for levar ainda forem aquela de dois pinos ok, mas se for à nova de três pinos brasileiros, com certeza você precisará de um adaptador. Já a voltagem é de 220V, fique atento com isso.

https://world-power-plugs.com/chile/can-i-use-my-garment-steamer-in-chile

Em geral a neve no Chile inicia entre maio e junho e vai até setembro, porém em 2015 como foi época do El niño a neve atrasou e só veio em julho, ou seja, por conta disso nem subi nas estações de ski que ficam em torno de 40 a 50km de Santiago como: Farellones, El Colorado, La Parva e Valle, para conhecer. Mas quero muito voltar nessa época para conhecer cada uma dessas estações.

Minhas impressões

Conhecer Santiago foi muito legal, achei ela limpa e organizada para ser uma cidade grande da América Latina. Sem dúvida o que mais me surpreendeu foi a simpatia do povo chileno e como eles estavam jogando a Copa América, além da simpatia se mostraram muito alegres, o que me encantou.

Em relação à segurança eu confesso que não facilito, mas achei até que bem tranquila em relação a isso, visto que andei com a maquina fotográfica e com o celular quase que o tempo todo na mão.

Uma coisa que não gostei de Santiago e do Chile em geral é ter vistos vários cachorros lindos nas ruas. Apesar de estarem “jogados” nas ruas, as pessoas deixam sempre ao lado deles um pote de ração e água.

Também adorei conhecer o típico café da manhã chileno que é chá preto e pão com palta (abacate moído com garfo, com toque de azeite de oliva e um pouco de sal).

https://wapa.pe/hogar/1333435-desayuno-nutritivo-pan-tostado-queso-aguacate-jugo-frutas

Eu particularmente não comprei muita coisa no Chile, porém enchi a cara de alfajor chileno, pois sou mega formiga e recomendo muito. Também levei para minha mãe 2 garrafas de vinho que puderam ser embarcadas na mala de mão (o limite permitido por bagagem despachada é de 16 garrafas e na bagagem de mão 6 garrafas).

Certamente voltarei para conhecer mais atrações do Chile e sem dúvida, um dos meus objetivos é conhecer mais de Santiago.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Santiago

Deixe uma resposta