Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha. Está situada às margens do Rio Elba e seus dois afluentes: Rios Alster e Rio Bille.
A cidade foi construída como uma indústria e por isso há uma infinidade de canais e armazéns, fabricas que foram reaproveitadas e que agora fazem parte de um cenário único.
Como chegar
Eu cheguei de trem na Hamburg Hpf, que é a mais movimentada estação ferroviária da Alemanha e 2ª mais movimentada da Europa. O próprio edifício de 1906 é muito bonito. Fui de Berlin para lá e a viagem demorou quase 2 horas.
Onde Ficar
Eu fiquei no Hotel Residence am Hauptbahnhof, que fica a 5 minutos da Estação Central de Hamburgo. O hotel tem recepção 24h, o quarto é privativo (simples e confortável), com WIFI gratuito e conta com um buffet de café da manhã completo. Endereço: Steindamm 24-26, 20099 Hamburg, Alemanha. Para saber mais, clique aqui.
O que conhecer?
A maioria das atrações da cidade está a uma curta distância uma das outras, portanto dá para conhecer a cidade a pé tranquilamente.
Construída no século XV, pelo Papa Leão X é uma das 5 principais igrejas de Hamburgo. Ela se tornou-se a igreja mais antiga da cidade depois que a Mariendom que foi demolida em 1805. Sua torre tem 132 metros de altura e pode ser visitada oferecendo uma ótima visão da cidade. Endereço: Na Petrikirche 2.
Rathaus
Situada na Rathausmarkt, a prefeitura de Hamburgo é famosa por sua arquitetura. O prédio foi construído entre 1886 e 1897. Sua torre tem 112 metros de altura.
Venetian Alster Arkaden
Ao lado da Rathaus encontra-se um lugar para caminhar e fazer compras. Com sua arquitetura veneziana e arcadas históricas o local é cheio de lojas, cafés e restaurantes. Fica bem em frente ao Binnenalster que é um dos lagos artificiais da cidades. Endereço: Alster Arcades, 10.
Foi construída em 1195, mas como a maioria de Hamburgo a igreja foi totalmente destruída na 2ª guerra mundial. O que sobrou dela foi somente sua cripta e sua torre. Hoje ela é um memorial e é possível subir um elevador para o topo da torre e ter uma das vistas mais espetaculares sobre a cidade. Endereço: Willy-Brandt-Straße 60.

Speicherstadt
Esse é o maior distrito de armazéns do mundo e seus edifícios foram construídos entre 1883 e 1927. A área abrange 260 mil metros quadrados com edifícios conectados com pequenas pontes. Eles receberam o status de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2015. Recomendo a Paggenmühlen-Brücke, melhor local para fotografias.
Lá encontra-se alguns museus como o Deutsches Zollmuseum (museu da alfândega Alemã), o Internationales Maritimes Museum e o Hamburg Dungeon.
Também localizado no bairro de Speicherstadt, foi esse passeio me que levou certamente a conhecer a cidade. A exposição foi fundada em 2000 e é o maior modelo ferroviário do mundo. Eles recriaram cenas de cidades que incluem a cidade de Hamburgo. O que eu mais gostei foi de seu aeroporto que decolam. Endereço: Kehrwieder 2/Block D.
Foi construída em cima de um armazém de tijolos vermelhos e inaugurada com concertos da Orquestra NDR Elbphilharmonie e um show de luzes em janeiro de 2017. Quando eu fui ainda estava em construção. Abriga 3 salas de consertos, um restaurante e um hotel. Endereço: Platz der Deutschen Einheit.
Igreja de São Miguel é um marco de Hamburgo. Sua torre do relógio pode ser vista por toda cidade. Foi construída entre 1648 e 1661 e é uma das mais antigas igrejas do norte da Alemanha.
É dedicada ao Arcanjo São Miguel, por isso logo na entrada podemos ver uma grande estátua de bronze que mostra o arcanjo conquistando o diabo. Endereço: Englische Planke 1.
Chilehaus
Localizado no distrito de Kontorhaus, é um edifício único em forma de proa de navio, que foi projetado pelo arquiteto Fritz Höger e construído entre 1922 e 1924 por um ilustre comerciante inglês que fez fortuna no Chile. Quase 5 milhões de tijolos foram usados para construção. Endereço: Fischertwiete 2A.
Reeperbahn
É uma rua no bairro de St. Pauli que ficou conhecida por ser o maior distrito da luz vermelha na Europa e lar de muitos clubes de strips, bordéis e boates. Hoje o bairro abriga uma ótima opção noturna, com cassinos, restaurantes e pubs. Por ter sido um dos lugares onde os Beatles tocaram em inicio de sua carreira, pode se encontrar uma estátua deles na Beatles-Platz.

St. Pauli Elbtunnel
Em 1911 esse túnel foi construído para o deslocamento dos milhares de trabalhadores portuários. Ele tem uma profundidade de 24 metros e uma extensão de 426,5 metros, sendo o mais longo túnel fluvial do mundo. É muito usado por ciclistas, pedestres e motoristas, como sendo a rota mais rápida sob o Rio Elba.

Minhas observações
Eu não esperava tanto de Hamburgo pois meu intuito era conhecer o Minitur Wunderland, mas me surpreendi. Caminhar entre as fachadas de tijolos vermelhos, com seus belíssimos canais e pontes sinuosas foi realmente fantástico.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hamburg