Eu já tinha pesquisado um pouco antes de sair do Brasil, em diversos blogs de viagens, sobre esses passeios (Moray e Salineiras de Maras) e chegando em Cusco acertamos com a mesma empresa que fez o city tour de Cusco.
Esse tour é mais rápido (das 9h00 as 15h00) e inicia do lado da igreja La Merced. Para variar foi aquela mesma bagunça de não saber que ônibus entrar e qual guia seguir. Enfim, depois de muita confusão fomos visitar dois lugares que super recomendo nos arredores de Cusco.
1) Conjunto Arqueológico de Moray
É o nome do mais importante laboratório agrícola inca que provavelmente foi usado para cultivar variedades resistentes e saudáveis de plantas no alto dos andes. São três grandes depressões naturais construídas em círculos. A maior depressão tem uma profundidade superior a 150 metros e uma altura entre as plataformas de 1,80 metros. Há uma diferença grande de temperatura média anual entre a parte superior e inferior da depressão que chega até 15ºC. O passeio é bem extenso e vale a pena ir de tênis, pois andamos muito. Eu estava sem preparo físico e sofri no finalzinho para subir em direção ao ônibus. Importante levar água e um óculos escuro, pois o sol castiga bastante também.
2) Salineiras de Maras
Estão localizadas a noroeste do povoado de Maras em uma altitude de 3.380 metros. São cerca de 3.000 poços pequenos, cada um com um área média de 5 metros quadrados que durante a estação seca são preenchidos ou regados a cada três dias com água salgada que vem de um afluente natural situado no topo dos poços. Quando essa água evapora, o sal se solidifica e então é moído e granulado, ensacado e enviado para os mercados da região. Já de cima conseguimos ter uma vista maravilhosa das salineiras. Eu adorei esse passeio e comprei 2 saquinhos pequenos para levar para casa.
Confesso que não gostei muito do guia desse passeio, mas valeu a pena ter conhecido os dois lugares. Super recomendo!!! 🙂
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Moray_(Inca_ruin)
https://en.wikipedia.org/wiki/Maras,_Peru