Salzburg é a 4ª maior cidade da Áustria, localizada às margens do Rio Salzach, perto da fronteira alemã.
A cidade é famosa por seu centro da cidade impecavelmente preservado, cuja impressionante arquitetura barroca foi listada como um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.
Conhecida como o local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores clássicos de todos os tempos.
Além disso, foi o lar do maravilhoso cenário do clássico filme “A Noviça Rebelde” ou “The Sound of Music” (em inglês).
É uma cidade encantadora, com vistas espetaculares dos Alpes orientais ao fundo. Sem dúvida, um dos principais destinos para quem visita a Áustria.
COMO CHEGAR
Parti da esta estação central de Munique (Munich Hauptbahnhof), mas soube que também há trens que saem da parte leste (Munich Ostbahnhof). A viagem durou em torno de 1 hora e 50 minutos e chegou à estação central (Salzburg Hauptbahnhof).
O QUE FAZER
Uma coisa boa sobre Salzburg é que é uma cidade relativamente pequena, com a maioria das atrações com curta distancia uma da outra. Eu então resolvi ir andando para conhecer a cidade.
PALÁCIO MIRABEL (Schloss Mirabell)
Ao sair da estação fui andando pela Rainerstraße até chegar ao Palácio Mirabel, que foi construído em 1606, pelo príncipe arcebispo Wolf Dietrich Raitenau para Salomé Alt, o amor de sua vida. Hoje ele é inacessível para os visitantes, pois é lá que se encontram os escritórios municipais e o gabinete do prefeito.
O jardim, até hoje, é uma das atrações turísticas mais populares de Salzburgo. É possível passear pelo túnel das árvores e os caminhos entre o palácio.
Lá está a Fonte Pégaso, instalada em 1913. Foi uma das locações do The Sound of Music no filme, quando Maria e as crianças dançam cantando “Do Re Mi”.
O palácio com seus jardins é um monumento listado como patrimônio cultural e faz parte do Centro Histórico da cidade de Salzburg, Patrimônio Mundial da UNESCO. Endereço: Mirabellplatz, 5020
MOZART-WOHNHAUS
Do outro lado do Palácio Mirabell, está à antiga residência de Mozart, onde ele se mudou em 1773. Wolfgang Amadeus Mozart viveu lá até 1781, antes de se mudar para Viena. A casa agora é o Museu de Mozart onde é possível admirar uma série de artefatos usados pelo próprio compositor. Endereço: Makartplatz 8
LINZERGASSE
Depois da casa de Mozart, optei por dar um passeio na LinzerGasse, uma rua repleta de lojas, cafés e hotéis famosos, até chegar a uma pequena praça (LinzerGasse Platzl), perto da ponte Staatbrücke.
RATHAUS SALZBURG
Atravessei a ponte e logo avistei a torre da prefeitura de Salzburg, que fica localizada em uma casa com fachada rococó, do século XIV. Endereço: Rudolfskai 2
GETREIDEGASSE
Essa é a rua comercial mais famosa e movimentada da histórica cidade Velha de Salzburg. Vi muitas lojinhas, restaurantes e cafés. Uma rua que vale a pena passear com calma.
Existe uma lei em Salzburgo para designar as lojas pendurando placas de ferro sobre a loja, fazendo essa rua ser única.
A Mozart Gebustshaus (local de Nascimento de Mozart, em 1756) fica no número 9 dessa rua. O museu embora bem pequeno, abriga uma infinidade de exposições sobre o compositor.

Essa rua termina na Igreja São Blasio, na colina de Monchsberg.
MUSEUM DER MODERNE
Virando a direita e caminhando um pouco pela Münzgasse, chega-se na Museumsplaz, onde está localizado o elevador que leva ao Museu de Arte Moderna. Localizado no topo do Mönchsberg, o museu tem uma moderna estrutura de vidro e mármore. Lá há um bar chamado M32 com um grande terraço com vistas incríveis da fortaleza e de Salzburg. Endereço: Mönchsberg, 32.
Ao lado fica o Museu de História Natural abriga uma grande exposição sobre todos os aspectos da natureza, um centro de ciências, um aquário e um zoológico de repteis. Endereço: Museumsplaz, 5.
Retornando pela mesma rua, e caminhando sentindo centro, encontrei o museu do brinquedo de Salzburg. Além de se maravilhar com as exposições históricas, os visitantes podem experimentar uma variedade de brinquedos diferentes. Endereço: Bürgerspitalgasse 2
MARSTALLSCHWEMME – PFERDESCHWEMME
Continuei andando pela Herbert-von-Karajan-Platz, passei em frente a Marstallschwemme – Pferdeschwemme. Essa piscina para cavalos é uma fonte que fica localizada na cidade velha de Salzburg.
Fui andando pela Hofstallgasse até a Casa de Mozart, um dos locais do Festival de Salzburg. O teatro, desde 1925, foi o primeiro local do festival e leva o nome de House for Mozart desde 2006. Recebe até 1580 pessoas para assistir as óperas e os concertos que são realizados lá. Endereço: Hofstallgasse 1
Em frente está o Rupertinum, que foi aberto em 1983 como Museu de Arte Moderna e Coleção Gráfica. Ele fica localizado em um edifício estilo barroco antigo que serviu como campo de treinamento para padres e como dormitório estudantil até 1974. Endereço: Wiener-Philharmoniker-Gasse, 9.
Andando sentindo Universitätsplatz passei em frente a Kollegienkirche, uma igreja da universidade de Salzburg. Ela foi construída em estilo barroco e dedicada a Imaculada Conceição, que é comemorada em 8 de dezembro, um feriado nacional na Áustria. Endereço: Universitätsplatz, 1
A Universidade de Salzburg, que foi fundada em 1622 e hoje conta com mais de 11 mil estudantes.
GRÜNMARKT
Ao lado da igreja fica o Mercado que ocorre na Universitätsplatz, desde 1857. É um ponto de encontro entre os moradores locais, principalmente aos sábados. Pode-se encontrar pães, carnes, frutas, verduras e bebidas.
ALTER MARKT
Fui caminhando até o Alter Markt, um antigo mercado no centro histórico da cidade. Hoje uma linda praça com muitos comércios locais. É lá que fica a antiga farmácia do Arcebispo, que existe lá desde 1591. A farmácia continua até hoje no local e pode ser visitada.
Na rua podemos encontrar o Café Tomaselli, o mais antigo café de Salzburg e a mais antiga casa de café continuamente existente na Europa Central. Ao lado dele está a menor casa de Salzburg, com 1,42 metros de largura. Ela foi construída entre 1830 e 1860.

RESIDENZPLATZ
Andei até a Residenzplatz, que fica localizada no coração da cidade velha. Ela foi originalmente iniciada em 1587. Ela é cercada pela Catedral ao sul, Alte Residenz ao norte, Neue Residenz a leste.
Várias casas históricas particulares (Bürgerhäuser) emolduram a praça, entre elas a casa temporária do pintor barroco Johann Michael Rottmavr.
É um palácio localizado na Domplatz e Residenzplatz. Foi construído em 1120 e durante séculos os príncipes arcebispos residiram lá. Hoje o palácio é um dos museus e uma das mais impressionantes atrações da cidade.
RESIDENZBRUNNEN
É uma fonte que foi projetada por Tommaso di Garona e erguida entre 1656 e 1661, localizada no meio da praça. Possui uma estátua de Tritão ejetando as águas para cima. Feita de calcário, é considerada a maior fonte barroca da Europa Central.
GLOCKENSPEIL
A famosa torre dos relógios, com seus 35 sinos é um grande atrativo. Todos os dias as 7h, 11h e 18h00 dá para ouvir esse carrilhão do século XVIII.
MOZARTPLATZ
Virando a esquina, cheguei a Mozartplatz com sua estátua de bronze de Mozart que foi inaugurada em 1842 na presença de seus filhos.
Abrigado na Neuen Residenz desde 2005 quando se mudou. É o museu da história artística e cultural da cidade. Em 2009 o museu recebeu o prêmio de Museu Europeu do Ano. Endereço: Mozartplatz 1.
O museu de natal está localizado acima do Café Glockspiel, na Mozartplatz. Lá pode-se ver peças únicas e obras de importância cultural e histórica. Ele pode ser visitado o ano todo e é acessível através de um elevador privado. Endereço: Mozartplatz 2
DOMPLATZ
Do outro lado da Residenzplatz fica a Domplatz que é a praça onde está a Catedral de Salzburg. Fui andando até lá para conhecer o local.
Localizada no coração da cidade, a Catedral de Salzburg foi fundada sobre as ruínas de uma cidade romana de 744. Foi reconstruída em 842, depois de um incêndio e reconstruída novamente, no século XVII em seu estilo atual. Lá encontra-se a pia batismal onde Mozart foi batizado. Endereço: Domplatz 1a
KAPITELPLATZ
Para ir até a fortaleza, o funicular ou o cemitério de São Pedro sem dúvida tive que me dirigir à Kapitelplatz. Ela fica ao lado da Catedral de Salzburg. Ali está localizada a fonte de Netuno e a obra de arte Sphaera, que é uma figura masculina em pé em uma enorme bola de ouro, com cerca de 9 metros de altura. Essa obra foi criada pelo escultor alemão Stephan Balkenhol como parte do projeto de arte de Salzburg. Ao lado pude ver algumas pessoas jogando em um enorme tabuleiro de xadrez.
Essa é uma das mais impressionantes atrações de Salzburg e para chegar lá pode ir de funicular ou a pé. Eu escolhi ir a pé até o topo da colina. Erguido em 1077 a mando dos príncipes e arcebispos de Salzburg, é um dos maiores castelos medievais e mais bem preservados da Europa Central. Ela pode ser visitada durante o ano.
De lá de cima consegui ter várias vistas maravilhosas da cidade e uma delas foi da igreja dos Franciscanos, que é uma das igrejas mais antigas da cidade velha e que pertence ao Mosteiro Franciscano. Endereço: Franziskanergasse 5

Descendo pela colina cheguei à esse mosteiro. Fundado em 712/715 é o mais antigo convento continuamente existente no mundo de língua alemã. Faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO desce 1996. Endereço: Nonnberggasse 2.
De volta a Kapitelplatz, visitei a Abadia de São Pedro que foi fundada em 696 por Saint Rupert. Foi nessa igreja do Mosteiro que Mozart apresentou-se pela primeira vez. Lá está localizada também a biblioteca mais antiga da Áustria. Endereço: Kapitelplatz 8
PETERSFRIEDHOF
O Cemitério de São Pedro localiza-se ao lado da St. Peters Abbey. É cemitério mais antigo da cidade de Salzburg e uma das atrações turísticas mais populares. Lá estão às sepulturas de Maria Anna Mozart (irmã mais velha de Mozart) e Harry J. Collins (um general do exército dos EUA que liberou o campo de concentração de Dachau). O cemitério é conhecido por suas catacumbas esculpidas nas rochas do Festungsberg.

JUNDENGASSE
No final do dia, retornando para estação, passiei pela Jundengasse, que é outra das grandes ruas comerciais da cidade. Lá tem diversas lojas e várias delas são de roupas tradicionais austríacas, usadas tipicamente para ocasiões especiais. Adorei.
MAKRSTEG
Atravessei o Rio Salzach pela Marksteg, uma notável ponte pedonal, conhecida por seus milhares de cadeados que foram deixados lá por casais apaixonados. Não deixei nenhum cadeado (acho que é por isso que não encontrei meu amor kkkk).
KAPUZINERKLOSTER
De lá ainda pude ver o mosteiro de monge capuchinho de 400 anos de idade. Localizado no alto do Kapuzinerberg, sua arquitetura dá para ser vista do Rio Salzach. Endereço: Kapuzinerberg 6. Essa foi uma das atrações que eu não visitei.
PASSEIOS PRÓXIMOS
E por falar em outras atrações que não visitei, uma delas é o Palácio de Hellbrunn. Construído no século XVII pelo príncipe-arcebispo Markus Sittikus, este palácio chama atenção por sua cor amarela. Hoje ele é usado pelo Zoológico de Salzburg. Uma das atrações é a visita das Fontes Tricks. Aberto de abril até novembro. Para chegar até lá pode viajar de carro ou ir de ônibus (número 25) que sai da Salzburg Hbf e demora em média 35 minutos.

É a maior caverna de calcário e gelo do mundo, localizada em Werfen a 45/50 km ao sul (a cerca de 1 hora) de Salzburg. A caverna fica dentro da montanha Hochkogel e é visitada por cerca de 200.000 turistas todos os anos. Aberta de 1 de maio a 26 de outubro a cada ano, seu horário de funcionamento é das 9h00 as 16h30 de julho a agosto e das 09h00 as 15h30 de maio/junho e setembro/outubro. As temperaturas ficam abaixo de zero e recomenda-se roupas quentes. Fotografias não são permitidas dentro da caverna e o passeio ida e volta cerca de 1 hora e 15 minutos. As visitas são guiadas e precisam ser reservadas com antecedência. Para chegar lá é preciso pegar o trem para Werfen e de lá pegar um ônibus para o estacionamento do local.
CHOCOLATE MOZART
Esse chocolate está espalhado por toda Salzburg e não tem como não experimentar. O bombom é uma bolinha com recheio de marzipã, creme de pistache e nougat. O chocolate original (Original Salzburger Mozartkugel) foi inventado pela confeitaria Fürst (pelo confeiteiro Paul Fürst), em 1890, para celebrar os 100 anos da morte do compositor. O original feito à mão é fabricado pelos descendentes da Fürst até hoje, enquanto os similares são produzidos industrialmente. Eu comprei chocolates para levar para minha tia Cleusa, mas não resisti e comi durante a viagem 🙂
Todos que visitam a Áustria devem colocar a cidade de Salzburg em seu roteiro. Eu recomendo, pois foi uma das cidades que mais amei conhecer na Europa. A cidade é linda, charmosa e aconchegante.
Estou encantada com as fotos, Salzburg é realmente super charmosa! Da próxima vez que for pra Áustria farei uma paradinha lá!
Sim! Não deixei de visitar essa cidade encantadora. Não irá se arrepender!
A Áustria parece ser linda e incrível. Um destino fora dos roteiros comuns, não?
Ah, sem dúvida! E para quem gosta de história e lindas paisagens não dá para deixar de fora. 🙂
Aqui em casa sempre tivemos vontade de conhecer a Áustria e com certeza a charmosa Salzburg, principalmente meu marido, que gosta bastante de Mozart. Quantos dias vc acha que seria suficiente p conhecer a cidade sem pressa?
Eu fiz ela em um dia, mas confesso que foi corrido. Para fazer com
Calma legal de 2 a 3 dias para conhecer tudo. Vale a pena! Você vai amar!
Mozart é o meu músico preferido da vida, amo ler qualquer coisa sobre ele. Falar da Áustria também me deixa muito empolgada, já visitei algumas vezes e sempre é fantástica! Parabéns, precisamos mesmo desse tipo de post informativo.
Obrigada pela mensagem Carolina! Sem dúvida toda viagem onde tem história sobre alguém que foi importante para cultura eu amo. 🙂
Que nostálgico esse post foi para mim. Na minha primeira vez na Europa eu tive o prazer de conhecer Salzburg e essa ligação com Mozart foi ainda mais especial pois eu estudava música na ocasião. Amei o post e as dicas! Essa casa foi a residência de Mozart ou ele ocupava apenas um quartinho dos fundos? Tenho uma vaga lembrança de ter ouvido falar sobre isso. Beijão!
Jura? Que bom, saber que fiz você lembrar de uma época boa em sua vida. Quando fui para lá, as pessoas falaram que foi a casa dele sim, mas agora fiquei na dúvida, será? Beijão
Que cidade fantástica!
Belos edifícios, vê-los de cima é brutal, com as montanhas à volta, muito fixe!
Gostei do post! Bons spots para visitar! 🙂
Sim, é uma cidade linda para você ir tirar belas fotos e postar no seu blog, que tal?
Sim, é uma excelente ideia! 😀