Visita de 1 dia à Santa Claus Village, a Aldeia do Papai Noel na Lapônia Finlandesa.

Santa Claus Village

Santa Claus Village (a Aldeia do Papai Noel) está localizada a 8 km de Rovaniemi, na região da Lapônia. Ela foi inaugurada em 1985 e é um dos destinos mais procurados na Finlândia.

COMO CHEGAR

Eu estava de carro e me locomovi facilmente, mas para quem prefere ir de ônibus, é possível pegar o número 8 (expresso Papai Noel) que sai de hora em hora do centro de Rovanemi.

O QUE CONHECER

A Joulupukin Pajakylä (aldeia do Papai Noel em finlandês) é grande e conta com diversas atrações, sua entrada é gratuita.

Os prédios da aldeia do Papai Noel são bonitos e os cenários rendem algumas fotos. A grande maioria deles é de lojinhas de artesanatos e souvenirs ou de restaurantes.

CHRISTMAS HOUSE

A Christmas House foi minha primeira parada. Aberta todos os dias das 08h às 23h. Endereço: Tähtikuja 3, Rovaniemi.

Logo na entrada tirei várias fotos com a decoração de natal que eu achei super bonitinha.

A loja de souvenirs é bem grande e oferece diversos produtos como cartões postais, roupas, artesanatos e alimentos da Lapônia. Eu trouxe um Papai Noel parecido, mas sinceramente eu  queria trazer todas as lembranças da Lapônia para casa (rss).

A casa também tem um restaurante acolhedor e uma fascinante exposição de natal com 400 m².

A exposição apresenta tradições e costumes natalinos e diversas fotos sobre a história do natal e do Papai Noel na Lapônia.

Lá, tem o seu Próprio Papai Noel e é possível conhecer e tirar uma foto com o bom velhinho. A entrada é gratuita, mas para levar a foto com ele foi preciso desembolsar 30 euros (salgadinho, mas vale a pena).

SANTA CLAUS HOLLIDAY VILLAGE

Mais a frente está o prédio da recepção do Santa Claus Holliday Vilage. Eles oferecem acomodações em cabanas na aldeia do Papai Noel com saunas privativas, banheiro e cozinha.  Endereço: Tähtikuja 3, Rovaniemi

SANTA CLAUS’ MAIN POST OFFICE

Do outro lado está a estação de serviço dos correios da Finlândia. O prédio funciona também como um correio normal.  Horário: Aberto o ano todo das 10h as 17h.  Endereço: Tähtikuja 1

Todas as correspondências enviadas pelo correio do Papai Noel são marcadas com um selo especial e carimbo do Papai Noel do Círculo Polar Ártico.

De lá é possível enviar lindos cartões postais para familiares e amigos ou agendar para ser entregue antes do natal. Existem duas caixas de correio, uma amarela e outra vermelha. A amarela são para as cartas que seguem imediatamente a a vermelha são para aquelas que só seguem no natal. O preço do envio de cartas pelo correio do Papai Noel é exatamente o mesmo que o de qualquer outra agência dos correios na Finlândia.

É possível que seus filhos mandem carta para o Papai Noel. Lá eles me falaram que o bom velhinho sempre responde.

Andando por lá, vi a torre do Artic Circle Info Tower & Safari Center. Em frente há um tronco cheio de placas de diversos lugares do mundo.

CRUZAR A LINHA DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO

O círculo Polar Ártico também conhecido como Pólo Norte é uma das áreas mais frias do planeta. Em Rovaniemi sua latitude é de 66º 32′ 35″.

Ele atravessa a aldeia do Papai Noel e neste local é marcado por um quadrado com uma linha branca gigante, denotando a sua posição. É uma atração de lá as pessoas cruzarem essa linha. Claro que eu fiz pulando.

É possível comprar um certificado de cruzamento do círculo ártico, mas não tinha em português 🙁

SNOWMAN WORLD

Fui caminhando até a Joulumaantie. Lá está localizado o Snowman World, um local com esculturas de gelo temáticas, pago, que só abre no período do inverno (do início de dezembro ao final de março),  oferecendo várias atrações como patinação no gelo, tubos de neve e interação com os personagens bonecos de neve.  É lá que fica o Ice Restaurant e o Ice Bar. Além disso, eles têm acomodações adicionais, incluindo um resort de vidro (Glass Resort) e passeios de snowmobile. Endereço: Joulumaantie 5, Rovaniemi.

SANTA CLAUS REINDEER & LAPLAND RESTAURANT KOTAHOVI

Ao lado fica o complexo Santa Claus Reindeer Kuta Hovi Restaurant. Endereço: Joulumaantie 13, Rovaniemi.

Há uma pequena ponte bem bonitinha. Tirei fotinhos por lá.

Pertinho da ponte está o Parque das Renas. Os guias locais comentaram que as renas são parte integrante da cultura da Lapônia e que esses animais fornecem transporte, calor e alimento no clima do ártico a toda população. Paguei 5 euros para entrar e foi possível conhecer, acariciar e alimentar as renas. Não é necessário reserva para visitas. Horário: de 15 de maio até a chegada da neve de segunda a sábado das 10h às 16h.

No inverno eles oferecem passeios curtos e longos, bem como safaris (em meados de novembro em diante). O trenó de renas é lento, pois é apenas um animal da frente.

MRS. SANTA CLAUS CHRISTMAS COTTAGE

Localizada nas terras do Santa Claus Reindeer Resort está a mais nova atração da aldeia do Papai Noel, a Casa de Campo da Sra. Papai Noel. Lá é possível conhecer a Sra. Noel gratuitamente, mas para tirar uma foto com ela  paga-se em torno de 20 euros. Lá também dá para visitar os Elfos em sua sala de artes e artesanatos e os visitantes podem criar suas próprias lembranças, para isso é preciso desembolsar 15 euros por pessoa. Essa atração não existia quando eu fui visitar lá, preciso voltar para conhecer. Endereço: Joulumaantie 13, Rovaniemi.

https://www.visitrovaniemi.fi/attraction/mrs-santa-claus-christmas-cottage/

ELFSFARMYARD

Em um ambiente rústico tradicional no Círculo Polar Ártico, ao lado do Papai Noel. É um pequeno curral acolhedor com renas, alpacas, ovelhas, cabras, pavões, coelhos, pintinhos, galinhas e galos. Podem-se observar os animais domésticos em suas atividades diárias sob as condições climáticas do Ártico e, o melhor de tudo, pode acariciar e alimentar a maioria deles. Esse lugar também não existia quando eu visitei a aldeia.

ARTIC CIRCLE SNOWMOBILE PARK

O Artic Circle Snowmobile é uma empresa familiar com sede na Aldeia do Papai Noel, fundada em 1999 que organiza safari em motos de neves, podendo ser individual, familiar ou em grupo. Há um pequeno museu sobre a história e a evolução dos snowmobiles. Endereço: Joulumaantie 5, Rovaniemi.

Eles não estavam fazendo passeios na época do outono, o moço comentou que essa atração é bem frequente somente no inverno, quando há muita neve na região.

ARTIC CIRCLE HUSKY PARK

A próxima parada foi na Husky Park. Para entrar lá paguei 40 euros que dava direito a conhecer o complexo, participar do treinamento e exercício dos cães.  Vou escrever um post a parte sobre minhas impressões de lá. Endereço: Joulumaantie 3, Rovaniemi.

SANTA CLAUS OFFICE

Localizado dentro do prédio principal do Village está o escritório do Papai Noel (Joulupukin Kammari), onde todos os visitantes podem conhecer, falar e tirar fotos e conversar com o Papai Noel. A atração foi inaugurada em 1992. Endereço: Joulumaantie 1, Rovaniemi.

O percurso parece até um set de filmagem, passando por caminhos repletos de fotos, trenós e brinquedos até chegar ao duende do Papai Noel.

A última etapa é o encontro com o Papai Noel. Para conhecer ele é gratuito, mas eu comprei a foto e o vídeo porque achei legal guardar uma recordação desse momento. Ele conversou conosco em português e inglês e foi extremamente simpático.

No final do encontro, sai na Loja Santa Claus Office, que é cheia de lembranças, presentes e produtos de natal. Com vários bichinhos de pelúcia, eu adorei!

SANTA CLAUS OFFICE VIDEO CALL

Fiquei sabendo que é possível fazer uma vídeo chamada pelo WhatsApp, Zoom ou Teams com ele de qualquer lugar do mundo.  Para isso, é preciso fazer um pedido escolhendo já a data e a hora da vídeo chamada e fornecer seus dados de contato.  A duração é de 5 minutos e é em inglês ou em finlandês.

O escritório do Papai Noel fica no prédio principal de Santa Claus Village. Além dessa atração, o prédio tem algumas lojas como a Marimekko Napapiiri, uma casa de design finlandesa conhecida por suas estampas e cores originais e a Iittala Outlet.

Na Central Square há um termômetro que marca o tempo na região. No outono o mínimo que peguei lá foi 7º.

Em frente ao prédio principal fica a Santa Claus Gift House com inúmeras lojinhas de souvenirs.

Lá dentro tem Xmas Boulevard onde eu comi um delicioso fish and chips.

O Arctic Circle  Informations fica dentro da Santa Claus Gift House e oferece informações e materiais (mapas e cadernos) sobre a Aldeia do Papai Noel, recomendações e reservas de várias atividades na Lapônia, o certificado de cruzamento do Círculo Polar, reembolso Global Blue Tax Free e possibilidade de compras de sourvernis.

A loja de Souvenirs Piece of Lapland fica localizada na Santa Claus Gift House, no meio da aldeia do Papai Noel e também é uma que vende souvenirs e presentes diversos.

Há também a Sarvesta Saparoon Ky que produz artesanato e sourveris autênticos da região da Lapônia. Eles produzem alimentos e guloseimas típicos da região. Eu comprei um salgadinho de carne de rena (tem gosto de salame).

Uma visita à Finlândia não estaria completa sem uma escala em Rovaniemi para visitar o Papai Noel e se não pode viajar na época do natal? Sem problemas, a vila fica aberta o ano inteiro. Mas, lógico que eu ainda quero voltar no período do natal, pois tenho certeza que esse lugar deve ser mágico nessa época.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Claus_Village
https://santaclausvillage.info/

Um comentário sobre “Visita de 1 dia à Santa Claus Village, a Aldeia do Papai Noel na Lapônia Finlandesa.

Deixe uma resposta