Minha visita de 1 dia na Manus, Manuel Neuer Kids Foundation.

Dia 25 de novembro celebrou o aniversário de 10 anos da Manuel Neuer Kids Foundation e eu gostaria de contar a minha visita a Manus em 29 de março de 2015, quando visitei a cidade de Gelsenkirchen, na Alemanha.

Como psicóloga e fã de futebol, queria muito conhecer o trabalho deles, então entrei em contato com a casa, quando estava na região, por e-mail, perguntando se havia possibilidade de uma visita e recebi um retorno positivo, agendando um dia e horário para conhecer a casa.

Contato: info@mnkf.de ou k.zierhut@mnkf.de

No dia e hora combinado fui recebida pela diretora pedagógica Katrin Zierhut, uma assistente social que viveu no Brasil por 5 anos em um projeto social em Bacabal (interior do Maranhão).  Ela me recebeu com muito carinho e paciência e me mostrou todo trabalho e dependências da casa.

Endereço: Urbanusstraße 31, Gelsenkirchen
Site: https://manuel-neuer-foundation.de/

Manus como é conhecida, foi inaugurada em outubro de 2014, realizando o desejo do jogador Manuel Neuer, de ajudar jovens desfavorecidos de sua cidade natal, onde ele morou até se mudar para Munique em 2011. Inclusive a escola onde ele estudou fica praticamente na frente da fundação.

É uma casa aberta que recebe crianças e jovens de 6 a 18 anos, independente da origem, condição social ou religiosa. Eles recebem até 90 crianças e jovens por dia. Dentro da casa, eles recebem refeições e atividades educativas e contam com a ajuda voluntária de uma equipe profissional de educadores e assistentes sociais que atendem diariamente todas as necessidades.

Katrin me contou que como no Brasil, a Alemanha também enfrenta desigualdades sociais, devido ao alto desemprego e uma alta taxa de migrantes. Ela comentou que a maioria das crianças e jovens que frequentam lá, nasceram na Alemanha, mas são de origem albanesa, turca e libanesa. Comenta que 80% das crianças são muçulmanas.

Acredito que por esse motivo, em uma das paredes da casa, tinha um cartaz escrito que todos lá devem falar somente alemão e uma das crianças ao ver a Katrin falando comigo em português a repreendeu e disse que nós deveríamos conversar em alemão, seguindo a regra que era estipulada a todos. Achei super válido a pontuação da menina, pena que eu não sei falar nada, a não ser o Guten Morgen (rsss).

http://www3.w-hs.de/JPR/lro/bp_neu.php?id=6914

Ela explicou que algumas cidades da Alemanha têm rendimentos médios mais elevados, mas Gelsenkirchen é uma cidade com altos valores de índice de pobreza infantil e que muitas famílias enfrentam isso na sua vida cotidiana. Comentou também que muitas famílias alemãs que moram próximas à instituição, devido ao preconceito, não deixam com que seus filhos se misturem com essas crianças.

Katrin ao longo das explicações foi mostrando a casa como um todo. Ela não é muito grande, há uma grande cozinha e salas para as atividades diversas (salas de multimídia, biblioteca, jogos de tabuleiro e tênis de mesa, entre outras).

https://www.homify.in/projects/486122/manuel-neuer-kids-foundation

Ela inclusive fez uma comparação com a instituição que ela trabalhou na região de Manaus no Brasil, relata que a Manus, por ser uma instituição aberta com nome de um jogador famoso recebe muitas doações importantes, coisa que ela não conseguia aqui no Brasil, infelizmente. Em uma das paredes da casa está uma das camisas do jogador que foi doada para casa.

https://www.homify.in/projects/486122/manuel-neuer-kids-foundation

A casa funciona de segunda a sexta-feira das 11h30 as 20h00 e depois das 18h00 somente para jovens igual ou superior a 13 anos. Em casos individuais, também há atividades aos finais de semana.

Eu achei o projeto fantástico e embora não mantive muito contato, achei legal contar um pouco da minha visita e deixar aqui o contato para quem quiser conhecer um pouco mais da instituição.

Sites:
https://manuel-neuer-foundation.de/
https://www.facebook.com/ManuelNeuerKF/
https://www.instagram.com/manuelneuerkidsfoundation/

 

Deixe uma resposta