
A Praia da Joaquina possui 3.000 de extensão e fica localizada a 15km do centro da cidade de Florianópolis. Foi apelidada de “Joaca” pelos moradores.
Diz a lenda que a origem do nome Praia da Joaquina foi inspirada na vida de uma rendeira no início do século XVIII que ensinava artesanato para outras mulheres e preparava comida para os pescadores locais. Um dia ela estava tecendo renda na praia quando foi tragada pelas fortes ondas do mar.

A Praia da Joaquina é mundialmente famosa por sediar importantes competições internacionais de Surf, é uma praia de “altas ondas” e bem frequentada pelos surfistas. No verão as areias da praia se tornam palcos de eventos esportivos.
Suas pedras milenares à esquerda, sua cor da água diferenciada e as grandes dunas são elementos únicos que tornam a Praia Joaquina inconfundível e por isso é considerada uma das mais belas e badaladas de Florianópolis.

COMO CHEGAR
Minha viagem foi realizada em 4 dias. Peguei um voo de São Paulo para Florianópolis, desembarcando no Aeroporto Internacional Hercílio Luz e de lá segui de táxi até o hotel.


ONDE FICAR
Fiquei hospedada no Cândice Apart Hotel
Endereço: Av. Pref. Acácio Garibalde São Tiago, 1643 – Barra da Lagoa
Florianópolis – SC – 88062-600
Tel.: (48) 3232-5700

PRAIA DA JOAQUINA
Nos dias seguintes, aproveitei para conhecer a praia e a região.
A praia oferece infraestrutura ao turista com iluminação, estacionamento, chuveiros públicos, banheiros, posto de salva vidas, posto policial, hotéis, lojas de artesanato, bares e restaurantes.

Do hotel até a praia era possível pegar um ônibus que era destinado aos surfistas. Ele é gratuito, mas somente pode embarcar nele com prancha, o anúncio do ônibus é “A Prancha é o seu Passe”. Como não surfo e não tenho prancha 🙁 fui a pé mesmo.


DUNAS DA JOAQUINA
Em frente ao hotel estava as Dunas da Joaquina que ficaram famosas pelo Sandboard, que é uma espécie de surf na areia. Os turistas podem aproveitar o aluguel das pranchas por 1 hora e viver essa experiência.

O passeio é indicado para todos, sem restrições – adultos e crianças podem se divertir muito por lá! A dica especial é preferir partir para essa aventura em dias e horários em que o sol não esteja tão forte.
Vivi a experiência, duro é subir com essa prancha nas costas tudo de novo. Percebam que a prancha tem quase o meu tamanho. (kkkk)

A vista da Praia da Joaquina de cima das dunas é realmente encantadora. Dá para tirar fotos lindas de lá.

LAGOA DA CONCEIÇÃO
Na região também conheci a Lagoa da Conceição que é situada no centro geográfico da ilha e um ponto turístico conhecido a cidade. A temperatura média de 27ºC da água durante o verão e a pouca profundidade causada pelo assoreamento e ausência de ondas fazem da lagoa um lugar seguro e agradável.


Bom lugar para fazer esportes náuticos, piqueniques, caminhadas, passeio de pedalinho, escuna e caiaque.

Fui de táxi novamente até o Aeroporto Internacional Hercílio Luz onde peguei um voo de Florianópolis para Congonhas.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Joaquina