O Roteiro do vinho é um passeio turístico de SÃO ROQUE, uma cidade localizada no interior, há 60 km de São Paulo, conhecida como terra do vinho. Ela nasceu em 1657 de uma enorme fazenda e uma capela onde está hoje localizada a Praça da Matriz. Seu nome foi em devoção de seu fundador, Pedro Vaz de Barros, por este santo.
Essa região turística recebe os diversos visitantes semanalmente para conhecer os seus vinhos, licores, destilados, alcachofra e doces locais. Em 2017 a cidade recebeu um prêmio que reconhece os municípios que contribuem para economia do estado de São Paulo por meio do turismo.
Anualmente no mês de outubro a cidade promove a Expo São Roque. A festa do vinho e da alcachofra reúne os produtores locais, com shows e diversas degustações com objetivo de vender seus produtos para o cliente final.
ROTEIRO DO VINHO
Em meados do século XVII, Pedro Vaz de Barros, conhecido como Vaz Guaçu, o fundador da cidade de São Roque decidiu investir na plantação, cultivo da uva e a produção dos vinhos. Mais tarde os imigrantes italianos e portugueses que chegaram à região, instalaram as suas adegas lá e a cidade adotou a produção do vinho como principal atividade econômica, tornando-se a Terra do Vinho.
O Roteiro do Vinho é formado por algumas estradas, que concentram as principais vinícolas e atrações da região. É possível nesse passeio vivenciar a história e a tradição do local, bem como visitar as produções das alcachofras que foram trazidas pelos imigrantes europeus, a produção e degustação dos vinhos da região.
COMO CHEGAR
Eu fui dirigindo de São Paulo para São Roque pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), mais ou menos no Km 58, 5 peguei a direita em direção a BR-272. Lá tem uma placa que leva a estrada do Vinho pela Rua Durval Villaça. O pedágio para região custou R$ 10,40 e foi pago somente na ida para lá.
As estradas na região (Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima) são ótimas para dirigir, bem pavimentadas e podem ser percorridas com bastante tranquilidade.
Ao todo são 42 estabelecimentos entre restaurantes, vinícolas, adegas, estabelecimentos de outras bebidas, produtos típicos, locais de lazer e pousadas. Listei abaixo os que eu conheci na região em um dia de visita pelo Roteiro do Vinho.
Minha primeira parada foi na Adega Terra do Vinho que fica bem no inicio da Estrada do Vinho. É bem arrumadinho com diversas opções para compras de vinhos, doces e licores, além de uma lojinha com souvenires e mesas ao ar livre.
Estrada do Vinho, Km 1.
Fundada em 1965 a marca é conhecida como Vinhos Frank. A fazenda local possui um grande restaurante, com playground, além da loja de vinhos e um empório local.
Estrada do Vinho, Km 1.
VINHOS REAL D’OURO
Localizada no bairro Gabriel Piza em São Roque o local fica em frente uma igrejinha. Eles produzem vinhos locais e oferecem também degustação de vinhos.
Praça José dos Santos Patto, 16.
Essa vinícola sai um pouco da fora dos vinhos. É de propriedade familiar com um casarão de cerca de 200 anos restaurado, de arquitetura colonial paulista. Em um dos topos, próximo ao um parreiral fica a capela que também foi restaurada.
Est. Do Vinho, Km 4.

STILLA DESTILARIA E CERVEJARIA
Um local agradável com uma loja que comercializa vários tipos de destilados e cervejas, entre eles o Gin Torquay e o Licor de Limão Siciliano. Possui várias mesas e um espaço aberto e coberto. É lá que está o Ice Bar que proporciona uma experiência diferente.
Estrada do Vinho, Km 4, Sorocamirin
Lugar bem agradável, com parreirais, restaurantes e área de lazer que lembram a região da Ilha da Madeira, em Portugal. Nos finais de semana os visitantes pode apreciar a pequena fábrica de pasteis de Belém. Todo terceiro sábado de cada mês é possível participar da tradição e ver como é feito o vinho dos mortos.
Dizem que é um dos melhores vinhos da região, mas confesso que não experimentei. No empório há várias opções de queijos, linguiças artesanais, cebolas ao vinho. Minha mãe disse que é uma delicia.
Estrada do Vinho, Km 4, Sorocamirim.
Com uma tradição de 60 anos de produção feita a partir de seus vinhedos a vinícola é uma das mais bonitas, com um paisagismo e arquitetura única.
Dentro da loja há várias opções de vinhos, com degustação local e um lustre feito com garrafas de vinho. Um dos vinhos que são oferecidos na degustação é o Tannat.
Est. Do Vinho, Km 4,5, Sorocamirim
Local bem simples, com produção de vinhos em padrões artesanais. Vinhos com preços em conta, vale a pena conhecer.
Est. Do Vinho, Km 4,5, Sorocamirim
EMPÓRIO E RESTAURANTE QUINTAL DAS ALCACHOFRAS
Não tive oportunidade de conhecer, pois o local estava fechado.
Est. Dos Moraes, Km 5,5
Lugar simples, de boa qualidade e com um ótimo atendimento. A loja comercializa vinhos de lá, bem como produtos feitos com alcachofra como o patê de alcachofra. A degustação não é cobrada.
Est. Dos Moraes, 921, Sorocamirim
ALCACHOFRAS BONSUCESSO
Ao lado, em meio a uma linda plantação de alcachofras, está localizada a loja e o restaurante da mesma família dos Vinhos Alma Galiza. É um lugar bem simples, com produtos de fabricação própria e preços bons. Há possiblidade de levar pratos congelados para casa.
Est. Dos Moraes, 1115, Sorocamirim
Fundada por imigrantes portugueses a vinícola mantém uma tradição familiar na produção dos vinhos e outras bebidas. O lugar é temático, bonito, com sua fachada de tonel de madeira.
Eles comercializam alguns produtos típicos como Licor de Merda, Chopp de vinho e a Cachaça na Bunda. Comprei um licor de milho que é simplesmente divino. Adorei.
Rod. Raposo Tavares, KM 56,5
CAPELA DA GRAMA E CASA DO ARTISTA E ARTESÃO
É a primeira capela da região de Sorocamirim que foi construída por familiares que residiam por lá há mais de 150 anos. Ela foi consagrada ao Coração de Jesus e Santa Cruz. Seu nome de Capela da grama foi devido ao intenso gramado que havia na frente dela. Em 2018 a casa do Artista e Artesão de São Roque fez uma parceria para divulgar a história da capela, ficando responsável pelas visitas monitoradas.
Est. Do Vinho, Km 6,5, Sorocamirim
Lugar bem agradável que conta com uma adega, um restaurante local e com o museu do vinho. Há diversas fontes que imitam o vinho que dão charme ao local.
Est. Do Vinho, km 8, Canguera
A vinícola é um dos marcos e uma das mais conhecidas da região. Além da fabrica na região em São Roque a vinícola conta com uma unidade de produção também na serra gaúcha. Há opções de visitas guiadas, piqueniques nos parreirais e degustação. No local há algumas lojas de souvenires e um Café Gourmet que são envoltos por um lago lindo. A loja principal, localizada em um casarão em estilo português, abriga uma antiga adega e vinhos de fabricação própria.
Est. Do Vinho, Km 9
Ao lado da Vinícola Góes, esta loja de bebidas que acaba ficando um pouco apagada, mas uma opção quando a outra está lotada.
Est. Do Vinho, Km 9
No mesmo local da Vinícola Góes está o espaço Giullians que comercializa licores, cachaças e chocolates. Os chocolates artesanais são deliciosos, vale a pena conhecer. Comprei alguns licores, mas achei um pouco forte. Achei o preço um pouco salgado, mas eu quis conhecer.
Est. Do Vinho, Km 9
Praticamente no final da Estrada do Vinho, em frente a Cantina da Tia Lina está a Adega de Vinhos Palmeiras. É um lugar mais simples mas bem arrumadinho. Oferecem degustação. Do lado da loja de vinhos está a chocolataria.
Est. Do Vinho, Km 10
Antes de continuar o passeio, dei uma parada para o almoço. Optei pela Cantina da Tia Lina por indicação de uma boa massa. Filha de imigrantes Italianos, Tia Lina colocou em prática seus dotes culinários.
Est.do Vinho, Km 10,4
O restaurante é conhecido por oferecer uma das melhores massas da região, sendo que seu prato mais procurado ainda continua sendo o Rondelli 4 queijos com Alcachofra. E foi exatamente esse que eu pedi e me deliciei.
Outro lugar que me indicaram foi o ITACOLOMY RESTAURANTE que fica um pouco antes de chegar na Rod. Quintino de Lima. Um dos motivos para conhecer lá é que no estacionamento fica um fusca jardim.
Rua Benedito Silvino de Camargo, 245 – s/n – Canguera

Não conheci, pois era 12,00 para entrar e eu optei por não pagar. Pelo que foi divulgado, o local conta com um mini zoo, lago com pedalinho, trilhas, atividades como arvorismo e tirolesa. Não pode ser feito piquenique no local e nem entrar com bebidas ou alimentos.
Est. Tur. Da Angolana, 1167
A vinícola conta com um bom espaço para lazer no lago, um parreiral bem bonito, um pequeno restaurante e uma loja tem uma decoração mais colonial, porém bem agradável. O local conta com atividades como tirolesa sobre o lag0 e a famosa casa da árvore que deu o nome à vinícola.
Rod. Quintino de Lima, Km 1,5
VILA DOM PATTO
Terminei o dia passeando na mais conhecida vinícola da região e o maior complexo gastronômico de São Roque. Essa vinícola conta com uma grande área verde, adega, empório, loja de artesanato, um barco cenográfico, sorveteria, cafeteria, redário, playground e uma linda estátua de Nossa Senhora de Fátima.
Há dois restaurantes, um português que serve toda cozinha portuguesa como alheira, sardinha e leitão à moda do patto e um restaurante italiano que serve massas frescas, risotos e carnes. O lugar é muito agradável e conta com um ótimo estacionamento.
CONCLUSÃO
Eu adorei fazer esse passeio, fiz em um dia, mas fica muito corrido, o ideal é pelo menos passar dois dias na região e fazer tudo com muita calma ou visitar algumas que valem mais a pena.
Eu gostei mais de algumas: a Quinta do Olivardo, a Bella Aurora, a XV de Novembro, a Vila Dom Patto, a Canguera e a Vinícola Góes, mas sempre recomendo você fazer tudo para conhecer e tirar suas próprias conclusões.
Na Quinta do Olivardo e na Vila Dom Patto há lugares com guarda-chuvas onde as fotos ficam divinas para postar no Instagram.
FONTE:
http://www.roteirodovinho.com.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sao_Roque_(Sao_Paulo)