3 dias em Rovaniemi, a capital da lapônia finlandesa e a cidade natal do Papai Noel.



Rovaniemi
é a capital da lapônia, no norte da Finlândia. Está situada a cerca de 6 km ao sul do Círculo Polar Artico. É considerada a casa oficial do Papai Noel desde 1985.

A Lapônia é uma região que se estende por três países nórdicos (Noruega, Suécia e a Finlândia). A lapônia finlandesa é o lar de, mais ou menos, 3,4% da população total da Finlândia. Sua população indígena é conhecida como Sami e ainda há muito deles também em Rovaniemi. Além de Rovaniemi, Tornio e Kemi estão entre as maiores cidades da região. Para os padrões finlandeses, Rovaniemi é grande, mas para os visitantes a cidade é bem pequena.

QUANDO VISITAR

Inverno (meados de novembro a março) é a melhor época para visitar Rovaniemi, pois são os meses de mais atividades, bastante neve e escuridão da noite polar. Também é época mais cheia, atraindo muitos turistas por conta do natal na Aldeia do Papai Noel. Com sorte, também dá para ver a aurora boreal nessa época.

O verão (junho a julho) ainda oferece uma variedade interessante de atividades por conta do “Sol da Meia Noite” que se dá por luz do dia ininterrupta que dura quase 73 dias por ano.

Eu visitei a cidade no outono, que vai de agosto a meados de novembro. O tempo se parece muito com o verão, mas as árvores ficam mais douradas. Porém muitas atrações encontram-se fechadas.

COMO CHEGAR

Peguei um avião de Hensinque para Rovaniemi pela Norwegian Airlines, o vôo demorou 1 hora e 20 até lá. O Aeroporto de Rovaniemi está localizado cerca de 10 km ao norte do centro da cidade de Rovaniemi. É pequeno, mas super decorado com tudo que diz respeito ao natal. Achei fofo!! De lá peguei um carro para me locomover pela cidade.

ONDE FICAR

Eu fiquei em um hotel próximo a Rovaniemi, que cabia no meu bolso (rssss).

Lomavekarit Aparments
Localizado há 4,5 km do centro de Rovaniemi, o apartamento é super confortável. Tem uma cama de casal, sauna privativa e terraço. Cozinha bem equipada, sala de estar com TV e máquina de lavar. Endereço: Vitikanpääntie 148, 96900 Rovaniemi, Finlândia.

Mas, há duas opções bem legais que estão próximos à Aldeia do Papai Noel.

Artic TreeHouse
Hotel é uma combinação de luxo com a natureza, com vistas panorâmicas das janelas que oferecem vistas para a floresta e o céu do ártico. Esse hotel ganhou vários prêmios de hotéis de luxo nos últimos anos. Endereço: Tarvantie 3, Círculo Polar Ártico, Finlândia.

Santa’s Igloos Artic Circle
Com seu telhado de vidro, o hotel pode oferecer vistas do céu e da natureza local. Cada iglu tem seu próprio banheiro com chuveiro e alguns têm saunas privadas. Endereço: Joulumaankuja 8, Círculo Polar Ártico, Finlândia.

Artic Snow Hotel

O primeiro hotel foi inaugurado em dezembro de 2018 e depois, todo ano o hotel é construído de novo e fica aberto de 15 de dezembro a 31 de março. Com cerca de 30 quartos, o hotel fornece sacos de dormir de alta qualidade, com forro de lã. Há também uma capela, um restaurante e um bar de gelo. A temperatura fica em torno de 0ºC a -5ºC. Ao lado do hotel, na vila de Sinettä , foram construídos 39 iglus. Ao pernoitar lá, o serviço Aurora Alarm acorda os hóspedes para caso apareça uma maravilhosa aurora boreal. A área do hotel pode ser visitada por turistas que não estão hospedados pagando uma taxa de 19 euros. Endereço: Lehtoahontie FI-97222, Sinettä.

O QUE FAZER

CIDADE DE ROVANIEMI

No primeiro dia optei por conhecer a cidade de Rovaniemi que é bem pequena e deu para conhecer praticamente todas as atrações.

Igreja de Rovaniemi

A igreja foi construída em 1950 no lugar da antiga igreja de madeira, destruída em 1944. Acomoda em torno de 850 pessoas e possui um órgão de 45 teclas com 4000 tubos.  O mais impressionante é uma pintura de 14 metros de altura e 18 metros de largura que representa a fonte da vida, que domina toda parede do altar, ela foi pintada pelo Professor Lennart Segerstrale em 1951. Endereço: Yliopistonkatu 1, Rovaniemi.

Sampokeskus Shopping Centre

Não é verdadeiramente uma atração turística, visto que é um prédio comercial com pequenas lojas e um grande supermercado. Mesmo assim, ainda é o melhor lugar ideal para fazer compras em Rovaniemi. Endereço: Maakuntakatu 29-31 A, Rovaniemi, Finlândia.

Lordi’s Square

Essa praça fica bem no centro de Rovaniemi, em frente ao Sampokeskus Shopping Centre. Ela foi renomeada após a banda local Lordie vencer o concurso de música Eurovision Song Contest em 2006. Lá estão as marcas das mãos dos Rockstars.

Lumberjack’s Candle Bridge

Também chamada de Ponte Jätkänkynttilä, esta ponte tem 320 metros e conecta Ounasvaara ao centro da cidade. Ela é um marco reconhecível da paisagem de Rovaniemi.

Kissakahvila Freija

É um café com gatos localizado no centro de Rovaniemi. Um lugar super charmoso, para quem ama se socializar com os bichinhos. Horário: de segunda a sexta-feira das 12h as 18 e aos sábados das 12h às 17h. Endereço: Rovakatu, 7, Rovaniemi, Finlandia.

Aurora Boreal

Aurora Boreal pode observada cerca de 150 noites por ano, de meados de agosto até inicio de abril. O melhor horário para ver a aurora boreal é das 21h às 12h e às vezes fica mais forte logo antes do amanhecer. Mas é possível ver as luzes com facilidade? A resposta é se você tiver sorte. É possível, desde que as condições do céu estejam boas. Não consegui ver em nenhuma das noites que estive lá.

SANTA CLAUS VILLAGE

No segundo dia, optei por conhecer a Aldeia do Papai Noel, que fica localizada a 8 km a noroeste de Rovaniemi.  Eu estava de carro e me locomovi facilmente, mas para quem prefere ir de ônibus, é possível pegar o número 8 (expresso Papai Noel) que sai de hora em hora do centro de Rovanemi.

A vila foi inaugurada em 1985 e tem diversas atrações que eu simplesmente amei. Na casa e no escritório do Papai Noel eu conheci o bom velhinho, bem como tirei fotos com ele. Na estação de correio pude mandar uma carta do Papai Noel que foi entregue antes do natal aqui em casa. Achei o máximo.

Artic Circle Husky Park

Primeiro entrei no canil onde tive uma explicação sobre a vida dos cães e como eles são treinados. Foi possível acariciar eles o quanto quisesse. Durante a minha visita pude participar do treinamento de alguns cães e de um passeio na floresta E sim, tirei muitas selfies com vários deles. No inverno é possível fazer o passeio de treno. Endereço: Joulumaantie 3, Rovaniemi, Finlândia.

Santa Claus Reindeer

Logo atrás do escritório do Papai Noel fica o Parque das Renas e por apenas 5 euros é possível conhecer, acariciar e alimentar esses lindos animais. Não é necessário reserva para visitas. Procurei a rena do nariz vermelho, mas não achei (rss). Endereço: Joulumaantie, Rovaniemi, Finlândia.

Polar Ártico

A latitude do círculo polar ártico (66°33’45.9″), ao norte do equador, atravessa a aldeia do Papai Noel e neste local é marcado por um quadrado com uma linha branca gigante, denotando a sua posição.

Aqui você encontra muitas lojas de fábrica e boutiques que vendem artesanato local e souvenirs, além de restaurantes e cafés.

Artic Circle Snowmobile Park

É uma empresa familiar com sede na Aldeia do Papai Noel, fundada em 1999 que organiza safari em motos de neves, podendo ser individual, familiar ou em grupo. Há um pequeno museu sobre a história e a evolução dos snowmobiles. Há opções de passeios na época do inverno. Endereço: Joulumaantie, 5, Rovaniemi, Finlândia.

No terceiro dia optei por conhecer alguns lugares próximos.

ARKTIKUM

É um museu e centro de ciências em um edifício moderno incrível com vista para o rio. Uma atração muito popular em Rovaniemi. Está dividido em dois lados, com história natural de um lado e história cultural de outro. É possível andar pelo parque que fica em uma pequena ilha. De lá é possível ver o lindo design do tubérculo de vidro de 172 metros de comprimento sobre o seu espaço principal. Horário: Terça a sexta das 10h as 17h e sábados e domingos das 10h0 as 16h. Ingressos: 15 Euros. Endereço: Pohjoisranta 4, 96200 Rovaniemi

Pilke Science Center

O Pilke House, as margens do rio Ounasjoki em Rovaniemi, é o prédio de escritórios de madeira de Metsähallitus. Ele abriga o Science Center Pilke, a Pilke Shop e escritórios. O Science Center Pilke foi inaugurado em junho de 2011 e conta a história das florestas do norte através de exposições interativas e apresentações focadas para todas as idades.

Santa Park

Esse parque, conhecido como a Caverna do Papai Noel, é separado da Aldeia do Papai Noel e foi inaugurado em novembro de 1998 como parque temático de diversões.  Ele foi eleito o melhor destino de Natal no Mundo. Durante o verão fica aberto de meados de junho as primeiras semanas de agosto. No inverno o parque abre de final de novembro a inicio de janeiro. Há uma taxa para entrar no parque. Essa atração estava fechada quando eu fui. Endereço: Tarvantie, 1, Rovaniemi, Finlândia.

Há possibilidade de fazer o Curso de Ajudante do Papai Noel, andar no Trem Mágico, Ingressar na escola de Elfos, Visitar a Princesa do Gelo, Decorar biscoitos na aconchegante cozinha da Sra. Gingerbread e encontrar o Papai Noel.

PASSEIOS QUE EU NÃO FIZ

Visitar uma sauna finlandesa

É uma das experiências mais populares de Rovaniemi. Existem mais de 3 milhões de saunas na Finlândia e cerca de 188.000 lagos, ou seja, há saunas em todos os cantos da cidade e cada uma tem regras e etiquetas diferentes. Na Finlândia aos sábados são conhecidos como “Noite da Sauna”, onde os amigos e familiares passam um tempo juntos. Não levei trajes de banho e por isso acabei não fazendo, mas recomendo para quem visita a região, essa experiência.

Flutuar em um lago

A flutuação no gelo também é uma das atividades mais populares de Rovaniemi. Primeiramente é preciso se vestir com uma roupa térmica, de neoprene grossa, que cobre dos pés a cabeça e depois flutuar ao redor de um lago congelado. A Safartica é uma empresa que faz safaris e aventuras na lapônia.

https://www.safartica.com/activity/ice-floating-experience/


Ounasvaara Outdoor Resort

É uma estação de esqui familiar localizada quase no centro da cidade de Rovaniemi, que oferece 13 pistas com variedade para todos. No verão também é possível visitar o local para aproveitar a velocidade de um tobogã, pedalar e caminhar pelas trilhas. Endereço: Taunontie 14, Rovaniemi, Finlândia

https://www.ski.fi/en/resorts/ounasvaara/


PASSEIOS PRÓXIMOS A ROVANIEMI

Ranua Wildlife Park

Localizado em Kemi, ao sul de Rovaniemi, o Ranua Wildlife Park é um zoológico que proporciona aos visitantes a oportunidade de observar os animais típicos da região do ártico. Inaugurado em 1983 é o zoológico mais ao norte da Finlândia e o segundo do mundo. Ele tem os únicos ursos polares da Finlândia em neve artificial.

Lampivaara Amethyst Mine

Localizada no parque nacional de Pyhä Luosto, há 1 hora e 30 de viagem de Rovaniemi, a mina de Ametista Lampivaara é uma mina em funcionamento que dá aos visitantes a oportunidade de cavar sua própria ametista. A mina foi formada há milhões de anos. Do estacionamento é preciso caminhar 2,5 km até o Café Lampivaara. Endereço: Luostontie 4, Luosto, Finlândia.



SnowCastle

Localizado em Kemi, há 1 hora e meia de Rovaniemi, o SnowCastle é uma das maiores esculturas de gelo do mundo. Em 1996 o primeiro castelo de neve atraiu 300.000 visitantes. Ele é reconstruído a cada inverno com uma arquitetura diferente, porém alguns elementos são recorrentes, como: O SnowRestaurant tem mesas de gelo e assentos cobertos com pele de rena, a SnowChapel com 50-100 lugares já viu vários casamentos e o SnowHotel que oferece vários quartos decorados por artistas locais. Endereço: Lumilinnankatu 15A, Kemi, Finlândia.

https://scanmagazine.co.uk/experience-365/


ONDE COMER

Santa’s Salmon Place
Localizado no Santa Claus Village o restaurante cria uma atmosfera acolhedora da Lapônia servindo o salmão fresco assado em uma tenda tradicional. Endereço: Tähtikuja 1, Rovaniemi, Finlândia.

McDonalds
Esse é um dos McDonalds mais setentrionais do mundo e sem dúvida, um dos lugares mais baratos para comer na cidade de Rovaniemi. Endereço: Poromiehentie 3, Rovaniemi, Finlândia.

Classic American Diner
Localizado dentro do Sampokeskus Shopping Centre, é uma típica hamburgueria com estilo anos 50. Comida boa e rápida, mas um pouco mais cara. Vale a pena. Endereço: Maakuntakatu 29-31 A, 96200 Rovaniemi, Finlândia

Restaurante Nili
É um autêntico restaurante da Lapônia no coração da cidade de Rovaniemi. Ele foi escolhido como o melhor restaurante “Taste of Finland” em 2012, bem como um dos melhores restaurantes do TripAdvisor.

Amarillo
Em frente ao restaurante Nili está o Amarillo. No meu aniversário, optei por comer nesse restaurante que é muito bonito, grande e com hambúrgueres ótimos. Gostei do atendimento também, eles forneceram um docinho para eu cantar os parabéns. Endereço: Koskikatu 4, Rovaniemi, Finlândia.

Sem dúvida, a melhor época para visitar lá é no natal, mas mesmo não indo nessa época, eu pude ter um gostinho de como esse lugar é mágico e sensacional. Recomendo.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Rovaniemi
https://www.visitrovaniemi.fi/

Deixe uma resposta