No primeiro dia em Porto Seguro fiz um tour pelo Centro Histórico, que foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Considerada cidade alta, desde 1973 foi consagrado Monumento Nacional e em 2000 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
O tour pelo centro histórico começa com um show de capoeira que é realizado quase todos os dias para os turistas que chegam com as empresas de turismo.
Na região do centro histórico encontra-se alguns pontos que vale a pena ser visitado como:
Marco do Descobrimento
Feito em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Ais e outro o Brasão de armas de Portugal.
Igreja de Nossa Senhora da Pena
Construída em 1535 por Pero do Campo Tourinho. Lá estão guardadas as imagens sacras dos séculos XVI e XVII. A primeira imagem trazida para o Brasil foi de Nossa Senhora da Pena que é padroeira da cidade e é festejada no dia 08 de setembro.
Igreja e Ruínas do Colégio dos Jesuítas
Antiga Igreja de São Benedito que foi construída cerca de 1550 pelos jesuítas. Ao lado da igreja estão as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil
Igreja da Misericórdia
Construída em 1526 seu primeiro nome foi Nossa Senhora dos Passos. Atualmente a igreja é um museu de arte sacra e conta com a imagem do Nosso Senhor dos Passos.
Casa da Câmara e Cadeia
A antiga Casa da Câmara e Cadeia funcionou até os anos 70 e hoje abriga o Museu de Porto Seguro que tem no seu interior muitas culturas e artesanatos dos índios Pataxós, além de instrumentos de navegação que foram usadas no descobrimento do Brasil.
Farol de Porto Seguro
É uma torre de 12 metros de altura, pintada de branco. Emite dois relâmpagos brancos seguidos por um vermelho, com um período de 30 segundos
Além dos pontos históricos, vale muito a pena dar um giro pela região para conhecer as antigas casas que abrigaram o primeiro núcleo habitacional do Brasil.
Lá também há muitas lojinhas de artesanatos locais que visitei.
Pude observar muitas barracas de baianas vendendo acarajés e índios tirando fotos com turistas em troca de algumas moedas. Lógico que como boa turista, também quis tirar uma foto.
De lá de cima consegue-se ter uma vista panorâmica de todo litoral norte de Porto Seguro o que me deixou encantada pela beleza.
Na saída pude ver mais um monumento que mostra o marco do descobrimento do Brasil e que vale a pena a visita para algumas fotos.
Fonte: http://www.portosegurotur.com/o-que-fazer/44-cidade-historica