Roteiro de 1 dia em Kinderdijk, visitando os moinhos ventos mais famosos da Holanda.

Kinderdijk e os moinhos de vento

Kinderdijk é o lar dos moinhos de ventos mais famosos da Holanda que foram construídos por volta de 1740. Está localizada há 25 km de Rotterdam, na Holanda

Os moinhos de vento estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997. Existem ao todo 19 moinhos muito próximos um dos outros, o que torna o maior grupo de moinhos de ventos em todo mundo.

HISTORIA

A Holanda está praticamente abaixo do nível do mar. Essas áreas baixas são conhecidas como pôlderes e são protegidas por dique, impedindo que as águas do mar não invadam o continente.

Kinderdijk fica em Alblasserwaard, na confluência dos rios Lek e Noord. Os problemas com água sempre foram grandes nessa área e foi necessária a construção de moinhos, em uma mistura de pedra e madeira, para manter os pôlderes secos.

Há uma história famosa sobre o nome Kinderdijk. A lenda conta que em 1421 houve uma grande enchente, matando mais de 1000 pessoas afogadas. Os sobreviventes, então, descobriram um berço flutuante com um gato se equilibrando nas bordas e um bebê dentro dele.

COMO CHEGAR

No saguão principal da estação de Rotterdam, no posto de informações turísticas, comprei o Tourist Day Ticket por 13,50 euros que dá direito a 24h de transporte na cidade, incluindo o barco Water Bus. Para maiores informações clique aqui.

Saindo pela porta principal, na plataforma B, peguei o ônibus número 7 em direção a Willemplein. Em torno de 15 minutos mais ou menos, cheguei ao ponto de embarque do Water bus, bem pertinho da ponte Erasmusbrug, um dos símbolos de Rotterdam.

O Water Bus é a maior empresa de transporte aquático público da Holanda. Para ir para Kinderdijk é possível pegar a linha 202 ou a 20. Entre 01 de maio e 30 de setembro a linha 202 funciona com desembarque diretamente no Kinkderdijk.  Os barcos saem das 10h40, 12h40 e 14h40 e voltam as 12h03, 14h03 e 16h03. A viagem dura em torno de 30 minutos.

VISITANDO OS MOINHOS

Logo na entrada avistei um prédio onde fica localizada uma loja de souvenir e um pequeno café. Lógico que na saída, não pude deixar de escolher uma pequena lembrança do local e comer um petisco antes da viagem para Rotterdam.

As instalações são bem limitadas lá, só vi esse prédio mesmo, então indico já levar alguma coisa de Rotterdam para comer e beber (ex.: petiscos e água e/ou refrigerantes). É possível comprar nesse pequeno café, mas percebi que foi mais caro do que se eu tivesse levado de Rotterdam.

Entrar e caminhar pelo parque não custa nada e foi exatamente isso que eu fiz. O dia estava muito quente, não levei chapéu e protetor solar, e lá quase não havia sobras, não preciso dizer que fiquei queimadíssima. Arrependi-me de não ter alugado uma bicicleta.

O parque realmente é grande e o caminho ao longo do canal passa por várias turfeiras. Passei por algumas pontes e consegui admirar a paisagem do local.

Entre maio e setembro são oferecidos passeios de barco pelos canais, mas sinceramente não fiquei com vontade.

Apesar de o passeio ser gratuito, na bilheteria é vendido um ingresso que dá direito a assistir um filme sobre a história do local e como funciona a gestão de água com a ajuda dos moinhos, além de dois museus que podem ser acessados e explorados. O Museummolen Nederwaard recebe visitantes de todo mundo. Ele é o mais completo para  conhecer toda história. Preço: 8 euros.

Gostei do passeio, deu para tirar lindas fotos de um lugar de paisagens tipicamente holandesas.  Mas, para quem visita a região, recomendo que passe muito protetor solar e esteja preparado para caminhar bastante. Não deixe de tirar uma foto em um dos pontos mais fotografados da Holanda.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kinderdijk

 

Deixe uma resposta