O que é o Slow Travel?

O que é o Slow Travel?

Slow Travel é uma nova forma de viajar que incentiva uma viagem mais lenta. Não se trata da velocidade da viagem, mas da mentalidade necessária para mudar a desaceleração da vida cotidiana e fazer uma viagem mais tranquila e com propósito.  Tem objetivo de priorizar, se aprofundar e se conectar com a cultura local, sua comida e seu povo.

Além disso, o movimento Slow Travel incentiva o viajante ficar mais tempo e explorar por completo um determinado local ao invés de tentar conhecer todos os pontos turísticos ou o maior número de cidades possíveis em cada viagem. Não se trata de quanto tempo você passa no local, mas como você escolher fazer com esse tempo.

O Slow Travel já vinha ganhando impulso nos últimos tempos e pós-pandemia deve ganhar mais força, afinal nos forçou a desacelerar o ritmo de vida e prestar atenção ao que realmente importa. Ele prega o conceito de uma viagem que dê o tempo necessário para você conhecer o destino e que seja uma experiência que crie uma emoção e seja memorável.

Como surgiu o Slow Travel?

O Slow Travel derivou do movimento Slow Food, que dominou a Europa na década de 1980. O movimento foi fundado por um italiano (Carlo Petrini) em 1986 que protestou contra a abertura de uma loja do Mc Donalds em Roma. Foi à forma que ele encontrou de combater a crescente mentalidade do “Fast Food” que estavam surgindo em todos os lugares, com o objetivo de pensar em preservar as receitas e métodos da cozinha local.

Quais os benefícios de uma Slow Travel?

A viagem fica bem mais econômica, afinal não terão muitos gastos de meios de transportes.

Ela favorece a imersão ao local, o que faz parte de um turismo mais responsável. Caminhar, usar bicicleta ou o transporte público reduzindo a emissão de carbono e o impacto ecológico da viagem.

Incentivar algumas regiões que têm menos receita com o turismo, dando oportunidades para algumas cidades menores ou comunidades rurais ganhar vida e preservar suas tradições locais.

Consegue-se aproveitar e conhecer muito mais sobre a cultura de um determinado local e certamente o viajante não voltará mais cansado do que se tivesse em sua rotina normal.

Como incorporar o Slow Travel em sua viagem?

Tente visitar a região fora de temporada, com certeza terá menos aglomerações e os preços são bem mais baixos.

Fique no mesmo lugar por mais dias. Reserve tempo para conhecer os arredores, vivencie o local com mais intensidade e explore a cidade e as particularidades de cada local que você está visitando.

Opte por caminhar pela cidade ou andar de bicicleta sempre que possível e tenha em seu roteiro uma ou duas atrações por dia, de preferência, com um descanso entre elas. Procure comprar já o ingresso sem as filas para passar mais tempo curtindo a atração e se isso for impossível, leve um livro ao invés de ficar no celular.

Alugue um apartamento em um bairro local ao invés de um hotel no centro da cidade. Experimente um mercado local e faça sua própria comida, tentando vivenciar as experiências de uma pessoa que vive lá.

Aprenda um pouco do idioma local, conecte-se com os habitantes locais. Isso é uma forma de criar uma conexão mais profunda e levar a amizades duradouras.

Conclusão

Você já pensou em um destino para fazer dessa forma? Primeiro passo para se pensar em uma viagem desse tipo é refletir sobre a sua própria rotina. Será que é cheia de compromissos, tensão e ansiedade?

A maioria de nós viaja para relaxar e sair do estresse do dia a dia.  Mas você consegue realmente fazer isso ou volta mais cansado? Seria bom tentar se desestressar durante a viagem ou não?

Eu já refleti e com certeza, meus planos de viagem no futuro podem trazer essa oportunidade de eu desacelerar e experimentar meu próximo destino de uma maneira mais profunda. Acredito que isso tornará as minhas experiências de viagens mais gratificantes, memoráveis e impactantes.

Pense nisso: Você pode acabar vendo um número menor de atrações, mas com certeza tornará a sua viagem mais significativa.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Slow_Movement
https://pt.wikipedia.org/wiki/Slow_food

 

Deixe uma resposta