O que fazer em Jericoacoara em 1 dia


images

Jericoacoara  é conhecida pela pedra furada que é o cartão postal de lá. Ela eleita em 1994 pelo jornal The Washington Post uma da mais belas praias do planeta. Continuar lendo

O que fazer em Fortaleza

Arte-AreiaColorida

Fortaleza está localizado no nordeste do Brasil e é a capital do Ceará. Localizada no Atlântico tem 34 km de praias.

Sai de São Paulo rumo a Fortaleza de avião (fui de Gol).

Fiquei hospedada no Marina Park Hotel que é muito agradável. Super indico.  Amei a tapioca do cafe da manhã (sem mentira nenhuma comia 3 todos os dias).

Marina Park Hotel
Av. Presidente Castelo Branco, 400 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.
Clique aqui para reservar

PRIMEIRO DIA

No primeiro dia, ao abrir nossa janela, vi que estava tendo uma maratona. E a largada foi do meu hotel. Muito legal!!!  http://www.correrpelomundo.com.br

Logo no primeiro dia resolvi  alugar um carro e sair rumo ao litoral leste e a primeira parada foi no município de Aracati onde visitei diversas praias.

0109 - Mapa do Litoral Leste - Rota do sol nascente

1) Praia de Majorlândia: extensa faixa de areia e com falésias brancas, vermelhas e de areias colorida.

2) Canoa Quebrada: Localizada a 150 km de Fortaleza pela CE-040. Seu símbolo é a lua e a estrela esculpida nas falésias avermelhadas.

A noite a diversão sempre fica por conta dos animados forrós na Brodway. Eu particularmente amei esse lugar e super recomendo a visita para quem vai para região.

Continuei pelo município de Fortim, que fica a beira do Rio Jaguaribe, onde visitei a Praia Pontal do Maceió

De lá segui para município de Beberibe que fica a 93 km de Fortaleza onde visitei as seguintes praias:

1) Praia de Parajurú: praia tranquila de mar e ondas bem fortes. Vi muitas ruas e estradas que não continuam por conta do avanço do mar. Na foto abaixo dá para ver.

2) Praia do Canto Verde: vila de pescadores praia limpa e de águas mansas. Muitas casas destruídas também pelo avanço do mar.


3) Praia da Barra do Sucatinga: Praia de águas mansas com dunas e areias soltas.

4) Praia do Uruaú: Praias de ondas tranquilas. Próximo encontrei a Lagoa do Uruaú.

5) Praia das Fontes: Fonte de água doce, falésias culturais e cavernas misteriosas

SEGUNDO DIA

No segundo dia iniciei meu passeio pela Praia de Morro Branco que fica 80 km de Fortaleza, com paisagens de falésias de areias coloridas e bica de água doce. Conhecida pelo Labirinto das Falésias (Parque Nacional das Falésias).

O passeio de buggy que fiz foi na Gruta da Mãe D’Água (onde foram gravadas as cenas da Açucena da novela Tropicaliente) que fica na Praia das Fontes (onde fui no dia anterior).



0273 2º dia - Capela onde foram gravadas novela topicaliente

Depois seguiu pelas dunas até chegar a Lagoa do Uruaú.

Segui viagem pelo Município de Cascavel. Dizem que a cidade foi construída em cima do ninho de uma cascavel gigante, que é onde está hoje a imagem de Nossa Senhora do Ó.

Conheci as praias de Águas Belas, Caponga e Jacarecoara. Tirei uma foto de um pescador com um peixão, se não tivesse visto, poderia ser uma boa “história de pescador”.

Continuei por Aquiraz que está localizado a 27 km de Fortaleza. Seu nome significa “água logo adiante” e foi a primeira capital do Ceará.

Suas praias são Iguape, Batoque, Barro PretoPorto das Dunas onde está localizado o complexo turístico: Beach Park. Eu não entrei no Beach Park, até porque não gosto muito desses parques, mas já me disseram que é super legal!

Para fechar o dia, passei no Engenho Casa Grande onde está a maior rapadura do mundo. Eu como amo rapadura, comprei um montão!!!

TERCEIRO DIA

No terceiro dia de passeio fui em direção a cidade de Jericoacoara. Fiz um post a parte desse lugar, você pode conhecer um pouco mais desse lugar, clicando aqui. Jericoacoara é um lugar maravilhoso que recomendo a todos pelo menos um dia lá.

QUARTO DIA

No quarto dia inciei pelo município de Paraipaba as margens do Rio Curu, onde encontrei a Praia de Lagoinha que é conhecida pelas dunas e coqueiros.

Na região também fui visitar a Lagoa das Almécegas.

Continuei pelo município de Paracuru, cidade a beira mar com 20 km de praias. Passei pelas Praias: Praia da Bica, Praia do Rio Curu, Praia da Pedra Rachada e Praia do Paracuru.

Minha próxima parada foi São Gonçalo do Amarante que fica a 59 km de Fortaleza onde estão as  Praias: Praia da Munguba, onde está o Mirante do Por dos Sol.



Praia da Taíba
que quer dizer “pequena aldeia”. É uma vila de pescadores e uma praia ideal para as práticas de esportes aquáticos. E Praia de Pecém que possuem dunas que escondem sua rica vegetação.

Logo em seguida fui para Praia da Tabuba, Praia Icaraí (que é a preferida dos surfistas e palco dos campeonatos nacionais e internacionais) e terminei na Praia de Iparana.

Continuei até a Praia do Cumbuco que fica a 37 km de Fortaleza com paisagens tipicamente cearense, com dunas coqueiros e castanheiras.

É lá que encontrei as Lagoas da Banana, do Cauípe e Parnamirim.

0532 4º dia - Van na Rod. CE-085

QUINTO DIA

No quinto dia iniciei o dia passando pela Estátua de Santa Edwiges que fica ao lado do hotel Marina Park.

De lá, segui ao Santuário de Santa Edwiges. O santuário fica localizado há 32 km de Fortaleza e a estátua é avistada de longe. É o terceiro ponto de peregrinação católica no Ceará.

Fui para na Lagoa do Parnamirim. A lagoa fica localizada no meio das dunas de Cumbuco.  A maior atração de lá e o Skibunda, que eu não fiz pois estava ameaçando uma boa chuva e eu estava bem gripada no dia. Para brincar é preciso pagar um valor de R$ 5,00, podendo descer quantas vezes quiser.

Após, segui para conhecer os pontos turísticos da cidade e fazer algumas comprinhas. Passei pela Antiga Assembléia Provincial (edifício construído entre os anos de 1856 e 1871. Hoje abriga o Museu do Ceará), Antiga Cadeia Pública (hoje abriga o Centro de Turismo do Estado, com várias lojas de artesanato, o Museu de Minerais e o de Arte e  Cultura Popular) e pela Fortaleza Nossa Senhora de Assunção (fundada em 1649, pelos holandeses, deu origem a cidade de Fortaleza).

Vi a Catedral da Sé que foi construída a partir de 1930, foi projetada pelo Francês George Manieur e foi concluída em 1978 por Dom Aloísio. É toda em estilo gótico. Tem como padroeiro São José  e capacidade para 5.000 pessoas.

Passei na Praça dos Leões que foi construída em 1877 e homenageia o General Cearense Tibúrcio  que participou da Gerra do Paraguai. Toda área da praça abriga esculturas de leões de bronze, trazidas de Paris no começo do século. Vi o Obelisco.

Passei no Mercado Central. No inicio o mercado deveria funcionar como o ponto de vendas de frutas, verduras e alimentos. Em 1975, o comercio de carnes, frutas e verduras foi proibido e o box de artesanato foi incorporado ao local.

E também pelo Theatro José de Alencar que é um marco arquitetônico e cultural de  Fortaleza. Construído entre 1908 e 1910.

Continuei pela Praia de Iracema, no centro da orla. É formada por uma interessante formação rochosa e abriga uma arquitetura do início do século XX. Um dos destaques é a Ponte Metálica, famosa pelo seu por do sol. A ponte foi construída pois os navios tinham que ancorar a distância, mas com a construção do Porto de Mucuripe  a ponte foi desativada.

Pela orla, a próxima praia é a Praia do Meireles, que é uma área urbana de imponentes edifícios, com movimentado calçadão utilizado para prática de Cooper e ciclismo, onde todas as noites em frente ao Hotel Oasis Atlântico realiza-se a feira de artesanato. Lá também tem a Estátua de Iracema, uma homenagem ao protagonista do romance do escritor cearense José de Alencar.

Logo após encontrei a Praia do Mucuripe de visual bem agradável, mar calmo repleto de jangadas e inúmeros restaurantes. Lá achei o Farol de Mucuripe.

Terminei dia na Praia do Futuro onde conhecemos algumas barracas como: Atlântida, Chico do Carangueijo e Coco Beach.

Conheci o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que foi inaugurado oficialmente em 28 de abril de 1999. Tem 30.000 m2 de área com rampas e passarelas que se interligam, formando um complexo de equipamentos culturais: O Museu de Arte Contemporânea, o Memorial da Cultura Cearense, cinemas, teatro, livraria, lojas de artesanato e o Planetário Rubens de Azevedo.

SEXTO DIA

No sexto dia optei por curtir um pouco do nosso hotel, afinal estava em um ótimo local e quase não tinha aproveitado nada.

SÉTIMO DIA

No sétimo dia me despedi de Fortaleza, pegando o vôo da Gol rumo a São Paulo.