Roteiro de 1 dia em Zagreb, a capital e maior cidade da Croácia.

Zagreb, a capital da Croácia

Zagreb é a capital e maior cidade da Croácia. Ela está aproximadamente 122 metros acima do nível do mar e é um destino, por muitas vezes, negligenciado pelos turistas que visitam o país. Eu mesma quando fui para lá, não tinha planejado colocar no roteiro essa cidade, porém tive que ficar na cidade por conta do horário do trem que somente saia para Split no final da tarde.

QUANDO VISITAR

Zagreb é um ótimo lugar para visitar o ano todo, porém os meses de abril e maio e o mês de setembro são os menos chuvosos e com temperaturas mais agradáveis. Eu fui no final de março e no inicio de abril, estava friozinho, mas um lindo dia de sol.  A cidade estava toda decorada para páscoa e aliás eu passei o domingo de páscoa lá.

COMO CHEGAR

Eu estava vindo da Eslovênia, portanto peguei um trem de Ljubliana para Zagreb. A viagem demorou em torno de 2 horas e 20 minutos. Cheguei na estação Zagreb Glavni Kolod.

O QUE CONHECER

A cidade de Zagreb é dividida entre cidade alta e cidade baixa. Iniciei pela cidade baixa, caminhando da estação de trem até a praça principal.

King Tomislav Statue

É uma bela estátua na praça, do outro lado da rua da estação ferroviária. Sem dúvida, todos que chegam em Zagreb passarão por lá para conhecer a cidade. Faz parte da cidade baixa de Zagreb.

Pavilhão de Artes de Zagreb

Passei perto do Art Pavilion (Umjetnički paviljon u Zagrebu), uma galeria de arte em Zagreb, perto da estação ferroviária. Ele fica na Trg kralja Tomislava 22, bem em lugar de destaque para quem chega à cidade. Diversos pintores, escultores, arquitetos, fotógrafos e designers tem suas exposições organizadas lá.

Park Zrinjevac

Fui caminhando pelo parque mais popular de Zagreb. De abril a outubro todos os sábados das 11h as 13h há concertos lá. Tinha uma linda árvore, como eu amo, tirei várias fotos lá.

Praça Ban Josipa Jelačića 

Fui caminhando pela Praška ul. até chegar a Trg Ban Josipa Jelačića, a praça central e uma zona de pedestres da cidade de Zagreb, que fica localizada abaixo da cidade Alta. O nome da praça foi dado em 1848 em homenagem a um general do exército austríaco que lutou pela independência da Croácia. A maioria dos prédios de lá datam o século XIX, com diversos estilos arquitetônicos. É lá que geralmente, os croatas se reúnem para grandes eventos.

Catedral de Zagreb

Caminhando pela Ul. Tome Bakača cheguei a Catedral de Zagreb. Originalmente construída no século XIII, a igreja é considerada o edifício mais alto da cidade com 105 metros de altura. Suas torres são visíveis da maioria das partes da cidade. Ela está localizada na região do Katpol, na cidade alta de Zagreb. Do lado de fora da catedral há uma fonte e uma bela coluna com estátuas douradas da Virgem Maria e quatro anjos. Endereço: Kaptol Ul. 31. Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h, domingo, das 13h às 17h.

Ao lado da catedral, no muro, está o relógio que marca exatamente as 7h03, a mesma hora que o grande terremoto atingiu Zagreb em 1880.

Kaptol Zagreb (Kaptolska utvrda)

É um órgão da arquidiocese de Zagreb, a residência do arcebispo. Essa parte medieval da cidade, que antes cercava e se estendia o norte da Catedral é o bairro mais antigo da cidade. Ele faz parte da Gornji Grad (Cidade Alta).

Funicular de Zagreb

Retornei para a praça central (Ban Jelačić) e fui caminhando pela Ilica até chegar a Tomicéva Ul., onde está localizado o Funicular mais curto do mundo, com apenas 66 metros de comprimento. Há opção de subir as escadas que estão localizadas ao lado dele. Eu optei por ir andando conhecer a cidade alta por outra forma.

https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Zagreb_Funicular_7.jpg

Torre Lotrščak e Canhão Grič

A torre fica na chegada do funicular e é do alto dela que temos umas mais lindas vistas da cidade. Foi fundado no século XIII e originalmente era uma das principais fortificações da cidade. O canhão é disparado, todos os dias ao meio dia, como um sinal para os sinos das igrejas da cidade, uma tradição desde 1877. Endereço: Strossmayerovo šetalište 16-99. Horário: de segunda a sexta-feira das 09h00 as 20h00. Sábados e domingos das 1h00 as 19h00.



Túnel Gric

Continuei andando pela Ilica, uma das principais ruas de comércio de Zagreb, até chegar Mesnička ul. Entrei nessa rua e caminhei até uma das entradas do Túnel Gric. Localizado sob a colina de Gradec, esse túnel foi construído durante a 2ª guerra mundial como abrigo em caso de ataques aéreos. Serviu de refugio novamente, na independência da croácia entre 1991 e 1995. Desde 2016 está aberto ao publico. Não é preciso andar toda extensão dele, pode pegar ele e sair em várias partes da cidade. A entrada é gratuita e o túnel funciona das 9h às 21h. Outras entradas estão na Radićeva, 1 e 2 do Art Park e Ilica.

Art Park

Localizado bem no centro, entre o calçadão Strossmayer e Tomicéva Ul , há um pequeno parque que abriga uma interessante coleção de grafites. Para chegar lá é só entrar no túnel e sair em uma das saídas. É uma das áreas verdes que estava esquecida e que no passado tinha má fama por ter muitos drogados. Desde 2016 se tornou um dos lugares mais legais e descolados para quem visita a cidade.

https://theurbanactivist.com/idea/art-park-open-art-gallery-park-zagreb/

Strossmayerovo šetalište

Fui passeando pela Strossmayer Promenade em direção a Torre Lotrščak. Essa é uma avenida repleta de árvores na cidade Alta de Zagreb. É lá que está o monumento a Antun Gustav Matoš.

https://jetsettingfools.com/outdoors-in-zagreb-croatia/

Museu dos Relacionamentos Rompidos

No final da Strossmayer Promenade, virei a esquerda na Dverce até chegar ao Museum of Broken Relationships (Muzej prekinutih veza), um museu sobre relacionamentos amorosos fracassados e rompidos. Ele começou com uma coleção de itens doados por antigos amantes, acompanhados de breves descrições. Ele recebeu o premio de museu mais inovador da Europa em 2011. Em 2017 recebeu mais de 100.000 visitantes, torando-se o 11º mais visitado da Croácia.

Igreja de Santa Catarina

Ao lado do museu, no final da rua está a St. Chaterine Church (Akademska crkva svete Katarine), que foi construída entre 1620 e 1632.

Galeria Klovićevi dvori

Ao lado da igreja, no antigo mosteiro está a Galerija Klovićevi dvori, uma galeria de arte inaugurada em 1982. Em 2018 recebeu em torno de 344 mil visitantes, sendo o terceiro museu mais visitado da Croácia.

https://narod.hr/kultura/klovicevi-dvori-produljili-izlozbu-uzivajte-u-velicanstvenim-djelima-bukovca-ivekovica

Igreja de São Marcos

Voltei e caminhei pela Ulica sv. Cirila i Metoda até a Crkva sv Marka, que fica localizada na Praça São Marcos. A igreja é o monumento mais famoso da cidade, com seu telhado de telhas coloridas. O brasão à esquerda simboliza o Reino Triuno da Croácia, Eslavônia e Dalmácia e o da direita representa a cidade de Zagreb. A estrutura original da igreja é do século XIII, mas foi reconstruída durante o século XIX. Endereço: Trg Sv. Marka 5. Horário: de segunda a sexta-feira às 18h, sábados às 7h30 e aos domingos às 10h30 e 18h00.

Croatian Parliament

Do lado esquerdo da praça está o Banski dvori, um edifício histórico, onde está a sede do Governo Croata.  Do lado direito está o prédio do Parlamento Croata, um prédio bem bonito com as bandeiras da Croácia e da União Europeia.

Museu Cidade de Zagreb

Desci a Kamenita ul, virei a esquerda na Opatička ul e fui caminhando até chegar ao Muzej grada Zagreba, que foi fundado em 1907. O museu trata de temas da história cultural, artística, econômica e política da cidade que vai desde os achados romanos até o período atual. Endereço: 20 Opatička Ul.  Horário: de terça-feira a sábado das 10h00 as 18h00 e domingo das 10h00 as 14h00. Preço: 30,00 kn.

https://www.infozagreb.hr/zagreb-za-djecu/muzeji/muzej-grada-zagreba

Portão de Pedra

Voltei pelo mesmo caminho até chegar o ao Stone Gate. Esse último portão de pedra da cidade é um marco da cidade Alta. O portão original foi construído entre 1242 e 1266, mas foi destruído no incêndio de 1731. Exposta na passagem da porta há uma pintura da virgem Maria com o Menino Jesus que permaneceu intacta mesmo depois do incêndio. Isso foi visto como um milagre. Atualmente a pintura é exposta em uma altar especial dentro do portão. Endereço: Kamenita Ul.

Museu da Tortura

Descendo pelo portão de pedra, pela Kamenita ul cheguei a Radicéva ul., uma rua com muitos lugares para comer. É lá que está o Muzej Torture u Zagrebu. Esse museu foi inaugurado em julho de 2015, tornando-se um dos museus mais novos de Zagreb, ou seja, quando eu visitei a cidade, o museu ainda não existia. Ele tem mais de 70 instrumentos que reproduzem réplicas da época medieval, inclusive a da guilhotina de 1792. Endereço: Radićeva ulica 14 1st floor.

https://wedigtravel.com/2017/09/08/naive-art-torture-museums-part-ii/zagreb-torture-chair/

Tkalčićeva (Ul. Ivana Tkalčića)

Essa é uma das ruas mais charmosas de pedestres de Zagreb, cheia de restaurantes, cafés, bares e lojas de souvenirs. Lá está a estátua de Marija Juric Zagorka, que foi a primeira jornalista da Croácia a lutar pela igualdade de direitos. Endereço: Ul. Ivana Tkalčića no. 33.

Mercado Dolac

Fui andando da Ul. Ivana Tkalčića até o Dolac Market que fica localizado a poucos metros da praça central de Zagreb. Ele consiste em uma enorme área ao ar livre com vendas de frutas, vegetais, queijos, entre outros. O mercado abre todas a manhãs e funciona até as 14h.

https://www.croatia-times.com/the-zagreb-times/head-charming-marketplace-dolac/

Lá estão duas estátuas famosas. A Kumica Barica Statue fica no alto da escadaria que dá inicio ao mercado, ela é uma típica vendedora carregando uma cesta de produtos na cabeça que representa os comerciantes de antigamente. E a Petrica Kerempuh Statue que é um personagem literário. A escultura foi erguida em 1955 pelo escultor Vania Radauš e fica no lado onde as flores são vendidas.

Teatro Nacional Croata

Fui caminhando pela Ilica até a Frankopanska ul até chegar o Croatian National Theatre (Hrvatsko narodno kazalište u Zagrebu). O teatro está localizado na cidade baixa de Zagreb e exibe apresentações de ópera, ballet e peças em geral. O lindo edifício foi projetado por famosos arquitetos de viena Ferdinand Fellner e Herman Helmer. Na entrada do teatro localiza-se a fonte da vida (Zdenac života), projetada pelo artista e escultor croata Ivan Meštrović em 1905. Endereço: Trg Republike Hrvatske 15.

Museu de Artes e Ofícios

Localizado em um dos mais belos edifícios de Zagreb o Museum of Arts and Crafts (Muzej za umjetnost i obrt) abriga mais de 160 mil objetos europeus do século IV ao século XX. Endereço: Trg Republike Hrvatske 10. Horário: de terça-feira a sábado das 11h00 as 19h00 e domingos das 10h00 as 14h00.

Museu Mimara

Bem pertinho de lá, instalado em um edifício do século XVIII está o Mimara Museum (Muzej Mimara). Ele abriga uma coleção com mais de 3.700 obras de arte variadas, dentre elas mais de 1.500 exposições que datam desde o período pré-histórico até o século XX. Endereço:  Rooseveltov trg 5.

Pavilhão de Meštrović

Seguindo pela Ul. Andrije Hebranga e continuando pela Boškovićeva ul cheguei ao espaço cultural e sede oficial da Croatian Society of Fine Arts (Hrvatsko Društvo Likovnih Umjetnika). Ele foi construído em 1938 e tem servido como um lugar para exposições e eventos desde 2006. Endereço: Trg žrtava fašizma 16.

http://licegrada.hr/wp-content/uploads/2019/11/mestrovicev-paviljon-05102018-03.jpg

Cemitério de Mirogoj

Um lugar que eu não fui, mas ouvi falar que é uma atração para visitar em Zagreb é o Mirogoj Cemetery, um dos mais bonitos cemitérios da Europa. Ele fica um pouco afastado de centro da cidade. O prédio principal e seu muro de entrada é todo coberto por plantas naturais. Os jazigos são identificados em algarismos romanos. Endereço: Aleja Hermanna Bollea 27.

Dizem que Zagreb é a cidade dos museus e realmente a cidade não deixa a desejar, lógico que também não tive oportunidade de conhecer  todos eles e ficaram faltando muitos como: Museu do Chocolate, Museu Arqueológico (casa da múmia de Zagreb), Museu de Arte Contemporânea, Backo Mini Express (museu de trens em miniatura), Museu dos Anos 80, Imagem do Museu da Guerra (dedicado a fotografias de guerra), Museu das IlusõesMuseu Técnico Nikola Tesla (mostra a ciência e tecnologia), Museu Etnográfico, Museu do Cogumelo e vários outros que podem ser vistos no site do Visit Zagreb.

https://www.visitzagreb.hr/zagreb/mushroom-museum/

ONDE FICAR

Eu não pernoitei na cidade, porque passei quando estava indo de Ljubliana (Eslovênia) para Split. Mas há diversos hotéis na região. Para quem quiser procurar um bom, clique aqui.

ONDE COMER

Zagreb oferece muitas opções para fazer um lanche ou uma ótima refeição. Vou indicar dois lugares onde eu comi e adorei.

Trattoria Leonardo
Skalinkska ul. 4, Zagreb

Da Piero Restaurant
Dolac, 2, Zagreb

Como tive pouco tempo na cidade, optei por conhecer alguns pontos mais famosos, mas há muitas coisas que podem ser vistas com mais tempo. Portanto, eu recomendo para quem visitar a Croácia, colocar pelo menos, 2 ou 3 dias para curtir a cidade com calma.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Zagreb
http://zagorka.net/strossmayerovo-setaliste-najstarija-zagrebacka-setnica/

3 comentários sobre “Roteiro de 1 dia em Zagreb, a capital e maior cidade da Croácia.

  1. Nuno França Blog 15 15-03:00 março 15-03:00 2021 / 08:49

    Muito bom!
    Cidade que quero muito visitar. Só estive em Dubrovnik, mas a capital é obrigatório visitar.
    Espero um dia visitar. 😀
    Obrigado pela partilha, com tanto ponto de interesse! 😀
    Boa semana!

    • Vanessa Orfao 17 17-03:00 março 17-03:00 2021 / 12:52

      Nuno, vale muito a pena. Eu mesmo não tinha pensado na capital, mas adorei ter tido essa oportunidade para conhecê-la.

      • Nuno França Blog 17 17-03:00 março 17-03:00 2021 / 12:57

        Sim, mesmo, Vanessa! 🙂
        Abraço

Deixe uma resposta