Passeio de 1 dia em Innsbruck, a capital do Tirol

Innsbruck é capital do Tirol, a 5ª maior cidade da Áustria e um dos destinos turísticos mais populares da Europa, que por vezes fica esquecida por conta das famosas cidades de Salzburg e Viena.

A palavra bruck tem sua origem na palavra de língua alemã, que significa “ponte”, por isso a cidade chama-se “Ponte do Rio Inn”

A cidade tem paisagens realmente lindas. Não é de se admirar que a família real dos Habsburgos tenha escolhido lá para ser a sua residência de verão.

Sua história começou no ano de 1180. Devido à sua posição geográfica estratégica, a região desenvolveu-se no que se tornou hoje, uma maravilha dos Alpes. Conta com cerca de 120.000 habitantes e já sediou os Jogos Olímpicos em 1964 e 1976,

COMO CHEGAR

Eu estava em Munique, portanto peguei o trem da München Hbf para estação Innsbruck Hbf. A viagem demorou 2 horas e eu paguei na época 68 euros.

ONDE FICAR

Não permaneci na cidade porque fiz um bate volta, mas vi vários hoteizinhos bacanas na região.

O QUE FAZER

A estação de trem central (Hauptbahnof) fica a uma curta caminhada do centro, por isso iniciei o passeio de lá em direção ao Centro Histórico, que é pequeno, mas repleto de atrações e restaurantes tradicionais.

Eduard Wallnöfer Platz

Essa praça é chamada de Landhausplatz, pois é lá que está a Landhaus, a sede de várias instituições administrativas do estado do Tirol. Em frente a casa fica o Monumento da Libertação, construído entre 1946 e 1948 e o Monumento 600 anos no Tirol que foi erguido em 1963.

Triumphpforte

Um dos pontos mais conhecidos de Innsbruck, o Arco do Triunfo fica localizado na Maria-Theresien-Straße. Ele foi construído em 1765, encomendado pela Imperatriz Maria Teresa para comemorar o casamento de seu segundo filho, Arquiduque Leopold com a princesa espanhola Maria Ludovica. Ao contrário da prática normal, foi construído com pedra em vez de madeira. A face sul retrata motivos do casamento, com imagem proeminente do casal e a face norte comemora a morte do imperador que morreu inesperadamente logo após o casamento.

Maria-Theresien Straße

Principal rua comercial de Innsbruck, repleta de lojas e restaurantes ao ar livre. É uma das ruas mais movimentadas da cidade.

Annasäule (Coluna de Santa Ana)

Localizada na Maria-Theresien Straße, a coluna foi erguida em 1706 para comemorar a expulsão das tropas bávaras após a tentativa fracassada de capturar o Tirol.

Neues Rathaus Innsbruck

A prefeitura também fica localizada na Maria-Theresien Straße. O primeiro prédio para abrigar a prefeitura foi construído em 1358, agora conhecida como Altes Rathaus. Em 1897 a prefeitura mudou-se para um novo prédio, um antigo hotel doado à cidade. Ela foi danificada na 2ª guerra mundial e reconstruída em 1947/48. Hoje o complexo do edifício abriga um restaurante, hotel e uma galeria comercial (Rathausgallerien).

Stadtturm

Com mais de 51 metros de altura, essa torre de vigia é um importante marco histórico na cidade velha. Foi construída em 1400 como ponto de observação para sentinelas que anunciavam as horas do dia.  Já serviu como parte da antiga prefeitura.  Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 21. Horário: de outubro a maio das 10h as 17h e de junho a setembro das 10h as 20h. Preço: 3,5 euros.

Ela tem um deck de observação e uma cúpula de cebola revestida de cobre que oferece uma linda visão de 360º da cidade e dos Alpes. Para chegar lá é preciso subir os 148 degraus.

Goldenes Dachi

Sem dúvida, um dos edifícios mais fotografados de Innsbruck, o Telhado Dourado foi construído em 1500 e decorado com 2.657 telhas de cobre dourado para o Imperador Maximiliano I para marcar seu casamento com Bianca Maria Sforza. O imperador e sua esposa usaram a varanda para observar torneios, festivais e outros eventos que aconteciam na praça abaixo. Ele cintila ouro quando atingida pela luz do sol. Atualmente o local é um museu com exposições, jogos e livros sobre o final da Idade Média. Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 15, Horário: todos os dias das 10h as 17h.

Helbling Haus

É um edifício em frente ao Telhado dourado, na Herzog-Friedrich-Straße 10. A estrutura original foi construída no século XV, mas evoluiu significativamente com novos estilos arquitetônicos em outras épocas.

Dom Zu St. Jacob

A Catedral de Innsbruck, também conhecida como Catedral de St. James é uma bela igreja barroca do século XVIII, dedicada ao apóstolo São Tiago.  Há uma belíssima imagem da Virgem Maria, obra de Lucas Cranach, que está exposta acima do altar-mor e é considerada uma das imagens mais veneradas. É lá que está também o túmulo do Arquiduque Maximiliano III da Áustria. Endereço: Dompl. 6. Horário: todos os dias 10h15 as 18h30.

Tiroler Landestheater Innsbruck

O teatro estadual da cidade de Innsbruck está localizado próximo à histórica seção Altstadt (Cidade Velha). Próximo ao Hofburg, o Hofgarten e a Universidade de Innsbruck, o teatro principal tem cerca de 800 lugares. No teatro são apresentadas peças, óperas, operetas, musicais e teatro de dança. Endereço: Rennweg 2.

Hofgarten

É um parque localizado na seção Altstadt (Cidade velha) de Innsbruck, em frente ao Congresso. É um extenso jardim de 10 hectares no pé dos Alpes. Essa grande área possui playground, uma estufa, um pavilhão de música e um pequeno museu. Sem dúvida um lugar para caminhar e relaxar.

Leopoldsbrunnen

É uma fonte que fica pertinho do teatro. Apresenta uma estátua equestre do arquiduque Leopoldo V, que viveu de 1586 a 1632.

Tiroler Volkskunstmuseum

É o museu de Patrimônio Regional, conhecido como Museu de Arte Popular do Tirol, que mostra a história e a cultura do povo tirolês. Considerado um dos melhores museus históricos da Europa, ocupa quatro alas de um antigo mosteiro franciscano. A exposição permanente inclui artesanato antigo, trajes tradicionais, utensílios domésticos, vidro e cerâmica, móveis camponeses, têxteis, ferramentas e arte popular religiosa de vários séculos. Endereço: Universitätsstraße 2. Horário: Todos os dias 09h as 17h.

Hofburg Innsbruck

O antigo palácio que abrigou a realeza dos Habsburgos, em Innnsbruck, fica localizado na Altstadt (Cidade velha). Originalmente construído como um castelo pelo arquiduque Sigmund the Rich, no século XV, foi ampliado por Maximiliano I no século XVI e pela imperatriz Maria Teresa no século XVIII. Ele é considerado um dos três edifícios culturais mais importantes do país, junto com o Hofburg e Schönbrunn, em Vienna. O museu apresenta uma visão do estilo de vida luxuoso da riqueza dos governantes anteriores e reflete ao mais altos padrões da época. Endereço: Rennweg 1/3. Horário: Segunda a quinta-feira das 9h as 12 e das 13 as 15h e as sextas-feiras somente das 9h as 12h.

Hofkirche (Igreja do Tribunal)

É uma bela igreja gótica do século XVI, localizada na seção Altstadt (Cidade Velha). Ela foi construída pelo imperador Ferdinand como memorial ao seu avô, imperador Maximiliano I. Ela também é chamada de “igreja dos homens negros”, pois abriga 28 estátuas de bronze de 200 a  250 cm de membros da família e antepassados de Maximiliano e heróis.  Endereço: Universitätsstraße 2. Horário: Segunda a sábado das 9h as 17h e aos domingos e feriados das 12h30 as 17h. Preço: 8 euros.

Tiroler Landesmuseum

O museu do Estado Tirolês, também conhecido como Ferdinandeum Tyrolean State Museum está localizado na cidade velha de Innsbruck. Foi fundada em 1823 pela sociedade Tirolesa do Museu Estatal em homenagem ao arquiduque Ferdinand. A galeria exibe coleção de arte austríaca e tirolesa , incluindo pinturas e coleção de história natural. Endereço: Museumstraße 15. Horário: Terça-feira a domingo das 10h as 18h.

https://de.wikipedia.org/wiki/Tiroler_Landesmuseum#/media/Datei:2718_-_Innsbruck_-_Tiroler_Landesmuseum.JPG


Ottoburg

Caminhando em direção ao Rio, passei pela Ottoburg, uma espécie de torre gótica de 1494 que hoje é um restaurante e uma casa de vinhos.

River Inn

Uma das coisas mais gostosas é passear nas margens do River Inn e admirar as casas geminadas e multicoloridas contra o pano de fundo dos Alpes. Realmente é uma visão encantadora e ao meu ver, considerado o cartão postal da cidade.

Ao lado está o Markt Halle, um mercado cheio de comidas típicas. Para quem gosta é um ótimo local para comer algo gostoso. Endereço: Herzog-Siegmund-Ufer 1-3.

Museum Zeughaus

É um antigo arsenal militar que agora é um museu que apresenta uma coleção histórica e técnica da história cultural do Tirol. Endereço: Zeughausgasse 1. Horário: terça-feira a domingo das 09h0 as 17h.

Glockengießerei Grassmayr

Grassmaryr é uma empresa de artesanato familiar mais antiga da Áustria, eles começaram a fabricar sinos em 1599 e produziram sinos que percorreram a Europa até Israel. O Glocken Museum explora a história da fabricação dos sinos, incluindo um período em que não foram autorizados a produzir durante a segunda guerra mundial. Endereço: Leopoldstraße 53.

Tiroler Museums Bahnen

O Localbahn é um museu que está localizado na antiga Estação Stubaital, no sopé da colina Bergisel. Inaugurado em 1984, o museu conta com uma coleção de materiais que inclui alguns veículos históricos.

Lugares que não fui, mas quem está na região vale a pena visitar.

Bergisel Olympic Sky Jump Tower

Há uma curta distância, na direção oposta à cidade Velha e da cordilheira de Nordkette esta a Salto de Esqui Olimpico Bergisel, com seus 50 metros de altura. Esse estádio tem capacidade para 26.000 pessoas e foi usado em dois jogos olímpicos (1964 e 1976) e para uma competição anual de salto de esqui. De lá pode visitar a plataforma de observação. Não consegui ir, porque estava fechado, tirei uma foto lá de baixo.

Tirol Panorama Museum

Localizado em Bergisel, no sul da cidade, o Tirol Panorama Museum  abriga a pintura gigante de 360º, logo abaixo do salto de esqui.

https://en.wikipedia.org/wiki/Tyrol_Panorama_Museum#/media/File:Tirol_panorama_kaiserj%C3%A4germuseum.jpg

Swarovski Kristallwelten

Todo mundo conhece a marca Swarovski, mas muitas pessoas não sabem que lá em Innsbruck fica localizada a Disney World dos cristais, o museu dos cristais de Swarovski. O museu fica cerca de 30 minutos do centro da cidade e tem como uma das características principais, um busto enorme e cintilante que cospe agua em uma piscina também cintilante. É possível encontrar uma coleção única, e uma nuvem de cristal, composta de mais de 500.000 cristais. Endereço: Kristallweltenstraße 1. Horário: Todos os dias das 10h as 19h. Preço: 19 euros.  Não fui ao local porque estava fechado na época que eu fui.

Para me contentar, entrei na loja da Swarovski bem pertinho do Telhado Dourado. Endereço: Herzog-Friedrich-Straße 39.

Se a loja é um paraíso, imagino museu. Quase que eu trouxe esse lindo Pato Donald.

Scholoss Ambrass

Localizado a 4,5 km do centro em uma colina, há 587 acima do nível do mar, está o conhecido Castelo de Ambrass, um castelo renascentista e uma das atrações mais populares do Tirol. Foi adquirido pelo Arquiduque Ferdinando II no século XVI por conta de seus belos jardins. Ele abriga as câmaras de arte e curiosidades e todos os tipos de coleções estranhas e maravilhosas que Ferdinand construiu. Acima do castelo fica o famoso salão espanhol, um exemplo notável da arquitetura alemã, com uma das coleções mais impressionantes de lá é a das armaduras de guerreiros de várias gerações. Endereço: Schlossstrasse 2. Horário: todos os dias das 10h as 17h. Preço: de 8 a 16 euros.

Olympia World

É um complexo de instalações esportivas que foi inaugurado em 1963. Ele serviu de parque olímpico nas olimpíadas de inverno de 1964 e 1973, bem como nas olimpíadas de inverno de 2012. Seu parque esportivo consiste em oito locais, entre eles o Tivoli Stadium e o Olympiahalle onde a cantora Pink se apresentou. Endereço: Olympiastraße 10. Horário: Segunda a domingo das 8h as 18h.

https://en.wikipedia.org/wiki/Olympiahalle_(Innsbruck)#/media/File:Olympiahalle_Innsbruck_2018-09-08.jpg


Alpine Zoo

Para quem gosta, o Alpine Zoo é um zoológico ao ar livre, nos pés das montanhas Nordkette. É o lar de vários animais raros, como lince, águias douradas e ursos marrons. É o único que concentra exclusivamente nos animais que habitam os Alpes. Um dos poucos zoológicos do mundo onde os animais ficam nas áreas abertas e os visitantes seguem por caminhos fechados dentro desses habitats. Endereço: Weiherburggasse 37a.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/Innsbruck-Alpenzoo-Haupteingang.JPG


ESQUI

Para quem deseja esquiar, sem dúvida Innsbruck é um dos melhores lugares do mundo, a cidade é conhecida pelos esportes de inverno, graças à sua localização nos Alpes. No entanto, se você não gostar de esquiar, pode pelo menos visitar as montanhas e admirar as vistas da paisagem ao redor.

Quando eu fui, a Norkette, a cordilheira mais famosa de Innsbruck e conhecida por Joia dos Alpes estava fechada.

Para chegar lá é preciso pegar o funicular de Hungerburg que é uma linha turística e muito utilizada. Essa ferrovia hibrida, fundada em 2007 conecta o distrito da cidade, partindo do Kongresshaus, passando pelas estações Löwenhaus, Alpenzoo, até chegar em Hungerburg. Estas estações são obras primas arquitetônicas da falecida arquiteta Zaha Hadid.

Chegando à estação de Hungerburg, a uma curta caminhada pela Praça Hermann Buhl em homenagem ao mundialmente famoso alpinista austríaco, chega-se à estação do teleférico. O primeiro sobe até Seegrube, que fica a 1.905 metros com a primeira vista panorâmica. Lá está o “Cloud 9” um bar em forma de iglu bem criativo.

De lá pegar outro teleférico para Hafelekar, a 2.256 metros de altura. Pode fazer uma caminhada até o cume HavelekarSpitze, a 2.334 metros para ter o visual dos alpes austríacos

Como estava fechado peguei um ônibus (gratuito) em frente a estação central de Innsbruck com destino a Axamer Lizum, uma vila, localizada a sudoeste de Innsbruck. O trajeto é muito charmoso, oferecendo visuais incríveis. O ônibus já vai cheio de esquiadores, eu realmente estava me sentindo fora da casinha.

A estância de Axamer Lizum é conhecida como o “Telhado Branco” de Innsbruck e é uma área de esqui para todos os níveis. Foi lá que foram sediadas as disputas de quase todas as modalidades Olimpíadas dos jogos de Inverno nos anos de 1964 e 1976.

O passe de esqui para o dia todo custa 34 euros por pessoa. A maioria das pistas são vermelhas (para níveis avançados), mas há pistas azuis (para quem está iniciando) Um dos meios para subida é um funicular que quase não se vê mais em estações de esqui.

ONDE COMER

No centro há vários restaurantes bem gostosos e vale a pena andar pela região escolher. Eu comi um delicioso hambúrguer no Elferhaus, na Herzog-Friedrich-Straße 11. O lugar é super aconchegante  e gostoso. Recomendo.

Eu adorei conhecer a cidade de Innsbruck, o centro é muito plano e fácil de andar, de todos os lugares consegui ter a vista maravilhosa dos alpes. A cidade velha realmente é sensacional e vale a pena a visita, repleta de lojas, restaurantes e edifícios centenários.

Eu passei somente um dia, até porque muitas atrações estavam fechadas, mas recomendo pelo menos 3 dias para que você conheça todas as atrações da cidade. Certamente quero voltar para conhecer o restante.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Innsbruck

Deixe uma resposta