
Atlantic Road ou Estrada do Atlântico é conhecida como a “Estrada no Oceano” e é considerada, pelo jornal Britânico Guardian, como a melhor viagem do mundo e uma das mais belas.
Ela foi aberta em 7 de julho de 1989. É preservada como patrimônio cultural e classificada como Rota Turística Nacional. A Atlantic Road foi eleita “Construção Norueguesa do Século” em 27 de setembro de 2005 e atualmente é a segunda estrada cênica mais visitada da Noruega.
Nos primeiros dez anos, os motoristas tiveram que pagar pedágio para dirigir, mas desde 26 de junho de 1999, a estrada é gratuita!
Tem cerca de 8,4 km de extensão e conecta a ilha de Averøy ao continente por meio de uma série de pequenas ilhas e ilhotas estendidas por um total de 8 pontes, sendo o trecho mais cênico entre Bud e a cidade de Kristiansund, ao norte de Molde.
Em 2009 a estrada foi a 9ª atração turística da Noruega, com mais de 258.000 visitantes de maio a agosto.
Há contrates enormes entre uma viagem em um dia ensolarado e tranquilo com uma viagem cheia de ondas em um dia de chuva forte. Mas, em qualquer uma das ocasiões, a experiência na Atlantic Road oferecerá lembranças para toda a vida.

COMO CHEGAR
A melhor maneira de percorrer a Estrada do Atlântico é de carro e as principais paradas incluem área de estacionamento. Vale a pena.
Eu optei por ir de ônibus. Reservei pelo site (clique aqui) e escolhi o bilhete ida e volta partindo de Molde. Paguei NOK 305.
O ônibus número 501 parte do terminal de ônibus de Molde com destino a Kristiansud.
É uma viagem de ida e volta de 2 horas e pode entrar e sair a vontade durante todo percurso. Segue abaixo os horários dos ônibus.
O percurso de Molde até a estrada demora um pouco, mas as paisagens são fantásticas. Sai de Molde com chuva e cheguei lá com céu mais claro.
PARADAS
Uma das principais paradas é Eldhusoya, uma ilha ao sudoeste de Averoya. Lá há um prédio com uma arquitetura impressionante, um café, informações turísticas e banheiros. (Estava fechado quando fui).
A trilha percorre o topo do prédio e é feito por uma passarela de grades suspensas ao redor da ilha. As vistas são fantásticas
A ponte mais impressionante e mais longa é a Storseinsund, uma maravilha que desafia a gravidade e que parece se enrolar no caminho de Eide para ilha de Averoy. Lá foi lugar de muitos anúncios de carros.
Há também a plataforma de observação de vidro de Askevagen, um pouco mais de 10 km ao norte de Bud que oferece uma vista panorâmica de 360º do arquipélago, oceano e costa.
O trajeto como um todo foi simplesmente fantástico. Eu adorei!! Mas, vou voltar para fazer dirigindo, dizem que é sensacional!
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Atlantic_Ocean_Road
Apaixonei!!! Que cenários espetaculares!!!! Imagino, bem imagino que um tour pela Atlantic Road seja mesmo inesquecível e faz todo sentido ela ser considerada a “Construção Norueguesa do Século”. Espero mesmo um dia poder percorrer e ver de perto tudo isso!
Realmente é inesquecível e vale a pena colocar no roteiro de quem visita a Noruega. Sim, sem dúvida, você verá isso de perto! Bjs
Caramba, que maravilha é a Atlantic Road! Não conhecia mas é óbvio que já quero ir né… duro é encarar o frio da Noruega jhehehehe
Gabriela, mas a beleza de lá compensa ficar alguns dias aguentando o frio. Bora para lá. kkkk
Bjs
Que cenário incrível A Atlantic Road. Fiquei curiosa… se essa estrada linda é a segunda rota cênica, imagino como será a primeira!!! A opção de ônibus me pareceu legal, em especial porque pode subir e descer quando quiser do ônibus. Tem ônibus em intervalos regulares?
Olá! Verdade, essa estrada é linda, amei conhecê-la. Sem dúvida é uma das mais cênicas de toda Noruega. Bem lembrado, atualizei o post com os horários dos ônibus. 🙂
Que legal! Nunca tinha visto a Atlantic Road. Parece linda mesma! Mas não ira na chuva não hahha
Acredita que quando eu fui, pensei que iria pegar a chuva toda na estrada, porque em Molde chovia muito. Mas, quando cheguei lá o tempo tava bom e o mar calminho kkkkkk
que demais mulher, vi no mapa e fiquei surpresa quanto ao norte é essa ponte! eu passei em oslo rapidinho e me apaixonei, quero conhecer a noruega no verão!
Ahh, isso eu também quero. Adoraria ir no verão para fazer diversos lugares que não fiz. Vamos? kkk
Oi. O ônibus funciona no inverno também? Em fevereiro? E tem parada no meio da estrada? Quanto tempo entre um ônibus e outro?
O ônibus funciona no inverno, mas eles não recomendam por conta de serem meses mais escuros (outubro a março). Tem parada no meio da estrada, mas o complexo fica aberto de inicio de junho a final de outubro. Eu mesmo peguei o complexo fechado e estava somente eu lá no meio da estrada. Há uma tabela com os horários dos ônibus no site. Se precisar me chama.