Bled é uma cidade bem pequena, que fica situada ao noroeste da Eslovênia, apenas 52 km da capital Liubliana. É conhecida pelo seu icônico Lago Bled.
COMO CHEGAR
Eu peguei um ônibus de Liubliana em direção a Bled Jezero. A estação rodoviária de Liubliana (Avtobusna Postaja) fica ao lado da estação de trem, na Trg Osvobodilne fronte 4. Eu comprei a passagem na hora, mas há opção de comprar pelo site.
O trajeto demorou em torno de 1 hora e meia e custou 14,50 euros (ida e volta), me deixando bem pertinho do castelo e do lago.

O QUE FAZER
Um dia em Bled é tempo suficiente para ver todos os pontos turísticos, mas se decidir passar uma noite lá, com certeza vai aproveitar o máximo. Eu fiquei realmente um dia, não pernoitei na cidade.
Assim que desembarquei do ônibus, resolvi dar uma volta para conhecer a região e logo me deparei com o ponto turístico mais famoso da cidade.
LAGO BLED
O lago em sim tem 2 km por 1,4 de largura e 30 metros de profundidade. Ele é facilmente acessível a pé e a caminhada de 6 km ao redor dele, pelas trilhas pavimentadas e de cascalhos, é realmente, imperdível. É a orla mais charmosa dos Balcãs, com certeza.
No verão a temperatura da água da superfície atinge 25ºC, o que é adequado para nadar, mas no inverno , se o lago congela é usado para patinação no gelo.
É bem legal fazer essa caminhada com calma, apreciando a beleza e tirando várias fotos. Ao redor do lago há vilas do século XIX, além de um maravilhoso dossel de árvores.
ILHA DE BLED
A ilha é famosa não apenas pela sua beleza, mas também porque é a única ilha eslovena. A melhor maneira de chegar lá é através de um barco tradicional de Pletna (um barco tradicional feito de madeira, similar a uma gôndula). Eu acabei não indo, porque como era baixa temporada, não havia passeios para lá e nem aluguel de barcos particulares.
Chegando lá há uma escada com 99 degraus que levam aos poucos edifícios da ilha. A escada é do século XVII e foi preservada como o restante dos edifícios de lá. Uma das tradições locais nos casamentos é que o marido conduza a noiva pelos 99 degraus e que a noiva permaneça calada durante o percurso, para que seu casamento seja feliz.
IGREJA DA ASSUNÇÃO
A igreja de Peregrinação da Assunção de Maria é o símbolo da ilha. Ela foi construída no século XV, embora a ilha fosse habitada muito antes. Ela foi reformada no século XVII, após danos causados por terremotos. Ela possui uma sinaleira de 54 metros de altura. Um da das lendas locais é que um desejo seu será realizado e você terá muita sorte se você tocar a campainha da igreja 3 vezes (não custa tentar, né? rssss)
Esse castelo medieval romântico, fica em uma posição privilegiada, a 130 metros acima da água. O castelo tem mais de 1.000 anos, tornando-se o mais antigo castelo e um dos pontos turísticos mais visitados da Eslovênia.
Para chegar ao castelo é preciso fazer uma caminhada bastante íngreme, mas vale o esforço, pois a vista de lá é maravilhosa.
O Castelo realmente é uma fortaleza medieval, com torres e muralhas românticas e prédios renascentistas. Ele foi construído no século XI para fins de defesa, mas sofreu modificações e acréscimos ao longo dos séculos, de modo que a maioria do que vemos agora remonta ao século XVI.
Após subir, cheguei ao lugar onde se compra os tickets e comecei a visita. Na época (março de 2015), paguei 9 euros para entrar. Para ver os preços atuais, clique aqui.
Horários: O castelo está aberto o ano todo das 8h00 as 18h00 de novembro a março, das 8h00 as 20h00 de abril a junho, setembro e outubro e das 8h00 as 21h00 de julho a agosto.
Os edifícios do castelo estão dispostos em dois pátios ligados por escadas. Originalmente, o pátio superior era o edifício residencial e o inferior era para as “funções de trabalho” do castelo.
No andar inferior está a Graiska Tiskarna (oficina de impressão). Lá está uma impressora que demonstra o mesmo processo de impressão usado no século XIV. Ela é de madeira reconstruída e usada com papel artesanal e letras de chumbo armazenadas em maiúsculas e minúsculas.
O Museu Bled Castle fica no andar superior e tem uma exposição que descreve a história do lago e dos assentamentos locais. Encontrei também coleção de itens típicos como: armas, moedas antigas e achados arqueológicos.
A capela do castelo, que foi construída no século XVI, também fica no pátio superior e é dedicada ao bispo S. Albuin e St. Ingenuin.
De lá do andar superior, também tem-se uma vista panorâmica de todo lago e da ilha e Bled, que é de tirar o fôlego.
Do outro lado, no horizonte estão os picos nevados dos Julian Alps.
Além disso, há uma lojinha para compras de souvenires. Eu comprei um chocolate com frutas, delicioso e recomendo.
ŽUPNIJSKA CERKEV SV. MARTINA
Esta linda igreja neogótica é a igreja paroquial de St. Martin em Bled. Foi desenhada por Friedrich von Schmidt em 1905. Ela fica bem na descida do castelo.
MIRANTE OJSTRICA E MIRANTE MALA E VELIKA OSOJNICA
Sem dúvida, uma das vistas mais lindas do Lake Bled. As trilhas começam bem pertinho do Camping Bled.
A subida para Ojstrica leva cerca de 20 minutos, é curta, mas íngreme e oferece uma vista panorâmica do Lago Bled. No lado sul de Velika Zaka, siga a trilha marcada para a floresta, onde, depois de alguns minutos a pé, chega-se ao caminho mais amplo, onde vira à direita. Siga o caminho para o pequeno vale e siga as indicações para Ojstrica à direita.
A subida para o Mala Osojnica levará cerca de 45 minutos ao longo de um caminho íngreme da floresta, e você precisará de 20 minutos para chegar ao topo da Velika Osojnica. A mais bela vista e populares do Lago Bled são de lá.

O desfiladeiro de Vintgar fica a 4 km ao norte do lago, há 15 minutos do lago. O local foi descoberto por Jakob Žumer e Benedikt Lergetporer em 1891.
Pode-se chegar lá pelo Shuttle, que parte do terminal de ônibus, mas só e fornecido pela cidade durante o verão, com agências de turismo ou alugando um carro.
Ele tem 1,6 km de extensão. Passa pelo Rio Radovna, formando várias piscinas e cachoeiras pelo caminho. A maior parte do caminho é feito em pontes e passarelas através das rochas e o percurso leva em torno de 1 hora.
Horário: 8h00 as 18h00 de abril, maio e setembro, 7h00 as 19h00 de junho a agosto e das 9h00 as 16h00 outubro e novembro. Fechado de dezembro a março.
Infelizmente só fica aberto na época de temporada (eu fui em março), portanto eu não consegui ir. (Sem dúvida, quero voltar para região para conhecer).

KREMNA REZINA (KREMSNITA)
Antes de terminar a viagem, lógico que quis experimentar uma fatia do famoso bolo de creme de Bled, conhecido como Kremna Rezina. É possível encontrar esse bolo em diversos cafés na região, mas ele se originou no Restaurante Park e Café em 1953. É feito de ovos, creme, leite e uma pequena quantidade de açúcar, consiste em camadas de massa folhada, creme e chantilly e depois coberta com glacê. É realmente gostoso, mas eu ainda prefiro algo com chocolate.

Sem dúvida, Bled era um dos lugares que sonhava em conhecer. Realmente não me arrependi, é um dos lugares mais lindos da Europa Central. Para andar por lá, eu recomendo, como sempre, usar sapatos bem confortáveis e ir passeando com calma para conhecer tudinho.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Bled
NÃO CONHEÇO AINDA A ESLOVÊNIA, ACHEI MARAVILHOSAS SUAS FOTOS DO LAGO BLED! JÁ ANOTEI AS DICAS PARA QUANDO PUDER VIAJAR PRA LÁ 🙂
Oi Marcela, que bom que gostou! Sem dúvida, não vai se arrepender de viajar para lá.
Conhecer a Eslovênia está nos meus planos para quem sabe ano que vem e adorei fazer esse passeio de 1 dia em Bled através das suas fotos que ficaram lindas.
Sil, que legal!! Sem dúvida, Bled não pode ficar de fora do roteiro.
Obrigada pelo elogio das fotos 🙂
Tenho muita vontade de conhecer Bled! E não sabia que tinha ônibus tão fácil para lá. Ótimas dicas, adorei! 🙂
Sim, Carina, dá para fazer um bate e volta como eu fiz, ou curtir mais tempo lá. Super recomendo 🙂
Que lugar mais mágico. Ainda não conheço Bled mas está mais que na lista a algum tempo, vou seguir seu post quando for, obrigada.
Que legal Carolina que gostou. É realmente mágico esse lugar, encantador! Vale a pena colocar em um roteiro sim.
Seu passeio de 1 dia em Bled rendeu bastante heim… que linda a Eslovênia, estou apaixonada por esses cenários.
Ahhh, eu adoro contar minhas viagens, então, rende mesmo kkkkk. Os cenários são encantadores, fácil se apaixonar né?