Roteiro de 1 dia em Kutna Hora, na República Tcheca

Kutna Hora é uma pequena cidade, na República Tcheca. A cidade é mundialmente famosa por conta do seu famoso Ossuário de Sedlec ou Capela dos Ossos, que é Patrimônio Mundial da UNESCO e atrai diversos turistas.

A cidade fica no topo de uma mina e devido sua topografia, a parte mais nova da cidade não se desenvolveu em torno da cidade velha, mas a leste dela. Lá se encontra o distrito de Sedlec, com outro pequeno centro histórico.

COMO CHEGAR

A cidade fica há 65 km a leste de Praga, perfeita pra um bate e volta. Para chegar lá eu peguei o trem de Praga, na Hlavní Nádraží até Kutna Hora Město. O trajeto demorou em torno de 1 hora e 15 min.

O QUE CONHECER

Em primeiro lugar fui até o distrito de Sedlec, que é lar de dois pontos turísticos.  Para chegar lá, é preciso mudar de trem com destino a Kutna Hora Sedlec. O trajeto entre as duas estações demora em torno de 7 minutos.

Katedrála Nanebevzetí Panny Marie a Sv. Jana Křtitele
No caminho entre o ossuário e a estação está a Catedral da Assunção da Virgem Maria e São João, Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa é a catedral mais antiga da Europa Central, construída em 1320 e reconstruída em estilo gótico barroco em 1709. Localização: U Zastávky 280, Sedlec. Preço: 50 CZK.

Kostinece Ossuary
Essa pequena capela dos ossos, fica há 2,5 km do centro de Kutna Hora e está localizada abaixo da igreja cemitério de Todos os Santos.  Estima-se que contenha 40.000 esqueletos. O local é uma das atrações turísticas mais populares da República Tcheca. Atraindo cerca de 200.000 visitantes por ano. Localização: Zámecká 127, 284 03 Kutná Hora. Preço: 90 CZK.

CENTRO HISTÓRICO

Peguei um trem novamente para estação Kutná Hora Město e me dirigi aos outros pontos turísticos na parte central da cidade.

Vlašskí Dvůr (Corte Italiana)
Esse palácio foi sede da Casa da Moeda Central de Praga. Após a sua reconstrução no final do século XIV, a corte italiana tornou-se uma residência real. Atualmente o prédio funciona como Prefeitura, Museu da Cunhagem de Moedas e o Museu de Lendas e Fantasmas. Localização: Havlíčkovo nám. 552, 284 01 Kutná Hora.

Kostel Svateho Jakuba
Localizada bem no centro da cidade, a igreja de St. James é a igreja de pedra mais antiga de Kutna Hora. Pela altura incomum de sua torre, era chamada de “Igreja alta”. Ela foi projetada com duas torres, mas como o terreno era instável a segunda torre ficou inacabada.  Localização: Jakubská 1, Kutna Hora. Preço: Entrada Gratuita

Hrádek  (Museu da Prata)

O Museu da Prata está instalado em um edifício gótico Hrádek (Pequeno Castelo). Inaugurado em 1996, o museu abriga exposição de mineração, o processo do minério, a vida dos mineiros e maquinário original do século XVI. Localização: Barboská, 28; 284 01 Kutna Hora.

Jezuitská kolej
O colégio Jesuíta foi construído entre 1667 e meados do século XVIII. Este edifício barroco, Patrimônio Mundial da UNESCO, foi projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Domenico Orsi. Um terraço artificial foi criado em frente ao prédio, cercado por um muro baixo, onde foram colocadas 13 estátuas de santos. Ele deveria se parecer com a Ponte de Carlos de Praga.

Kaple Boziho Tela
A capela de Corpus Christi fica bem próxima à igreja de Santa Barbara. Foi fundada como uma capela cemitério com um ossuário, na mesma época da construção da Igreja Santa Bárbara. Na época dos Jesuítas ela serviu como oratório. Localização: Barboská 685, 284 01 Kutna Hora.

Chrám sv. Barbory
A igreja de Santa Bárbara também é listada como Patrimônio da UNESCO. É uma igreja gótica com um design diferenciado, sua construção foi iniciada em 1388, como importante símbolo de proteção dos mineiros da cidade e finalizada após 500 anos, em 1905. Localização: Barboská, 284 01 Kutna Hora. Preço: 120 CZK.

Galerie Středočeského Kraje
A GASK (Galeria da Região da Boêmia Central) está localizada no antigo Colégio Jesuíta. Ela abriga exposições temporárias e permanentes. Localização: Barboská 51-53, 284 01 Kutna Hora. Preço: 100 CZK.

Kamenná kašna
A Fonte de Pedra localizada na Praça Rejsek foi construída em 1496 pelo mesmo arquiteto que trabalhou na Igreja de Santa Bárbara. A fonte de doze lados tem 4 metros de altura e originalmente tinha um teto hexagonal. Na época da mineração da idade média, o abastecimento foi cortado, o que resultou na falta de água potável pela cidade, e com a construção da fonte foi resolvido o problema, pois ela servia como reservatório de água. Dizem que a noite á fonte é iluminada, para quem fica na região é um ótimo passeio noturno. Localização: Rejskovo namesti, 284 01 Kutna Hora.

Kostel sv. Jana Nepomuckého
A igreja de São João de Nepomuceno foi construída em meados do século XVIII e é a única igreja barroca de Kutna Hora. Dizem que seu interior é muito lindo e decorado, mas eu acabei não entrando. Localização: Husova 120, 284 01 Kutna Hora.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kostel_sv._Jana_Nepomuck%C3%A9ho_(Kutn%C3%A1_Hora),_Husova,_Kutn%C3%A1_Hora.JPG

Kamenný Dům
A casa de pedra foi construída no século XV e é considerada um dos monumento mais importantes da arquitetura gótica em Kutna Hora. Esta na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.  A casa pertencia ao burguês Prokop Kroup que foi promovido à nobreza em 1499 e hoje está sob a gestão do Museu Tcheco da Prata. Localização: Václavské nám. 183, 284 01, Kutna Hora.

https://3.bp.blogspot.com/-KI6Rt9IHO68/XxRpmzdHlTI/AAAAAAAAKAc/QD7456DlmdEXRY0pinfnDYnHbhtl-VjWgCLcBGAsYHQ/s1600/kutnahora4c.jpg

Mariánský morový sloup
A Coluna da peste, que fica na Šultysova, foi construída em 1713 como lembrete da epidemia da peste. Ela tem 16 metros de altura e no topo a imagem da Virgem Imaculada. Localização: Šultysova, 284 01 Kutná Hora.

Palackého nám.
É a praça mais famosa do centro de Kutna Hora, é lá que está localizado o Lego Museum com mais de 1000 modelos originais. Localização: Palackého nám 377/5, Kutna Hora.

ONDE COMER

Restaurant Dačický
Eu não comi na cidade, acabei fazendo um lanche na própria estação antes de retornar para Praga, mas fiquei sabendo de um restaurante histórico no centro da cidade que serve comida típica e, para quem gosta, deliciosas cervejas.

http://www.bestfoodprague.com/pivnice-dacicky/i/508

Eu particularmente gostei bastante do passeio, a cidade é bem agradável. Recomendo para quem  está em Praga e quer conhecer os arredores.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kutn%C3%A1_Hora

 

 

 

Deixe uma resposta