Conheça a História de Papai Noel

Eu amo história e quando criança, eu assisti um filme chamado: “Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel“. O filme que passava todo natal no SBT (antiga TVS) é de 1985 e foi estrelado por Dudley Moore, John Lithgow e David Huddleston, além das crianças Christian Fitzpatrick e Carrie Kei Heim como Cornélia. Mas será que a ficção é parecida com a real História de Papai Noel? E por que, então, não pesquisar para conhecer um pouco mais sobre a história e como nasceu Papai Noel?

http://www.sbtpedia.com.br/2015/12/o-dia-na-historia-23121988-sbt-estreia.html

Estudiosos contam que a história de Papai Noel está atrelada a São Nicolau (St. Nicholas). Nicolau, como era conhecido, foi um bispo que nasceu na Turquia em 280 D.C. O bispo costumava ajudar as pessoas pobres da cidade de Mira, deixando saquinhos com moedas de ouro nas chaminés das casas. Foi reconhecido como Santo pela igreja após cinco séculos mais tarde, pois várias pessoas relataram milagres atribuídos a ele. A partir daí, o dia 6 de dezembro passou a ser celebrado como dia de São Nicolau.

Neste dia, as crianças aguardavam ansiosas por presentes distribuídos por um homem velho que usava trajes de um bispo. Foi então que a ideia do  “bom velhinho” deu os seus primeiros  passos. Sua associação como símbolo natalino aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.

http://www.portaldasmissoes.com.br/noticias/view/id/2707/santo-sao-nicolau-origem-do-papai-noel.html

Roupas

Até o final do século XIX, Papai Noel tinha roupas de inverno na cor marrom ou verde escura (com detalhes prateados ou brancos), típico dos lenhadores e costumava usar um gorro verde na cabeça.

noel-primeiras-roupas-600x600

Porém em 1886, o cartunista alemão, Thomas Nast, criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista norte americana Harper’s Weeklys neste mesmo ano. Esse desenho se assemelhava a um gnomo da floresta. Com o passar dos anos, ele foi melhorando e o velhinho ganhou uma barriga protuberante, estatura e a famosa barba branca.

Foi em 1931 que Haddon Sundblon, contratado pela Coca Cola, desenhou o traje em um padrão vermelho das vestimentos do bom velhinho. Em uma campanha publicitária a Coca Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast que também eram as cores do refrigerante. Tal campanha foi destinada a promover o consumo do refrigerante no inverno (período em que as vendas eram baixas). A campanha publicitária fez tanto sucesso que espalhou a imagem de Papai Noel pelo mundo.

https://www.ifd.com.br/marketing/o-criador-da-imagem-do-papai-noel-da-coca-cola/

Porém em alguns países da Europa São Nicolau continua popular e a roupa está ainda próxima as roupas religiosas, incluindo a mitra de um bispo.

papai_noel_blumenews_07

Nomes

Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel (noel é natal em francês) e em Portugal de Pai Natal. Na Alemanha se chama Weinachtsmann (homem do natal); na Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru e Uruguai se chama Papá Noel. Na França de Père NoëlFat, na Holanda de Kerstman (homem do natal), na Itália de Babbo Natale, na Inglaterrade Father Christmas e na Rússia de Ded Moroz.

10858418_1051522111530302_5536518225469427205_n

Lendas

Conforme a versão americana, Papai Noel mora em uma casa no Polo Norte, em uma terra de neve eterna. A lenda também conta que Papai Noel vive com a sua esposa (mamãe Noel), incontáveis Elfos mágicos e nove renas voadoras.

alaskatrip09jan07-04northpole1500

Na versão europeia diz-se que ele reside nas montanhas de Korvatunturi, na Lapônia, mas propriamente na cidade de Rovaniemi, na Finlândia, onde existe hoje o Santa Claus Village (uma atração turística do local). Criou-se inclusive um endereço oficial como residência do Papai Noel, que recebe cartas de todo planeta.

Na versão Brasileira, a cidade de Penedo, no Rio de Janeiro e se autodeclarou como “Residência de Verão do Papai Noel”.

DSC_0388

Uma das pessoas que ajudaram a espalhar a lenda do papai noel foi Clement Clark Moore (professor de literatura grega do Nova York). Ele lançou um poema que chama “Uma visita de São Nicolau”, de 1822, escrito para seus seis filhos.

https://www.youtube.com/watch?v=hilcNtDjr8c

O poema contava que os antigos lapões (habitantes da Lapônia) viviam em pequenas tendas (parecidas com iglus) que eram cobertas com pele de rena. E que a entrada da casa era um buraco no telhado.

https://www.hymnsandcarolsofchristmas.com/Poetry/XMAS_In_Art_And_Song/A_Visit_From_St_Nicholas.jpg

Existe outra lenda que diz que Rudolph (uma rena conhecida) entrou para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante que ajudava a guiar as outras renas durante as tempestades. Essas são as únicas renas do mundo que sabem voar, pois ajudam a entregar os presentes para as crianças do mundo na noite de natal.

Santa-reindeer-blog
https://eruthvenstevenson.com/2015/12/24/santas-reindeer/

Essa lenda foi retratada no filme “Rudolph”, a rena do nariz vermelho.

Rennesfr2

A partir do século XIX surgiu no mundo o ato de enviar cartas ao Papai Noel, ou seja, os pais das crianças leem as cartas delas, e com a condição de serem bem comportadas durante o ano, recebem o presente como de autoria do Papai Noel.

Como existe o endereço oficial e um website (clique aqui) muitas das cartas que chegam lá são respondidas.

https://www.lapland.fi/visit/only-in-lapland/how-to-write-a-letter-to-santa-claus/

No Brasil, os correios que recebem as cartas que são endereçadas ao Papai Noel desde 2001 e são selecionados de acordo com o contexto e com o valor financeiro do presente. As respostas são respondidas pelos funcionários dos correios e por diversos voluntários que apadrinham uma criança.

MINHA MENSAGEM!!!

Desejo à todos um FELIZ NATAL e que o PAPAI NOEL traga muito amor, saúde e paz para todos.

21900-Natal3

Fonte:
http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm
http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/a-origem-do-papai-noel.htm
http://fatoefarsa.blogspot.com.br/2013/08/voce-conhece-verdadeira-historia-de.html

Deixe uma resposta