Dicas e passos para planejar 1 viagem sozinha.

Como planejar uma viagem sozinha? Essa é uma pergunta que sempre ouço nas palestras que ministro para grupo de mulheres. Viajar sozinha é tudo de bom, mas para aquela viagem sair perfeita é preciso seguir alguns passos.

Segue abaixo uma listinha dos principais passos para planejar uma viagem sozinha.

DEFINIR O DESTINO

Definir o destino é o primeiro passo para você planejar a sua viagem. Geralmente eu considero a parte mais difícil, pois existem vários lugares incríveis que queremos conhecer.

Leve em conta o objetivo de sua viagem. Se você vai descansar ou curtir, se prefere visitar praias ou montanhas e o que prefere conhecer.

Geralmente faço uma lista de alguns lugares que eu mais gostaria de conhecer e depois inicio minhas pesquisas. Pesquiso os lugares turísticos, a gastronomia, a cultura local e como são tratadas as mulheres nesses lugares. Só então, eu escolho o meu destino!

DURAÇÃO E DATA DA VIAGEM

Após decidir o destino é importante que você verifique qual a data e a duração dessa viagem para que seja possível comprar as passagens com certa antecedência e já iniciar o desenho de seu roteiro de viagem.

Eu trabalho por conta e sempre vejo a época que tenho menos demanda de trabalho, apesar de sempre trabalhar um pouco de lá. Quando eu trabalhava como CLT sempre combinava com minha gestora e com a empresa o período de minhas férias para depois definir a duração e a data de minha viagem.

ROTEIRO DE VIAGEM

Após definir a data e a duração da viagem, o próximo passo é desenhar o roteiro de sua viagem. Tente organizar o seu dia por períodos (manhã, tarde de noite), como fará para se locomover entre suas atividades e quais meios de transporte utilizará.

Pesquise também sobre a melhor época para viajar para aquele destino, o clima (temperatura local e períodos de chuvas). Saiba se o local tem risco de furações, terremotos, vulcões, entre outros.

Se você tiver tempo e gostar, pode iniciar a pesquisa no próprio Google ou nos diversos blogs de viagens. Caso não tenha tempo, ou não saiba, sempre oriento buscar uma agência de viagens ou um profissional especializado Travel Designer, que fará o roteiro sob medida para você. Saiba mais aqui.

ORÇAMENTO DE VIAGEM

Um dos passos mais importantes é definir o quanto você irá gastar por dia, quanto irá levar na sua viagem e se levará além do dinheiro, cartões de crédito, débito e/ou pré-pago. Tente pesquisar sobre os principais gastos de sua viagem e os preços do destino. Pense em gastos com hospedagem, transporte, alimentação, compras e ingressos das atrações. Leve em consideração a valorização ou desvalorização da moeda de seu país em relação à moeda local.

Eu sempre tenho uma planilha em mãos e vou calculando todos os gastos estimados, levando em conta todos os hotéis que eu ficarei, quais os transportes que utilizarei nas cidades que vou passar, quais são os custos de todos os passeios que quero fazer, entre outras.

COMPRA DAS PASSAGENS AÉREAS

Definido o seu orçamento de viagem a próxima etapa é comprar as suas passagens. Use e abuse dos aplicativos e buscadores de passagens aéreas.

Eu sempre procuro comprar as minhas passagens com certa antecedência e sempre que viajo elas já estão praticamente pagas.

ESCOLHA A HOSPEDAGEM

Já com as passagens aéreas você já pode escolher onde irá se hospedar. A definição do tipo de hospedagem depende do seu orçamento de viagem (hostel, bed & breakfeast, pousada, hotel de rede, hotel boutique, apartamentos, entre outros).

Após a minha pesquisa e a definição do que irá caber no meu orçamento de viagem, procuro fazer a reserva com a opção de pagar no local e também com opção de cancelamento gratuito. Sempre comparo os valores das diárias x localização x conforto para poder decidir, levando em conta a questão mais importante que é a segurança.

CONTRATE UM SEGURO DE VIAGEM

Em muitos lugares a contratação do seguro viagem é obrigatório, mas mesmo que não fosse, nunca é bom contar com a sorte. Tenha em mente que sempre estamos sujeitos a um acidente, a uma doença e até mesmo perda ou furto de cartões e documentos. Avalie sempre as coberturas oferecidas x valores cobrados.

Para cotar seu Seguro Viagem clique aqui

Embora viajar sozinha possa parecer assustador, é uma ótima oportunidade para se transformar. Tenho certeza que com essas dicas básicas e seguindo todos esses passos você se sentirá mais segura para iniciar o planejamento de sua viagem solo.

Vanessa Orfão Travel Designer

6 comentários sobre “Dicas e passos para planejar 1 viagem sozinha.

  1. MARCIA ROSA 19 19-03:00 novembro 19-03:00 2020 / 17:27

    Excelente artigo. Meus filhos pensam em fazer algum tipo de intercâmbio … Vc conhece sobre este tipo de viagem?

    • Vanessa Orfao 25 25-03:00 novembro 25-03:00 2020 / 13:43

      Márcia, sim, posso ajudá-los nessa decisão. Conte comigo!

  2. Nuno França Blog 23 23-03:00 novembro 23-03:00 2020 / 09:21

    São excelentes dicas, que também se aplicam a casais. 🙂
    Continua!
    Boa semana! 🙂

  3. Cleia Pinheiro 25 25-03:00 novembro 25-03:00 2020 / 13:59

    Excelente para pessoas que querem viajar sozinhas.

    • Vanessa Orfao 25 25-03:00 novembro 25-03:00 2020 / 13:59

      Sim, que tal já planejar a sua?

Deixe uma resposta