Visita a Carlsberg, a famosa cervejaria da Dinamarca

Carlsberg é uma cervejaria que foi fundada em 1847 por JC Jacobsen. Sua sede está na cidade de Copenhague, na Dinamarca. É uma marca mundialmente conhecida, embora quase não visualizamos ela no mercado brasileiro.

LOCALIZAÇÃO
Gamle Carlsbergvej 11

COMO CHEGAR

A Cervejaria Carlsberg está localizada no distrito de Vestborn, em Copenhague e existem algumas formas de chegar lá. Eu optei por ir de transporte público. Peguei o trem da estação central para estação Enghave. De lá fui andando até a cervejaria  que fica a 10 minutos da estação. O caminho é bem sinalizado

SELF-GUIDED TOUR

Como a região estava em reforma os trabalhos de guia estavam suspensos. Pude, porém, fazer a visita autoguiada. O ingresso adulto custa 100 DDK e dá direito, além da visita, a degustação de uma cerveja ou um refrigerante. Para quem tem o cartão Copenhague a visita é gratuita.

Horário: de terça a domingo das 10h00 as 17h00

Na entrada a gente recebe um pequeno mapa de instruções de como seguir.  A visita dura em torno de 90 minutos.

OLD BREWHOUSE

Essa primeira experiência faz com que a gente entenda um pouco da história de J. C. Jacobsen.

BOTTLE COLLECTION

Subindo as escadas, logo acima das bilheterias está a sala de uma das maiores coleções de cervejas fechadas do mundo. Existem cerca de 5 linhas empilhadas com garrafas de cerveja da Dinamarca e de todo mundo, inclusive da Ásia. Lá está o icônico rótulo Caslberg de 1904.

Um engenheiro dinamarquês chamado Leif Sonne teve a brilhante ideia de coletar garrafas de cerveja fechadas em 1968. Em 1993, ele transferiu a coleção para Carlsberg. A coleção de mais de 22.000 garrafas foi certificada pelo Guinness World Records como a maior coleção de cerveja engarrafada do planeta Terra.

Depois de sair da coleção de cervejas, fui em direção ao restante do edifício, onde pude conhecer um pouco sobre a história da Fundação da Carlsberg e um pouco da fabricação da cerveja.

A história

Em 1835 com a morte de seu pai, JC Jacbsen assume a cervejaria que era dele. Jacobsen faz, em 1836, a sua primeira viagem de estudos para investigar a técnica de fabricação de cerveja fermentada.

JC Jacobsen começa a fabricar a cerveja fermentada em 1845, mas somente em 1847 que é fundada a Fundação da Cervejaria Carlsberg, Ela recebeu o nome de Carl, filho de Jacobsen e a palavra dinamarquesa “bjerg”, que significa “colina”. A aprovação internacional só veio 21 anos depois, em 1868, quando a cervejaria Carlsberg faz suas primeiras exportações para Grã-Bretanha.

Durante toda a sua vida, ele é impulsionado por uma paixão insaciável pela bebida perfeita e pelo desejo de aproveitar o potencial da ciência cervejeira. Ele fundou o Laboratório Carlsberg em 1875 para estudar operações de fabricação de cerveja, malte e fermentação. Um ano depois a Fundação Carlsberg assumiu a administração dele.

Carl Jacobsen cresceu e assumiu a responsabilidade pela administração da empresa em 1880. No entanto, pai e filho não concordavam sobre seus métodos de produção. Depois de brigar com o pai, Carl decidiu construir sua própria cervejaria ao lado do local em 1881. Seus nomes, então, foram alterados para Old Carlsberg e New Carlsberg.

Em 1883, o professor Emil Christian Hansen faz uma descoberta revolucionária, encontrando uma maneira de cultivar e isolar o fermento puro. Suas descobertas revolucionaram a produção mundial de cerveja. Até hoje, a maioria das marcas de cervejas se baseia no conhecimento que a JC Jacobsen compartilhou generosamente com os fabricantes de cerveja de todo o mundo, afinal o método não foi patenteado.

A reconciliação de pai e filho só se deu em 1886, pouco antes da morte de JC Jacobsen. Em 1906, as duas cervejarias foram fundidas novamente com o nome de Carlsberg Breweries.

A entrada da cervejaria, Porta do Elefante, é considerada o marco mais famoso da área. Foi construído em 1901 por Vilhelm Dahlerup como entrada da cervejaria New Carlsberg. Consiste em 4 grandes elefantes de granito que simbolizam os 4 filhos sobreviventes de Carl. A escolha do símbolo do elefante é porque representa força, lealdade e diligência, combinação perfeita para o seu lema Laboremus Pro Patria (vamos trabalhar pelo nosso país).

Entre os anos 1968-1981, a Carlsberg aumenta seu foco internacional ao abrir cervejarias em várias partes do mundo. A primeira cervejaria no exterior foi inaugurada em 1968.

Em 2008 a Carlsberg adquire 50% da Scottish & Newcastle e obtém o controle total de, entre outras, várias cervejarias russas e do báltico, incluindo as Baltika Breweries.  Nesse tempo, também mudou o nome para Grupo Carlsberg.

O Carlsberg Research Laboratory refaz uma cerveja de 1883, em comemoração aos 170 anos da empresa, usando o fermento puro original em 2016. A conquista ocorreu após uma descoberta espetacular de uma das primeiras cervejas Carlsberg em uma antiga adega, em Copenhague.

A Carlsberg é o quarto maior grupo cervejeiro do mundo hoje, com cervejarias em 35 países e mais de 500 marcas.

SCULPTURE GARDEN

Carl Jacobsen era um colecionador de arte apaixonado, ele doou a estátua da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen para Copenhague.

Além dessa escultura, o jardim abriga uma pequena parte da coleção de Jacobsen.

STABLES

Nos estábulos podem-se ver os grandes cavalos de tração que desempenharam um papel importante nas entregas de cerveja de Carlsberg.

É possível fazer uma curta viagem em uma das carruagens. Os cavalos são realmente lindos.

BRAND STORE

A Loja oficial da Carlsberg oferece de tudo, de cervejas artesanais a uma ampla variedade de equipamentos e mercadorias da marca Carslberg. Eu adorei e comprei algumas coisinhas, só para variar (rss).

Existe uma loja online onde também é possível fazer essas compras, clique aqui.

JACOBSEN BREWHOUSE & BAR

O Jacobsen Brewhouse & Bar sem dúvida é um lugar para desfrutar de um almoço e tomar uma cerveja. O cardápio é da cozinha nórdica, baseada principalmente em produtos locais.

É possível ver algumas chaleiras  de cobre original.

Para quem gosta, pode testar as habilidades olfativas cheirando os ingredientes e identificando aromas.

Para ter direito a degustação da cerveja ou de um refrigerante é preciso mostrar o voucher da visita para o atendente do bar.

** A visita a Carlsberg está temporariamente fechada para uma grande reforma e modernização. Eles planejam reabrir agora em 2020. Você pode ler mais em clique aqui.

https://www.itsfivehere.com/visit-carlsberg-tour-carlsberg-brewery-copenhagen/

Mas assim que voltar, vale muito a pena fazer a visita, mesmo que você não goste de cerveja, como eu, para saber mais sobre a fascinante história local. E para quem gosta, sem dúvida, poder cheirar os ingredientes e provar a famosa Carlsberg Pilsner.

Fonte:
https://www.carlsberg.com/en/
https://www.carlsberggroup.com/

 

Anúncios

Deixe uma resposta