Roteiro de 1 dia em Riga, a capital da Letônia

Riga é a capital da Letônia e a maior cidade dos três estados bálticos. O centro histórico de Riga é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

COMO CHEGAR

Optei por ir de ônibus para lá. Sai de Tallin, Estônia as 19h00 com destino a Riga pela Ecolines.  A viagem demorou 3 horas e 50 minutos e chegou na Rodoviária por volta das 22h50.

ONDE FICAR

Fiquei hospedada no Rija Irina Hotel, que fica localizado no centro de Riga em um edifício histórico do outro lado da rua da estação ferroviária de Riga. Todos os quartos tem TV a cabo, cofre, banheiro e Wi-fi. O hotel funciona 24 horas por dia e fornecem informações turísticas na recepção.

Endereço: Merķeļa iela 12, Riga, LV-1050, Letônia
Clique aqui para reservar

O QUE FAZER

O centro histórico medieval de Riga fica apenas 500 metros do hotel onde estava hospedada, por isso optei por iniciar minhas andanças por lá.

BASTEJKALNA PARKS

É um parque localizado no coração da cidade velha. É lá que está a Casa de ópera de Riga. Nela também se encontra uma estatua de bronze de George Armitstead. Ele foi prefeito de Riga em 1901 e recebeu a cidadania honorária da cidade.

LATVIAN  NATIONAL OPERA  / NATIONALOPER

É uma casa de ópera localizada no centro de Riga, ao lado do canal. É o orgulho da vida musical e cultural da cidade. Foi construída em 1863 como teatro alemão e completamente restaurada em 1995. Do lado de fora, assemelha-se ao Teatro Bolshoi em Moscou e o interior é extremamente elegante. Seu salão tem excelente acústica e é o local para apresentações de ópera e balé, além de shows. Localização: Aspazijas bulváris 3.



PETERA BAZNICA / ST. PETRIKIRCHE

A Igreja de São Pedro é um dos muitos imponentes edifícios de tijolos de Riga. A primeira igreja neste local foi construída em madeira em 1209 e reerguida como uma igreja de pedra. Em 1997 a UNESCO incluiu na sua lista de Patrimônio Cultural da Humanidade. Um elevador na torre da igreja leva os visitantes a uma plataforma de observação com uma excelente vista dos telhados da cidade velha. Antes da segunda guerra mundial era o mais alto edifício de madeira na Europa. Horário: De terças a sábado das 10h00 as 19h00 e aos domingos das 12h00 as 19h00. Localização: Reformãcijas laukums 1.

BREMENES MUZIKANTI

Na praça que circunda a igreja há uma escultura política “Música de Bremen”, obra do artista Christ Baumgartel. A escultura é inspirada na perestroika e nos eventos iniciados por Mikhail Gorbachev. Localização: Pēterbaznīcas iela

ST JOHN’S CHURCH

A igreja de São João Batista foi construída no local do palácio do bispo de Albert Riga no século XIII. Ela foi modificada diversas vezes e após um incêndio em 1677 a igreja foi reparada e uma nova torre foi adicionada. Ela contém várias obras de artes, incluindo uma grande pintura e um vitral representando o Santo. Horário: diariamente das 10h00 as 18h00. Localização: Skārņu iela 24

RATHAUSPLATZ

A Rathausplatz fica em frente a ponte de pedra. Na Idade Média, era a praça do mercado da cidade. A praça foi completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas hoje é um dos lugares mais visitados da cidade devido aos seus pontos turísticos.

RIGAS DOME / RIGA CITY HALL

A prefeitura da cidade de Riga localiza-se no lado norte a praça. Um prédio de três andares com uma torre e um relógio. Sua torre em estilo barroco e um telhado pós-moderno dão charme ao prédio. Localização: Rātslaukums 1

ROLAND STATUE

A estátua de Roland fica no meio da praça da prefeitura. Roland era sobrinho de Carlos Magno e um líder militar. Ele se tornou o símbolo da justiça do norte da Alemanha. No final do século XIX foi decidido que a Estátua de Roland também se adequaria a praça principal.  Graças a doações, a estátua de granito foi erguida em 1897. Ela foi destruída durante a segunda guerra mundial, mas foi restaurada fielmente a sua original. Localização: Rātslaukums.

MELNGALVJUS NAMS / HOUSE OF THE BLACKHEADS

É um dos edifícios mais esplendidos da cidade de Riga que se localiza na praça da prefeitura. Foi construído em 1344 para irmandade dos Blackheads, um grupo de comerciantes solteiros e estrangeiros de Riga. O prédio foi destruído na segunda guerra mundial e reconstruído em 1999. Atualmente, parte do edifício é o escritório de informações turísticas da cidade e o restante é um museu. Na parte superior ficam os grandes salões de baile, antigo espaço de trabalho do presidente da Letônia. No porão tem uma adega e várias exposições relacionadas ao comercio de Riga. Localização: Rātslaukums 7

LATVIJAS OKUPACIJAS MUZEJS

O museu da Ocupação da Letônia é um museu que foi criado em 1993 para exibir artefatos, arquivar documentos e educar o público sobre os anos de 1940 a 1991, época em que a Letônia era ocupada ou pela URSS ou pela Alemanha Nazista. A exposição conta sobre a vida na Letônia durante esse período, a política, o terror soviético e nazista, a destruição da economia, entre outros. Em setembro de 2018, foi iniciada sua reconstrução que deve ser concluída em 2020. Horário: diariamente das 11h00 as 18h00. Localização: Raiņa bulvāris 7

PIEMINEKLIS LATVIEŠU STRELNIEKIEM

É um monumento com 13 metros de altura que foi inaugurado em 1973. Mostra três homens com roupas e armas específicas. A estátua em granito vermelho foi originalmente dedicada aos fuzileiros vermelhos que eram os guarda-costas pessoais de Lenin. É bem controversa pois alguns enxergam o monumento como o símbolo do antigo sistema comunista e querem derrubá-lo, outros acreditam que a homenagem é necessária pois eles lutaram nos primeiros anos da primeira guerra mundial.

1221 RÉSTORANS

Caminhando pela Tirgonu iela e Kramu iela chega-se ao 1221 Réstorans. Essa foi a primeira rua e o edifício do restaurante foi o primeiro construído na cidade de Riga, em 1221. Já o restaurante abriu suas portas em 2010 e atualmente é um restaurante de alta classe localizado no coração da cidade velha. Horário: Diariamente das 12h00 as 23h00. Localização: Jauniela 16

DOMPLATZ

A praça da catedral é a maior praça da cidade velha. A forma atual da praça remonta à década de 1930, quando alguns dos edifícios medievais da praça foram demolidos. É considerado o coração da cidade, pois todas as atividades lá se encontram. É onde está a Catedral de Riga e o prédio da bolsa de valores.

RIGAS DOMS

Essa catedral luterana de Riga foi construída em 1211 pelo bispo Albert de Riga. Desde então, a catedral foi reconstruída várias vezes, de modo que a igreja hoje combina elementos arquitetônicos dos últimos períodos românico, gótico e barroco.  É a maior catedral medieval dos estados bálticos. A catedral é famosa por seu órgão, que pode ser admirado em muitos concertos de órgãos, ele contém 6.718 tubos e é um dos maiores da Europa. Localização: Herdera laukums 6. Preço: 3 euros.

DIE RIGAER BÖRSE

A antiga bolsa de valores de Riga foi reformada e transformada em um museu em 2011. Está localizado em um importante monumento arquitetônico. O edifício foi construído entre 1852 e 1855 e imita a arquitetura palaciana do Reinassance em Veneza, que se diz simbolizar riqueza e abundância. No interior suntuosamente projetado, com muito mármore dourado e artificial, o salão principal no térreo, as galerias no 2º e 3º andares e o salão de festas no terceiro andar são particularmente dignos de ser vistos. É possível encontrar uma coleção de porcelanas chinesas, japonesas e holandesas (região de Delft), talheres dos bálticos, pinturas, entre outros. Localização: Doma laukums 6.

TRIS BRAJI / DIE DREI BRÜDER

Seguindo pela Jekaba iela, virando a esquerda na Maza Pils chega-se ao que é conhecido de três irmãos. São edifícios residenciais de séculos diferentes. A mais antiga das três casas (número 17) data do século XV. A do meio (número 19) foi erguida em 1646, no século XVII e a terceira casa (nº 21) foi construída na segunda metade do século XVII. Hoje o local abriga o Museu de Arquitetura da Letônia e a Inspeção Estadual de Proteção do Patrimônio. Localização: Mazā Pils iela 17.

RIGAER SCHOLOSS / RIGAS PILS

Considerado um dos castelos medievais mais destacados do país, o Castelo de Riga foi construído em 1330 e é a residência do Presidente da Letônia desde 1922. Está localizado no coração da cidade velha, nas margens do Rio Daugava. É um importante patrimônio histórico e cultural da Letônia. Também abrigava o Museu Nacional de História da Letônia, mas tragicamente, um incêndio ocorrido em 2013 destruiu tudo. Localização: Pils laukums 3

ST JAMES CATHEDRAL

A Catedral de São Tiago é a catedral católica de Riga. O edifício faz parte do Patrimônio mundial da Unesco e fica em frente ao parlamento da Letônia. Foi criada em 1925.

O PRÉDIO DO PARLAMENTO foi construído em 1867. Podem ser realizadas visitas guiadas gratuitas com agendamento prévio.

JEKABA KAZARMAS

Andando mais um pouco, cerca de 2 quarteirões, fica o Jekaba Kazarmas. Um conjunto de três longos edifícios amarelos com telhados alaranjados, conhecidos coletivamente como Quartel de James ou Quartel de Jacob. As estruturas foram construídas no século XVIII como quartéis para as tropas locais e serviram como essa função até o final do século XX. Eles se estendem por 230 metros da Torre de Pólvora até a Jēkaba ​​iela, mas agora é ocupado por diversas lojas de souvenires, bares e cafés. Localização: Torņa iela 4

OLD CITY WALLS

Velhos muros são partes existentes das fortificações da cidade velha, o restante já foi derrubado. Foram construídos entre os séculos XII e XVI e restaurado durante os tempos soviéticos, por isso que sua aparência é nova.  No final dele fica o Portão Sueco.

SCUPULTURE OF GHOST

Localizado entre o Portão Sueco e o Museu de Guerra da Letônia, o The Ghost é recente, datado de 2015 como uma obra de arte na cidade.

ZVIEDRU VARTI

O chamado Portão sueco foi construído em 1698 como parte do muro de Riga, é o único portão que permanece hoje. Esse portão separou a cidade do quartel externo. Segundo alguns registros, o arco foi construído em nome da ocupação escandinava, outros acreditam que ele serviu como uma passagem simples para as casas externas e outros ainda afirmam que um comerciante rico que possuía a área onde o muro foi construído decidiu abrir uma passagem por ele, evitando assim pagar impostos ao entrar na cidade com suas mercadorias. Não sabemos ao certo qual é a história verdadeira. Em frente ao Portão da Suécia, você pode ver a Casa dos Carrascos com uma minúscula janela onde uma flor era sempre colocada no dia da execução. Localização: Torna iela 11.

TROKSNU IELA

É uma das ruas mais estreitas, onde está o muro de Riga, foi construída em 1300 e passa pelo portão sueco.

PULVERTONIS

A torre da pólvora é uma das torres medievais do muro de fortificação de Riga, que foi construída em 1330. Foi reconstruída em 1650 com paredes de 2,5 m de espessura com objetivo de proteger o seu conteúdo valioso no interior (pólvora que era armazenada lá). A altura da torre é de 25,6 metros e tem um diâmetro de 14,3 metros. Desde 1919, abriga o Museu da Guerra. O museu abriga fotos e recordações das lutas do século XX, desde a primeira guerra mundial, incluindo as ocupações nazistas e soviéticas da segunda guerra mundial. Localização: Smilsu iela 20

LIVU LAUKUMS / LIVENPLATZ

A Praça Līvu foi construída após a segunda guerra mundial, quando vários edifícios foram destruídos. Em 1950 começou a ser chamada de Philharmonic Square devido a sala de concertos da filarmônica, conhecida como Great Guild Hall que está localizada lá. Ela também é cercada pela Small Guild Hall, Cat Hous e Riga Russian Drama Theatre. No verão a praça oferece cafés ao ar livre e belos canteiros de flores e no inverno uma pista de patinação.

KAKU NAMS / CAT HOUSE

A Casa do Gato foi construída em 1909 e é conhecida pelas suas duas esculturas de gatos com as costas arqueadas e caudas levantadas, localizados nas pontas de suas torres. Dizem que o dono da casa queria que os gatos fossem colocados com as caudas viradas para a Great Guild Hall, pois guardava rancor contra seus membros por não ter sido aceito e que só foram viradas quando ele finalmente ganhou acesso. Atualmente os dois gatos não apontam para algum lugar específico e estão sempre pousando para as fotos dos turistas. Tornaram-se um símbolo da cidade possivelmente devido ao grande amor da população local por gatos pretos. Localização: Meistaru iela 10/12

GREAT SMALL GUILD HALLS

A Great Guild foi construída em 1859 em estilo gótico inglês e atendia à classe de comerciantes mais ricos. Atualmente o edifício é usado como a sala de consertos da Orquestra Sinfônica Nacional da Letônia. Localização: Amatu iela 6

A Small Guild foi construída em 1866 em estilo neogótico e atendia aos mestres-artesãos e artesãos. Lá são realizadas conferencias diversas. Ela também é aberta ao público durante o dia por uma pequena taxa de admissão. Localização: Amatu iela 3

BRIVIBAS PIEMINEKLIS / FREIHEITSDENKMAL

O monumento da Liberdade é um memorial construído em 1935, em homenagem aos soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letônia.  Tem 42 metros de altura e costuma servir como ponto de reuniões publicas e cerimônias oficiais em Riga. As três estrelas no topo do monumento podem ser vistas acima das copas do Bastejkalna Parks, que faz parte do cinturão verde ao redor da cidade velha. Localização: Central District

LAIMAS PULKSTENIS

O Relógio de Laima é um relógio marrom em frente ao monumento da liberdade. É considerado um ponto de encontro para os moradores locais desde que foi erguido em 1924 para que as pessoas não chegassem mais atrasadas. Em 1936 ele foi pintado dom o logotipo do chocolate Laima, por isso seu nome. Foi reformado no final de 2017 e toca a cada uma hora uma das musicas do maestro letão Raimonds Pauls. Localização: Aspazijas bulvāris 20

ESPLANADE PARK

É um parque onde os moradores locais passam o verão. Inclui estátuas do renomado escritor Rainis e do primeiro comandante do exército letão, Oskars Kalpaks. Seus gramados estão rodeados pela Catedral Ortodoxa, pela Academia de Arte da Letônia e pelo Museu Nacional de Arte. Localização: Reimersa iela 1

PAREIZTICIGO KATEDRALE / GEBURTSKATHEDRALE RIGA

A catedral da Natividade de Cristo é a maior igreja ortodoxa da cidade. Foi construída entre 1876 e 1886 pelo bispo de Riga Serafim (Protopov). No inicio dos anos 1960, as autoridades soviéticas fecharam a catedral e converteram seu prédio em um planetário. Porém nos anos 90 a Letônia recuperou a independência da União soviética e a catedral foi restaurada.  Horário: diariamente das 07h00 as 18h30 e aos sábados das 07h00 as 19h00. Localização: Brīvības bulvāris 23

LATVIAN ART ACADEMY

A Academia de Artes da Letônia é uma instituição de ensino superior. Foi o berço da arte e da cultura letãs. O prédio de tijolos vermelhos à beira do Parque Esplanade, foi projetado pelo arquiteto Wihelm Ludwig Nikolai Bokcslaff, em estilo neogótico. Localização: Kalpaka bulvāris 13,

LATVIIAS NACIONALAIS MAKSLAS MUZEIS

O Museu de Arte da Letônia possui a mais rica coleção de arte nacional do país. Desde 2010, o Museu de Arte Estrangeira e o Museu de Design e Artes Decorativas se juntaram ao museu fazem parte do mesmo prédio. O edifício do museu foi construído em 1905, de acordo com o projeto do arquiteto alemão Willian Neuman, e é um dos mais impressionantes edifícios de Riga. O museu atrai cerca de 100.000 visitantes por ano e é um dos principais pontos turísticos de Riga. Localização: Jaņa Rozentāla laukums 1

LATVIAN ACADEMY OF SCIENCES – OBSERVATION DECK

Ao lado do mercado está a academia de ciência da Letônia. Construção típica da Guerra fria.  O deck de observação fica na varanda do 17º andar do edifício, a 65 metros de altura e oferece ao visitante uma vista deslumbrante da cidade.  O elevador vai até o 15º andar e de lá até o 17º andar é necessário subir de escadas. Ele está aberto todos os dias das 09h00 as 22h00 e custa 6 euros. O preço inclui um livro sobre a história do edifício que foi construído no final da década de 1950.  Localização: Akadēmijas laukums 1

GHETTO AND LATVIAN HOLOCAUST MUSEUM

É um monumento ao ar livre com exposições que retratam a vida dos judeus na época da segunda guerra mundial. Esse espaço foi designado pelos nazistas onde os judeus da Letônia e mais tarde da Alemanha foram forçados a viver durante a segunda guerra mundial.  A maioria dos judeus da Letônia foi morta entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 1941 no massacre de Rumbula. Sua principal característica é um muro longo, coberto com os nomes das vítimas do holocausto na Letônia. Localização: Maskavas iela 14A, Latgales priekšpilsēta

RIGAS CENTRLTIRGUS / ZENTRALMARKT

É o mercado central de Riga, um dos maiores da Europa. Está na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial. Foi construído entre 1924 e 1930. As principais estruturas do mercado são cinco pavilhões construídos pela reutilização dos velhos hangares. O mercado tem 72.300 metros quadrados de largura com mais de 3.000 estandes comerciais que vendem uma variedade de produtos, desde leitões, frutos do mar, queijos, carnes, frutas e legumes. Também existem estandes nas superfícies externas entre os corredores, onde pode ser encontrado de tudo. Localização: Nēģu iela 7

ONDE COMER

Um dos lugares que parei para comer e super recomendo é o Colonel Brew Pub & Kitchen onde eu comi um delicioso Sandwich with breaded chicken e bebi um Virgin Mojito. Localização: Livenplatz – Meistaru iela 23

DICAS

Experimente a bebida mais famosa de Riga, o Black Balsam. É uma bebida alcoólica à base de plantas com uma cor preta e um gosto estranho.  Qualquer bar ou restaurante de Riga vende.

http://archive.boston.com/lifestyle/food/blogs/cocktail/2013/06/random_pick-_riga_black_balsam.html

Eu gostei bastante de visitar Riga, particularmente porque tem gatinhos pretos para tudo quanto é lado. É uma cidade surpreendente, com belos edifícios e ruas preservadas. Comprei diversos souvenires para minha casa.

Fonte
https://en.wikipedia.org/wiki/Riga

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.