Um tour pela linda cidade de Kingston, na região de Ontário, Canadá.

Kingston é uma cidade no leste do Canadá, perto do lago Ontário. Fica no meio do caminho entre Toronto e Montreal. Conhecida por ser a região turística das 1000 ilhas, tornou-se patrimônio mundial da UNESCO.

Essa cidade foi a primeira capital do Canadá e é apelidada pela cidade calcária por conta dos edifícios históricos usando calcário local.

COMO CHEGAR

Optei por ir de ônibus de Toronto para lá. O ônibus partiu de Toronto Coach Terminal (610 Bay Street) com destino a Kingston Bus Terminal (1175 John Counter Blvd). A estação fica na parte norte da cidade de Kingston, perto da Highway 401, a estrada principal no sul de Ontário. É uma rodoviária bem pequena com um café somente.

** Não existem lugares para deixar as malas lá, mas o rapaz do guichê foi muito simpático e permitiu que a minha ficasse lá no período em que eu iria ficar na cidade (até a saída do meu ônibus para Ottawa no final da tarde).

Fui de Megabus, um serviço de ônibus interurbano  que atua nos Estados Unidos e Canadá. Comprei a passagem pelo site da empresa (clique aqui) com antecedência e paguei R$ 47,18 junto com a taxa. A viagem demorou em torno de 2h e 40 minutos

Atravessei a rua e peguei um ônibus para cidade (número 18) que demorou em torno de 20 minutos até o centro da cidade histórico de Kingston. O valor da passagem foi de 3 dólares.

O QUE FAZER?

Os pontos turísticos da cidade estão pertos um dos outros e podem ser percorridos a pé, bem como também podemos pegar o Trolley que nos leva para pontos mais longes. E foi isso que optei fazer.

Passeios a pé

CITY HALL

Comecei o passeio pelo coração do Centro Histórico de Kingston, em frente à City Hall. Ela é a sede do governo local em Kingston. Construída em 1844, localiza-se em frente ao Lago Ontário, ocupando um quarteirão inteiro. O edifício foi designado Patrimônio Histórico Nacional do Canadá em 1961.

CONFEDERATION PARK

O Parque da Confederação, separa a prefeitura da orla. Foi fundado em 1967, inclui a Marina e várias esculturas, monumentos e a fonte memorial em homenagem ao Coronel By, ocupando uma área de 2,63 hectares.

VISITOR INFORMATION CENTRE

Está localizado no Parque da Confederação, em frente a prefeitura de Kingston. Um lugar onde pude obter algumas informações, bem como comprar alguns suvenires. Mas, confesso, que não gostei do atendimento de lá. Estava na fila (conforme manda o figurino) e outra pessoa (que não estava na fila) foi atendida antes. Como estava de férias, respirei fundo e perdoei (rsss).

KINGSTON E PEMBROKE RAILWAY (K&P)

É uma antiga estação ao lado o Visitor Information Centre, que serviu como terminal sul da linha que agora está extinta. É lá que fica uma histórica locomotiva que foi restaurada, “Espirito de Sir John A”

PRINCE GEORGE HOTEL

O hotel construído em 1809 está localizado na 200 Ontario St, Kingston, no centro de Kingston em frente ao Confederation Park ao lado da Prefeitura.

Durante parte dos anos 1800 a família Herchimer foi dona do hotel e diz a lenda que a filha deles morreu em um incêndio em um dos quartos. A partir desse dia, o Prince George Hotel é considerado assombrado. A organização Haunting Research fez uma avaliação dos andares superiores do Prince George Hotel em 2003 e declarou que havia presença paranormal. O hotel foi apresentado no programa de televisão americano Ghost Hunters. Os quartos do hotel foram convertidos em apartamentos loft e atualmente são alugados para aqueles que não tem medo.  Alguém teria coragem de ficar lá?

1000 ILHAS

Comprei o passeio pela internet no site GetYourGuide  e troquei pelos ingressos no quiosque deles localizados em frente a Marina, para fazer o passeio de barco as 11h00. Para ver o post, clique aqui. Localização: 1 Brock St, Kingston.

Passeio com Trolley

Comprei o bilhete para os Trolleys vermelhos que me levou a conhecer a histórica cidade velha e distrito comercial de Kingston. O motorista foi contando a história da cidade e dos pontos turísticos.

ROYAL MILITARY COLLEGE OF CANADA (RMC)

É um colégio militar das forças armadas do Canadá. Foi criado em 1876 e é a única instituição federal do Canadá com poderes para concessão de diplomas. Os programas são oferecidos nos níveis de graduação e pós-graduação. Com uma área de 41 hectares, possui uma mistura de edifícios históricos e instalações acadêmicas, atléticas e dormitórios. O Trolley não para nesse ponto, só faz um passeio por dentro. É possível descer na próxima parada e voltar para conhecer a região com calma.

FORT HENRY NATIONAL HISTORIC SITE

Esse forte britânico serviu como principal  fortificação entre uma série de obras militares destinadas a defender Kingston. É um ponto estratégico e elevado próximo à foz do Rio Cataraqui, onde deságua o rio Rio St. Lawrence. Ele foi construído durante a guerra de 1812 para proteger o estaleiro naval real de Kingston (atual Colégio Militar Real) e foi nomeado em homenagem a Henry Hamilton. O forte foi restaurado em 1930 e hoje é uma das mais visitadas atrações turísticas de Kingston. Foi designado como Patrimônio Histórico Nacional do Canadá e, em 2007, foi incluído na designação do Canal Rideau como Patrimônio Mundial da UNESCO.

PRAÇA DO MERCADO (SPRINGER MARKET SQUARE)

Fica no coração da cidade, praticamente atrás da Prefeitura. Opera desde 1801. Ás terças, quintas e sábados de abril e novembro são comercializados produtos frescos, carnes, assados, plantas, flores e itens artesanais. Aos domingos pode-se encontrar por lá antiguidades e colecionáveis. Nos meses de inverno é o espaço vira uma pista de patinação ao ar livre. A Market Square foi renomeada como “Springer” Market Square em 2008, em homenagem à família Springer que fez uma doação de US $ 1 milhão para ajudar a pagar pela revitalização da praça.



GEORGE’S ANGLICAN CATHEDRAL

Construída em 1825, a St. George’s é uma catedral gótica com um magnífico santuário central. Ela apresenta vitrais de vários soldados, incluindo St. George. A catedral esteve envolvida em um escândalo de pedofilia na década de 1980, envolvendo o mestre do coral John Gallienne, que revelou ter abusado sistematicamente de meninos do coral. Localização: 270 King St E.

MUSEU PUMPHOUSE

É um museu marinho que inclui artefatos da história e da construção naval de Kingston. Um mundo de energia a vapor, com exposições interativas de ciências, uma ferrovia modelo e enormes máquinas a vapor construídas para bombear água para os moradores na década de 1850. Localização: 23 Ontario St,

MUSEU DO SÍTIO HISTÓRICO NACIONAL DE MURNEY TOWER

A torre martelo em Kingston foi construída em 1846 como uma das 5 componentes das fortificações defensivas da cidade. O nome atual da torre se deu porque estava nas terras da família Murney e eram chamadas por Murney Point pelos habitantes locais. Em 1925 o museu foi aberto para o publico e funciona nos meses de verão (maio a setembro). Localização: 1421 King St W.

BELLEVUE HOUSE

A casa foi construída em 1842 e foi a antiga residência do primeiro ministro do Canadá, Sir John Alexander MacDonald que morou lá com sua esposa entre 1848 a 1849. É um dos primeiros exemplos de arquitetura da Villa Italiana no Canadá. Atualmente é um centro e museu com exposições que recriam  o cotidiano da família, bem como a história do Canadá. Localização: 35 Centre St.

MUSEU PENITENCIÁRIO DO CANADÁ

Kingston é o lar de uma das prisões mais notórias do Canadá, a penitenciária de Kingston, que foi inaugurada em 1835 e onde abrigou os piores criminosos do Canadá por décadas. A prisão reformatória possui um layout que serviu de modelo para outras prisões federais. Seu muro de pedra e seu portão norte são um marco local imponente.

O museu, conhecido como “The Pen”, está localizado em frente à penitenciária e explica toda história, bem como expõe artefatos, fotografias, replicas, equipamentos e registros históricos da instituição e de outras penitenciárias canadenses. Em uma antiga casa do diretor e construída entre 1871 e 1873, pode-se ver vários artefatos de tentativa de fuga.  Localização: 555 King St. West



QUEENS UNIVERSITY

Fundada em 1841, a Queens University é uma das escolas de maior prestígio do Canadá para estudos em medicina, engenharia e artes. É um belo campus para explorar a pé e muitos edifícios são abertos ao público, ele é limitado ao sul pelo Lago Ontário e pelo Kingston General Hospital, pelos parques da cidade e pelos bairros residenciais e é conhecido como distrito universitário. Localização: 99 University Ave.

Entre os prédios mais bonitos está o Agnes Etherington Art Center, um museu de arte que exibe exposições permanentes, como arte barroca canadense e europeia, bem como exposições rotativas diversas. A entrada é gratuita. O Grant Hall é considerado o marco mais reconhecido da universidade desde sua conclusão em 1905.

FRONTENAC COUNTY

Inaugurado em 1858 o edifício em neoclássico construído em calcário foi projetado por Edward Horsey para abrigar o Parlamento do Canadá quando Kingston era a capital. Atualmente é o tribunal do condado de Frontenac, Ontário. Em 1980, foi designado sítio histórico nacional do Canadá. Localização: 1 Court St.



MARY’S CATHEDRAL

A Catedral católica de Kingston foi projetada pelo arquiteto James R. Bowes e inaugurada em 1848. A torre tem 242 pés de altura e acredita-se que é a mais alta de toda cidade.  Localização: 279 Johnson Street.

É uma das 4 igrejas localizadas a 600 metros ao longo da Clergy Street, as outras são Chalmers United Church, a igreja Presbiteriana de St. Andrew e Queen Street United Church.

PRINCESS STREET

É uma rua muito longa que atravessa o centro da cidade até a orla. Com muitas lojas para compras, artesanatos locais, restaurantes e bares.

ONDE COMER

Como comentei na Princess Street, bem como nos arredores, há diversas lanchonetes e restaurantes para todos os gostos. Eu optei por comer na SCORE PIZZA e super recomendo. O lugar é bem agradável, os funcionários bem simpáticos e a pizza é sensacional, uma das melhores pizzas que já comi. Localização: 91 Princess, Kingston.

Eu adorei a cidade de Kingston. Pequena, muito bonita e bem histórica. Arquitetura linda e pontos turísticos bem interessantes. Me arrependi de não ter ficado pelo menos mais um dia lá para aproveitar a beleza local.

FONTE
https://en.wikipedia.org/wiki/Kingston, Ontario

 

Deixe uma resposta