Conhecendo o Centro Histórico de Split e o Palácio Diocleciano

Como comentei no post anterior, um dos melhores passeios para fazer em Split, Croácia é o Palácio Diocleciano.

Diocleciano foi um imperador romano. Ele nasceu na cidade de Salona, perto de Split e governou por 20 anos. Em 305 DC ele foi viver no palácio que ele mandou construir e lá envelheceu, cuidando de suas hortas e jardins.

O Palácio Diocleciano foi construído como uma residência à beira-mar em estrutura retangular. Sua construção durou 10 anos, de 295 DC a 305 DC. Todo feito de calcário e mármore. As pedras foram escavadas principalmente na ilha de Brač.

As paredes mediam de 15 para 20 metros de altura, com uma espessura média de 2,10 metros que atenuavam-se à 1,15 metros na parte superior. Na parte norte comportava os alojamentos dos soltados e dos empregados, bem como armazéns e os vestuários. A parte sul  ficavam os apartamentos imperiais e os lugares cerimoniais.

Embora o palácio tenha sido abandonado e deixado em ruínas, continua sendo um dos palácios mais bem preservados da antiguidade.

O palácio ocupa hoje, a metade oriental da cidade velha e e é um dos Patrimônios da Unesco.

É famoso por ter sido cenário da serie Game of Thornes. Nas câmaras inferiores do Palácio foi filmada as cenas onde os dragões são mantidos.

https://www.boredpanda.com/tracing-game-of-thrones-filming-locations-asta-skujyte-razmiene-croatia/?utm_source=google&utm_medium=organic&utm_campaign=organic

É atualmente um complexo de residências, hotéis, restaurantes, cafés, lojas e igrejas. Abriga uma área de 38.700 m². Abriga em torno de 3000 habitantes. Ao passear por lá, vi várias roupas secando no ar com cordas esticadas entre janeiras opostas.

Para passear no Palácio Diocleciano você não paga nada, mas para certas partes dele há uma taxa de visitação: o valor para visitar o Porão do é de 20 Kr, o valor para visitar a catedral e o templo de júpiter é de 45 Kr.

Há 4 entradas principais que tem o nome de Golden (norte), Silver (leste), Brass (oeste) e Iron (sul). Esses portões estão ligados com duas ruas principais e no cruzamento da Peristil Square (praça principal).

O PASSEIO

Eu estava disposta a fazer o passeio sozinha pela região, com um mapa. Porém, quando estava chegando no Riva,  um calçadão à beira do porto, repleto de café e bancos brancos sombreados por palmeiras, eu encontrei um grupo de pessoas falando em português, com uma guia que estava explicando sobre a cidade.

Me aproximei do grupo e perguntei se poderia fazer o passeio com eles. Um casal de brasileiros e um casal de portugueses com suas filhas foram super gentis, me deixando fazer o tour junto com eles.

BRONZE GATE E PORÃO

Entramos pelo Bronze Gate que nos levou diretamente ao Porão. O porão foi construído para sustentar e nivelar os andares superiores do palácio e o conteúdo dele é bem preservado. O tamanho das adegas é impressionante, elas estão situadas logo abaixo dos aposentos do imperador.

Antigamente eram usadas para preservação e produção de vinho, mas atualmente as adegas são usadas como espaço para feiras e exposições. Se você gosta de fazer compras, ali é o lugar ideal para comprar as mais diversas lembrancinhas.

PERISTILO

Pelo lado extremo do porão, subindo as escadas, encontramos o Peristilo. Distinguível pelas colunas e arcos monumentais o Peristilo é o centro do Palácio. É um dos locais mais fotografados da cidade.

Os lados da fachada foram decorados com duas esfinges, uma das quais ainda hoje está perfeitamente preservada na praça. A esfinge é feita de granito preto, com aproximadamente 2,5 metros de comprimento e cerca de 1 metro de altura.

CATEDRAL E TORRE DOS SINOS

A catedral de Split e a Torre dos Sinos ficam ao lado leste do Peristilo. A Catedral de São Domnius foi originalmente construída como mausoléu de Diocleciano e é uma das mais populares da Croácia. A guia nos contou que após a queda de Roma, os restos de Diocleciano foram jogados no mar Adriático e o mausoléu convertido em igreja. É considerada então a catedral católica mais antiga do mundo. São Domnius é considerado o santo padroeiro da cidade de Split.

A Torre dos sinos pode ser vista de longe e é uma das melhores vistas da cidade. Ela levou 300 anos para ser construída. O bilhete dá direito a entrada na torre do sino, tesouro da catedral e batistério (templo de Júpiter).

SILVER GATE

Bem pertinho da Catedral está o Silver Gate, o portão leste da cidade. Ela leva ao Pazar ou Split Green Market (mercado verde), um dos lugares mais coloridos da cidade e que vende de tudo. O portão apresenta uma janela em arco e sofreu inúmeras modificações ao longo da história.

PROTHYRUM

No lado sul do Peristilo, acima das escadas do porão, fica a entrada para o vestíbulo do imperador. A fachada que leva ao vestíbulo é decorada com três estatuas, uma das quais o imperador Diocleciano, outra do Deus Júpiter e a terceira permanecia desconhecida.

VESTÍBULO

O vestíbulo era a antecâmara dos apartamentos imperiais, onde os visitantes esperavam a presença do imperador. Era um edifício de forma quadrada por fora e circular por dentro. Situada imediatamente atrás da porta de entrada sul do Peristilo, não tem como não notar a grandeza do local. Sem a cúpula, a luz do sol faz o vestíbulo brilhar.

KLAPA

Quando entramos no vestíbulo do palácio, um grupo de homens estava se apresentando para um grupo de pessoas. O vestíbulo do palácio tem uma acústica incrível e isso o torna o local perfeito para apresentação de Klapa. Klapa é uma forma tradicional de capela cantada pelos homens e suas músicas são geralmente sobre amor, vinho, pátria e mar. Klapa está inscrita no Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

TEMPLO DE JÚPITER (BATISTÉRIO DE SÃO JOÃO)

O templo de Júpiter era um edifício retangular construído com quatro colunas em estilo coríntio. Nada resta da varanda e de suas colunas, mas a fachada do templo ainda é bem preservada. Sua entrada é voltada para o Peristilo e sua porta é ricamente esculpida. Na idade média, os cristãos decapitaram a esfinge que guardava a entrada do templo e o  transformou em batistério, colocando em seu interior uma pia batismal. A estátua de São João foi colocada lá um pouco antes da 2ª guerra mundial.

PUSTI ME PROC (RUA DEIXE-ME PASSAR)

É a rua mais estreita de Split ao lado do templo de Júpiter.

GOLDEN GATE

De lá, saímos em direção ao Golden Gate, um impressionante portão do palácio. Esta era a porta de entrada para o palácio e a principal entrada usada pelo imperador Diocleciano e sua família. Ao sair e olhar para o portão da para apreciar o tamanho da estrutura original do palácio.

ESTÁTUA GREGÓRIO NIN

No lado de fora do portão está localizada a estátua de Gregório Nin, com seu 8,5 metros de altura. Essa estátua foi construída por Ivan Meštrović e erguida em 1929 para comemorar o 1000º aniversário da corajosa oposição do bispo contra as decisões oficiais da Igreja Católica Romana. Em 1941, a estátua foi movida para fora da cidade pelas forças de ocupação italianas e somente em 1954 a estátua foi reerguida em um local diferente, ao norte do Palácio e da cidade velha de Split, nos arredores do Portão de Ouro, onde está até hoje.  Grgur Ninski, como é o seu nome em croata, foi um bispo de Nin que viveu no século 10 e deixou uma marca importante na cultura e na história do país.

Acredita-se que esfregar o dedão do pé esquerdo da estátua traga boa sorte e por isso é um dos pontos turísticos mais visitados. Eu, é lógico, esfreguei bastante o dedão da estátua para trazer sorte e novas viagens.

GALERIJA UMJETNINA

Ao lado está a Galeria de arte de Split que abriga as peças de Ivan Meštrović, o escultor moderno mais famoso da Croácia. Ele residiu lá entre 1931 a 1939. Endereço: Setaliste Ivana Mestrovica 46, Split.

MUZEJ GRADA SPLITA

No caminho para o Golden Gate está o Musej Grada Splita, que foi inaugurado em 1911. Localizado no Palácio Palalić é lá que estão expostos os móveis e documentos antigos, moedas, esculturas, roupas, mapas e muitos outros objetos que fazem parte da coleção do Palácio. Horário: Terça a sexta-feira das 9h as 21h e aos finais de semana das 9h as 16h.

IRON GATE

É o portão ocidental, que conecta o palácio à Praça do Povo (Praça Narodni).

PRAÇA NARODNI

É a praça principal de Split, conhecida como a praça do povo. A praça era o centro da vida medieval e daquela época, apenas a prefeitura (1443) sobreviveu. A Prefeitura não é mais usada para fins administrativos e cerimoniais, atualmente é o museu Etnográfico. Na praça encontramos inúmeros cafés e lojas e é um local super gostoso para passear.

Notamos em um canto da praça uma torre que é o relógio da cidade de Split, esse relógio data o século 15 e contém restos de um relógio de sol medieval. Esse relógio mostra 24 horas ao invés das 12 usuais. Outra atração importante da praça é o palácio Cindro do século XVII. Um dos melhores exemplos da arquitetura barroca em toda região. Foi residência de Marshall Marmoset, que serviu sob Napoleão no inicio de 1800. Endereço: Severova 1, Split.

FRUIT SQUARE

Nessa praça em Split está localizada a torre veneziana octogonal e a estátua de Marko Marulić, um poeta renascentista do século XV, pai da literatura croata. Antigamente era um movimentado mercado de frutas e hoje um dos lugares mais populares de Split.

MARMONTOVA ULICA

Esta rua é famosa por sua grande variedade de lojas. Ela vai até o Riva, fora dos muros da cidade velha.

PROKURATIVE (PRAÇA DA REPÚBLICA)

Criada no século XIX no estilo neo renascentista veneziano, é a maior e mais elegante praça da cidade. As arcadas e galerias vermelhas abrigam diversos bares e restaurante e os prédios são sedes de várias organizações. A praça é cercada por prédios nos três lados e aberta ao porto pelo lado sul.

No final do passeio, paguei um valor para a guia, por toda gentileza e explicações sobre a cidade. E sem dúvida, não me arrependi, pois foi bem enriquecedor saber um pouco da história local, sua cultura, seus costumes.

Adorei Split e esse passeio e super recomendo para quem visita a linda Croácia.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Diocletian’s_Palace

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.