O que fazer em Molde, a pequena cidade na Noruega próxima a Estrada do Atlântico

Molde está localizada há 500 Km de Olso, na parte oeste da Noruega, junto ao Romsdalsfjord. É o centro administrativo do condado de Møre og Romsda e tem cerca de 26.000 habitantes.

O festival de jazz (Moldejazz) é um dos maiores e mais antigos festivais da Europa e acontece todo mês de julho na cidade.

É conhecida como a Cidade das Rosas. Esse apelido surgiu na metade do século XIX e até hoje a rosa é um símbolo recorrente por toda cidade. Pude reparar isso no belo grafite de rosas na parede de um prédio bem pertinho do terminal de ônibus.

COMO CHEGAR

Eu fui de avião de Oslo para Molde. O voo foi de apenas 1 hora.  O aeroporto Molde Lufthavn Årø fica a cerca de 5 quilômetros, a leste da cidade. De lá foi preciso pegar um ônibus que me levou para o centro da cidade.

ONDE FICAR

Eu fiquei hospedada no Thon Hotel Moldefjord, um hotel bem localizado, perto da estação de ônibus e do centro da cidade. O hotel oferece recepção 24 horas e um ótimo café da manhã. Quarto bem confortável com minibar, máquina de café/chá, TV e cofre. Banheiro privativo com água bem quentinha. Recomendo.

Thon Hotel Moldefjord
Endereço: Storgt. 8, Molde
Clique aqui para se hospedar

O QUE FAZER

A cidade é bem pequena e pode ser percorrida totalmente a pé.

STORGATA

É a principal rua da cidade, onde estão localizados os bares, cafés e restaurantes, hotéis e o Torget (o shopping principal), com algumas lojas de roupas e acessórios tradicionais.

RADHUS (PREFEITURA)

É lá que fica a estátua de bronze “Rosepiken”, cercada por uma fonte dançante. A donzela Rosa é jovem e bonita e tem braços cheio de rosas. A escultura foi um presente para Molde em 1971, de Gotlib Moe, um proprietário de uma antiga fábrica de roupas. Foi esculpida por Ragnhild Butenschon

Endereço : Raadhusplassen 1, Molde.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Molde_Townhall_2009_1.JPG

CATEDRAL DE MOLDE

A igreja de tijolos brancos foi construída em estilo gótico em 1957 pelo arquiteto Finn Bryn. Ela acomoda em torno de 1000 pessoas e se tornou catedral em 1983. A torre do sino fica no canto sudoeste da igreja e tem cerca de 60 metros de altura.

Endereço: Kirkebakken 2Molde.

ROMSDALSMUSEET (MUSEU ROMSDAL)

É o museu principal da cidade de Molde. O prédio do museu tem uma arquitetura única e abriga uma coleção permanente, além de exposições temporárias. Tem uma biblioteca, um café e uma loja de souvenir. O museu também tem uma coleção de vários edifícios antigos e tradicionais, com cerca de 35 casas.

Endereço: Per Amdams veg 4,  Molde
Horário: Terça a Sexta das 11h00 as 15h00, Sábados e Domingos das 11h00 as 16h00.

https://www.fjordnorway.com/things-to-do/romsdal-museum-krona-p1600273

ESTÁDIO AKER

É um dos estádios de futebol mais modernos da Noruega, com capacidade para 11.200 pessoas. O estádio está situado à beira-mar e foi projetado pelo arquiteto de Molde Kjell Kosberg. Possui fachada em granito e vidro. O Molde foi campeão da Noruega em 2011 e 2012 e o orgulho que a cidade tem de seu time é impressionante. As cores do clube estão por toda parte.

Endereço
: Raadhusplassen 1, Molde.

PORTO DO NAVIO DE CRUZEIROS

Molde tem sido um porto de escala para navios de cruzeiro. A cidade foi uma das atrações quando o primeiro navio de cruzeiro com passageiros pagantes visitou a Noruega em 1882. Todo verão, cerca de 40 a 50 navios de cruzeiro fazem escala no porto de Molde.

ATLANTEHAVSVEIEN (ESTRADA DO ATLÂNTICO)

A estrada foi aberta em 7 de julho de 1989. É preservada como patrimônio cultural e classificada como Rota Turística Nacional. Tem cerca de 8,4 km de extensão e liga a ilha de Averøy ao continente, sendo o trecho mais cênico entre Bud e a cidade de Kristiansund , ao norte de Molde. Em 2009 a estrada foi a 9ª atração turística da Noruega, com mais de 258.000  visitantes de maio a agosto.

Eu particularmente não andei pela cidade, porque estava chovendo muito e meu objetivo da cidade era conhecer a estrada do Atlântico. mas quem visita a região, vale a pena dar um giro por lá.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Molde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.