O que fazer em Stavanger em 1 dia.



Stavanger
oficialmente foi fundada no ano de 1125 e além de ser a terceira maior cidade, é considerada uma das mais antigas da Noruega. Atualmente conhecida como a capital do Petróleo.

Essa cidade de paisagem costeira fica a leste dos grandes fjordes da região, o Byfjorden e o Gandsfjorden.

Considerada um grande destino turístico, especialmente no verão. Principalmente por ser uma parte de caminho a grandes pontos turísticos como Preikestolen, Kjerag e Flørli 4444.

COMO CHEGAR

Stavanger fazia parte do Norway in a Nutshell, o tour oferecido pela Empresa Fjord Tours. Parti da região de Bergen com destino a Stavanger pela empresa Kitsbussen. O trajeto demorou 5 horas de viagem e teve paisagens lindas.

A estação de ônibus fica localizada no centro da cidade e de lá fui passeando até chegar ao meu hotel. É possível também chegar de trem partindo de Oslo.

ONDE FICAR

Eu fiquei em um hotel super simples, na região do Centro, próximo a Øvre Holmegate. O hotel é pequeno, possui apenas 28 quartos em 4 andares. O check-in é feito em um bar, que funciona na parte de baixo do hotel. O quarto é simples, mas confortável e o banheiro privativo. Wi-Fi bom.

Skansen Hotel
Localização: Skansegaten 7, Stavanger, Noruega.
Clique aqui para se hospedar.

O QUE FAZER

Com apenas um dia, é possível conhecer vários lugares dessa cidade encantadora.

BYPARKEN

É um parque em torno do Breiavatnet , um pequeno lago com uma fonte localizada no meio, no centro da cidade. O parque recebeu o prêmio de meio ambiente da cidade em 2005. O parque tem diversas estátuas, dentre elas  a estátua de bronze “O menino e a cabra”, de Stinius Fredriksen, 1925.

DOMKIRKE

Localizada no Byparken a Catedral de Stavanger, também conhecida como Domkirken é a catedral mais antiga da Noruega. Construída no início do século XII, sua estrutura passou por reparos e reformas ao longos dos anos.

Endereço: Haakon VIIs gate 2
Horário: Segunda a Sábado das 11h00 as 18h00
Preço: Gratuito

TORRE VALBERG

É uma torre construída entre 1850 e 1853, com 26,5 metros de altura, localizada no topo de uma colina e acessível pelo centro comercial. Ela serviu como torre de observação para os guardas da cidade. É possível ver a cidade a partir do topo da torre, mas ela estava fechada em reforma, quando eu visitei.

Endereço: Kartblad 1212IV
Horário: Segudna a sexta 10h as 16h00
Preço: 20 NOK

CENTRO COMERCIAL

É uma área comercial bem pequena, fácil e interessante para passar. Cheia de casas de madeiras, podemos encontrar diversas livrarias, lojas de calçados e roupas de grife, lojas de souvenirs e muitos restaurantes, bares e cafés.

É lá que está a Moderna casa da Cultura que abriga uma biblioteca, um cinema e um museu infantil.

ØVRE HOLMEGATE

É outra parte bonita da cidade, pertinho da área comercial, cheia de casinhas coloridas onde funcionam lojas de roupas vintage, lojas de discos e pequenos cafés.

Conhecida pela “Notting Hill” de Stavanger, essa região foi reformada em 2005 pelo artista Craig Frannagan e hoje é um dos lugares mais visitados da cidade.

NOSK OLJEMUSEM (MUSEU DO PETRÓLEO)

Esse museu inaugurado em 1998 é um dos mais visitados da cidade. Foi construído como uma réplica de uma plataforma de petróleo e seu projeto arquitetônico realmente chama muito a atenção. Ele conta a história do petróleo, bem como, a importância dele para a Noruega, pois foi ele que transformou um país que estava a beira da pobreza em um dos países mais ricos do mundo.

Endereço: Kjeringholmen 1a
Horário: Aberto todos os dias das 10h00 as 16h00.
Preço: 120 NOK

GEOPARK

Localizado ao lado do Museu do Petróleo, é um playground, construído com elementos da indústria do petróleo e projetado como uma pegada pelos arquitetos Helen & Hard Lugar para reunião de jovens e idosos locais.

PORTO DE STAVANGER

Porto de Stavanger é um local adequado para embarcações pequenas e grandes. Um dos poucos portos do mundo que oferece proximidade com o centro da cidade.

SKANGENKAIEN

Uma pequena  baía onde estão mais umas casinhas coloridas de madeiras, cheia de bares e restaurantes. Além de passear pela região, tirar diversas fotos, sem dúvida é um lugar para desfrutar de um chocolate quente, um chá ou um café em uma mesinha ao ar livre.

STAVANGER TORVET

É uma área aberta, perto do porto principal, onde está a praça do mercado, conhecida como Torvet.  Essa praça inclinada, desce em direção a catedral.

Na praça fica a estátua de Alexander Kjelland, inaugurada em 1928.  Na parte inferior da praça fica o Monumento marítimo de Arnold Haukeland.

Endereço: Kongsgårdbakken 1

FIESKETORGET

É um restaurante moderno e aconchegante, com cardápio variado entre peixes e frutos do mar.

Endereço: Strandkaien 37
Horário: Segunda a Sábado das 11h as 22h

MUSEU MARÍTIMO

Localizado perto do porto, sua exposição conta a história marítima de 200 anos, artesanato e comércio na cidade. Também possui dois navios históricos.

Endereço: Strandkaien 22
Horário: Todos os dias das 10h as 16h0
Preço:94 NOK

GAME STAVANGER (OLD STAVANGER)

Localizada atrás do Museu Marítimo esta pequena área histórica datam a virada do século XVII para XIX.

Originalmente eram em torno de 174 casas, hoje a região tem cerca de 250 casas, lojas e museu, todas elas brancas.

A questão do branco é que sempre foi muito caro manter limpa a tintura das casas com o ar salgado do mar, então a maioria dos moradores pintavam suas casas com uma cor mostarda amarela. Ocasionalmente, algumas pessoas pintavam a frente da casa de branco para mostrar aos vizinhos que estavam bem e que podiam pagar.

O governo local ganhou vários prêmios em reconhecimento aos seus esforços na preservação desta parte histórica da cidade.

Esta área protegida era originalmente o lar dos trabalhadores da indústria de conservas e sardinha e passear por essas ruas estreitas de paralelepípedos sem dúvida, é como estar de volta aquele tempo.

NORKS HERMETIKKMUSEUM (MUSEU DAS CONSERVAS)

É um museu localizado em uma antiga fábrica de conservas na área de Gamle Stavanger, que funcionou até 1958. Lá é possível conhecer a história da fábrica e a importância dela, além de ver diversas espécies de peixes para consumo humano.

Localização Øvre Strandgate 88
Horário: Todos os dias das 10h as 18h
Preço: 95 NOK

KUNSTMUSEUM

É conhecido como o Museu de Arte de Stavanger e abriga uma coleção enorme de pinturas, esculturas e tapeçarias. Porém é um pouco longe dos pontos turísticos principais.

Localização: Henrik Ibsens gate 55
Horário: Todos os dias das 10h as 18h
Preço: 95 NOK

https://explorestavanger.wordpress.com/2015/07/16/318/

MUSEU ARKEOLOGISK

Fundado em 1975, é museu da Universidade de Stavanger. Lar de algumas exposições, dentre elas uma exposição inteira dos vikings.

Localização: Peder Klows gate 30A
Horário: Todos os dias das 10h as 16h
Preço: 100 NOK.

https://www.instavanger.no/museum-of-archaeology/

SVERD I FJELL (SWORDS IN ROCK)

É o monumento das três espadas, plantadas no terreno rochoso de uma colina ao lado do Hafsfjord. Esse monumento de 10 metros de altura foi construído em homenagem a batalha de Hafsfjord, que ocorreu em 872 e reuniu toda Noruega sob a coroa do Rei Harald. Foi cenário de Game of Thornes.

Para chegar do centro da cidade: Pegar o ônibus 16 da parada 20 ou 32. Desça na parada Madlaveien e caminhar aproximadamente 300 metros. Retornar pelo mesmo número de ônibus na direção do centro da cidade de Stavanger.

FJORD CRUISE : LYSEFJORD

É um cruzeiro feito pela empresa Rødne Fjorde Cruise de 3 horas que oferece aos turistas vistas magnificas de vários lugares, dentre eles o Pulpit Rock que se ergue 604 metros acima do fjorde.

PASSEIOS PARA QUEM FICA MAIS DE UM DIA NA CIDADE

PREIKESTOLEN (PULPIT ROCK)

É uma das caminhadas mais populares da Noruega. Essa caminhada leva em torno de 2 horas e leva o turista a 604 metros acima do nível do mar com vistas maravilhosas para o Lysefjord.

Para chegar lá é preciso pegar uma balsa até a cidade de Tau, aproximadamente 40 minutos ou ir dirigindo até lá. A caminhada começa no estacionamento do Preikestolen Montain Lodge onde é possível alugar equipamentos para caminhadas ou tomar um lanche antes de ir.

Infelizmente eu não fiz, porque as empresas de lá orientaram que as caminhadas seriam adequadas de abril ao começo de outubro pois depois começa a nevar.

https://www.bucketlist127.com/goal/visit-preachers-rock-preikestolen-norway

KJERAG

Muito provável que você tenha visto a imagem de uma pedra redonda presa em uma fenda da montanha, por isso se tornou um destino muito popular na Noruega. Com seus 1084 metros é a montanha mais alta da região.

É uma viagem de um dia a partir de Stavanger, de lá até o centro de visitantes Øygardsstølen demora em torno de 2 horas de carro (estradas são fechadas no inverno). A caminhada leva de 2,5 a 3 horas em cada sentido. A trilha é considerada difícil, apresenta uma rota de 9 Km com 3 subidas íngremes, todas misturadas com escaladas na rocha.

Infelizmente eu não fiz, porque as empresas de lá orientaram que as caminhadas seriam adequadas de de final de junho a setembro pois depois começa a nevar.

http://kieruneknorwegia.pl/kjerag-i-kjeragbolten-slynny-kamien-i-ciekawy-szlak/

FLORLI 4444

É outro passeio que também é acessado por Stavanger. O povoado de Flørli não é acessível por estrada, servido por quatro balsas por dia. Encontra-se no Lysefjord, perto das paredes das grandes de Kjerag.

É considerada a maior escada de madeira do mundo, com seus 4444 degraus, localizada em uma antiga hidrelétrica. Caminhada por lá demora em torno de 3 a 4 horas. As escadas seguem por dois dutos de água e pelos trilhos onde um carrinho costumava transportar pessoas e materiais pela montanha. No meio da escada fica a Cable House. Todo caminho é marcado por sinais e tinta.

Infelizmente eu não fiz, porque as empresas de lá orientaram que as caminhadas seriam adequadas de abril ao começo de outubro, pois depois começa a nevar.

https://theculturetrip.com/europe/norway/articles/hike-the-worlds-longest-wooden-stairway/

A cidade de Stavanger é muito charmosa e vale a pena a visita.

Próximo a cidade, há muitos atrativos, mas na época de outono/inverno com menos opções de passeios. Indico, portanto, visitar a região na época de primavera e verão.  Eu, sem dúvida, quero voltar para fazer esses lugares.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Stavanger

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.