Experiência magnífica no Lysefjord, Pulpit Rock (Preikestolen) & Norway in a Nutshell, na Noruega

Norway in a Nutshell é um tour oferecido pela empresa Fjord Tours que vai de Oslo a Stavanger, passando por belas paisagens montanhosas da Noruega, protegidas pela UNESCO.

A viagem é uma combinação vários transportes (trem, barco e ônibus) e pode ser realizada em um dia inteiro, bem como, pode ter pernoites durante o percurso.

** Não é uma visita guiada, o tour apenas fornece um conjunto de ingressos. É possível reservar de forma independente, inclusive mais barato.

A melhor época para ir é de maio a setembro, quando há uma grande ofertas de tours. No meu caso, em outubro foi o único que estava sendo oferecido: Tour Pulpit Rock (Preikestolen) & Norway in a Nutshell.  Para reservar, clique aqui.


O tour fez o seguinte trajeto em 4 dias: Oslo – Myrdal – Flam – Cruzeiro pelos Fjordes – Gudvangen – Voss – Bergen – Stavanger – Cruzeiro pelos Fjords – Stavanger – Oslo

Eu comprei o tour pela internet e montei meu itinerário pelo próprio site da empresa.  Recebi por e-mail o conteúdo da viagem e o número da confirmação.

Para iniciar o passeio, tive que comparecer na NBS Ticket Office, na estação Central de Oslo, para pegar os tickets impressos. Fica aberta de segunda a sexta das 07h30 as 20h00, aos sábados  e domingos das 10h00 as 18h00.

** Os horários são extremamente pontuais, portanto é importantíssimo estar na estação no horário do tour para não perder o restante da viagem.

Bergen Railway: from Oslo to Myrdal

Parti de Oslo  de trem, no dia 26/10/2018 às 08h25, com destino a Myrdal. As paisagens para lá foram realmente encantadoras, apesar de ter muita neve.

Cheguei na Estação de Myrdal as 12h58. Ela fica há 13 km da vila de Flåm e é conhecida como a estação ferroviária mais alta da Noruega, com seus 866 metros acima do nível do mar.

Uma coisa interessante é que a conexão rodoviária com esta pequena vila é impossível e a única maneira de chegar lá é de trem.

Apesar de Myrdal ser uma estação para troca de trem o local tem um hotel e uma área de conveniência para nós viajantes.

Flåm Railway: Myrdal to Flåm

O trem partiu de Myrdal as 13h27 com destino a Flåm pela Flåmsbana, que foi considerada pela Lonely Planet, em 2014, a viagem de trem mais bela do mundo.

Nesse trem não é preciso reservar lugar, escolhi um assento a direita do trem, mas de ambos os lados as paisagens são fantásticas.

O trem faz uma pequena parada para fotos na Cachoeira Kjosfossen. Sua queda é de 225 metros.  Dizem que durante o verão, uma atriz dança e canta em frente a cachoeira, mas não vi isso. 😦

A viagem de Myrdal para Flåm dura aproximadamente 60 minutos e percorre 20 quilômetros. A paisagem realmente é cênica e dá para admirar o belo Aurlandsfjord, que é o ramo do Sognefjord, o maior fjorde do mundo.

A ferrovia é uma das mais íngremes do mundo, saindo de 866 metros a nível do mar para 2 metros. Ela tem 20 túneis e levou 20 anos para ser construída. O túnel Nåli, com seus 1.3oo metros, levou 11 anos para ser construído.

Cheguei às 14h25 em Flåm, uma vila localizada na extremidade interna do Aurlandsfjord, no município de Aurland.

A cidade recebe quase 450.000 visitantes por ano. Seus pontos turísticos são: a igreja do século XVII, o histórico Fretheim hotel, a microcervejaria, o restaurante Aegir e o Museu Flåmsbana, que fica ao lado da estação.

Fjord Cruise (classic boat): Flåm to Gudvangen

Parti de Flåm as 15h00 em um barco com destino a Gudvanger. Para entrar no barco é preciso levar o e-mail impresso com o número de confirmação e apresentar junto com o ticket.

O cruzeiro leva em torno de 2 horas pelo Nærøyfjord (que faz parte da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO) e tem paisagens encantadoras, aldeias isoladas ao longo do caminho e diversas cachoeiras em cascatas nas encostas das montanhas.

O cruzeiro é super confortável, não é preciso reservar assento.  Eu fiquei no primeiro andar porque tinha mesa e bar de café. Comi um delicioso cachorro quente (humm)

Não dava para ficar muito do lado externo por conta do frio, mas sem dúvida, é o lugar ideal  para viajar, pois de lá, dá para admirar os lindos paredões dos fjordes  e os charmosos vilarejos.

Cheguei em Gudvanger as 17h00. Um pequeno vilarejo, com uma população é de 70 habitantes, na maioria idosos.

Lá há uma pequena cafeteria e uma loja de presentes que ficam localizadas ao lado da doca da balsa, com uma grande variedade de lembranças.

Travel by Bus: Gudvangen to Voss

Parti de Gudvanger as 17h25 de ônibus, com destino a Voss.

** Uma curiosidade é que o ônibus, quando vem no sentido oposto, viaja pela Stalheimskleiva, uma estrada sinuosa que percorre as encostas das montanhas. É uma das estradas mais íngremes da Europa, construída entre 1842 e 1846. Possui 13 curvas fechadas. Stalheimskleiva é uma estrada de sentido único que funciona quase sempre, exceto no inverno, quando há neve e gelo.

Cheguei a Voss as 18h20.  A cidade é conhecida como a capital da aventura da Noruega e recebe muitos visitantes que buscam adrenalina. Além de passeios de caiaque, paraquedismo, raftin a cidade tem dois centros de esqui. Ou seja, no inverno ou no verão a cidade oferece muitas atividades ao ar livre.

https://www.flickr.com/photos/favaustintx/5797157639/

Bergen Railway: Voss to Bergen

Parti de Voss as 18h39 de trem com destino a Bergen. E como a viagem foi a noite, aproveitei para descansar um pouquinho.

Cheguei na estação de Bergen as 19h55 e me dirigi para o hotel onde eu fiquei hospedada.

Passeio em Bergen

No dia 27/10/2019 me dediquei a conhecer toda cidade de Bergen. Um dia, confesso que foi pouco, recomendo 2 dias para dar tempo para fazer tudo com bastante calma.

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega. Localiza-se entre os contornos da montanha, com vista para o mar. Sem dúvida, é uma cidade grande, com charme de cidade pequena. Considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Travel by express bus: Bergen to Stavanger

Parti de Bergen no dia 28/10/2019 as 10h40, com destino a Stavanger. A viagem foi feita pela empresa Kistbussen.

Tive o prazer de desfrutar de paisagens lindas. A viagem inclui a travessia por duas balsas, a primeira através do Bjørnefjord, com aproximadamente 40 minutos e a segunda através do Boknafjord, com 20 minutos de travessia, além de vários túneis subaquáticos. Em ambas ocasiões tivemos que descer do ônibus. Um dos momentos para fazer xixi e comer algo.

Cheguei a Stavanger as 15h30 e fiquei um dia também para conhecer a cidade. Sem dúvida vale a pena.

Passeio em Stavanger

No dia 27/10/2019 a tarde e dia 28/10/2019 me dediquei a conhecer toda cidade de Stavanger. Confesso que foi bem corrido e se alguns pontos que eu gostaria de visitar estivessem abertos, eu ficaria mais um dia.

Stavanger é a terceira maior cidade da Noruega. Foi fundada em 1125. O centro da cidade tem muitas casinhas de madeira do século XVIII e XIX que fazem parte da herança cultural da cidade.

Fjord Cruise: Lysefjord & Preikestolen

O barco partiu do Vågen Pier, onde está a placa para o cruzeiro Rødne Fjorde Cruise, as 11h00. Esse tour tem um outro número de referencia. Na hora do embarque é preciso mostrá-lo, junto com os ingressos.

O barco é extremamente confortável e não tem assento reservado. Procurei ficar na frente para poder ver tudo.

O tour de Lysefjorden oferece vistas magníficas de vários lugares e também do Pulpit Rock, que se ergue 604 metros acima do fiorde.

Cheguei do cruzeiro pelo Fjord as 14h00 e logo me dirigi para estação de trem de Stavanger para dar inicio a última parte da viagem.

The Southern Railway: Stavanger to Oslo

Parti de Stavanger as 15h33 de trem com destino a Oslo. A viagem tinha duração de quase 8 horas e aproveitei para descansar tudo que não descansei na viagem inteira. 🙂

Sem dúvida, é um passeio para quem visita a Noruega. Eu simplesmente amei!!

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Flam_Line
https://www.norwaynutshell.com/pulpit-rock-preikestolen-tour/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.