Roteiro de um dia em Split, na região da Dalmácia, na Croácia.

Split é a segunda maior cidade da Croácia e a maior cidade da região da Dalmácia. A cidade fica localizada na costa oriental do Mar Adriático e tem uma história longa e rica influenciada pela cultura grega e romana.  Ela é dividida em cidade velha e cidade nova.

É um importante destino turístico croata, primeiro porque fica no meio do caminho entre Zabreg e Dubrovinnik, mas principalmente porque é um ponto de partida para as lindas ilhas da croácia como Hvar, Vis e Brac.

https://www.sugamantours.com/blue-cave-and-hvar-tour-from-split/

COMO CHEGAR

Eu estava na cidade de Zagreb, peguei um trem na estação de Zagreb gl. kol para Split. O trajeto demorou em torno de 6 horas. O valor de uma passagem (atualmente) é em média 64 euros, mas na época (2015) não paguei pois já tinha comprado no Brasil o Euro Global Pass com direito a 30 dias de trajeto pelos diversos países da Europa.

ONDE FICAR

Eu fiquei hospedada no Hotel Peristil
Poljana kraljice Jelene 5, 21000 Split, Croácia
Para reservar, clique aqui.

Este hotel fica localizado ao lado do Portão Prata, dentro do Palácio de Diocleciano. Todos os quartos têm ar condicionado, TV, banheiro privativo e WiFi gratuito nos quartos. Tem um restaurante à la carte onde eu comi um delicioso nhoque ao molho branco. Eu super recomendo esse hotel. Fui super bem tratada pelos gerentes de lá e recepcionada por um lindo gatinho.

O QUE FAZER

CENTRO HISTÓRICO DE SPLIT E O PALÁCIO DIOCLECIANO

Esse bonito palácio foi construído pelo imperador romano Diocleciano. Fica localizado no coração histórico da cidade de Split e continua habitado até hoje. Em novembro de 1979 foi incluído na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

O palácio é extremamente grande. Existem 4 portões, cada um com um nome, ao lado norte encontramos o portão de ouro e ao lado sul o portão de bronze, no lado ocidental encontramos o portão de ferro e no lado oriental está o portão de prata.

THE RIVA

Riva é o nome do calçadão à beira do porto, repleto de café e bancos brancos sombreados por palmeiras. O calçadão, pavimentado com mármore, mede mais de 250 metros de comprimento e 55 metros de largura. Vale a pena sentar um pouco em um dos bares e/ou restaurantes  para curtir um pouco do visual local.

MARJAN HILL

É uma colina localizada no lado oeste de Split que oferece uma das mais deslumbrantes vistas da cidade de Split. Para chegar aos seus 178 metros acima do nível do mar há duas formas, indo pelas ruas atrás do palácio ou subindo as escadarias ao longo da rua Setaliste Ivana Mestrovica. A colina oferece muitas trilhas para atividade ao ar livre.

POLJUD STADIUM

É o estádio croata mais bonito onde o clube de futebol Hajduk joga. Foi construído em 1979 pelo presidente da Iugoslávia, Josip Broz Tito, e sua forma de concha se encaixa perfeitamente com a paisagem mediterrânea da cidade.

https://i.pinimg.com/originals/5b/a7/4f/5ba74f552bd592e860b060d96adbc88d.jpg

BACVICE BEACH

Apenas 10 minutos a pé da cidade velha está a praia mais acessível de Split. Ela é famosa por sua praia arenosa e suas águas rasas. Tem vários bares e restaurantes, o que a torna perfeita para tomar sol e relaxar. Ela foi premiada com uma bandeira azul, símbolo de qualidade e mar limpo.

https://croatia.hr/en-GB/experiences/beaches/bacvice-beach

Embora a cidade não tenha muitos pontos turísticos, sem dúvida, vale a pena uma parada para conhecer. A cidade velha é bem charmosa e tem sua história que merece ser descoberta por qualquer turista que ame viajar.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Split,_Croatia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.