O que fazer em Dortmund, na Alemanha.

Dortmund é a terceira maior cidade da região Renânia do Nort-Vestfália e a oitava maior cidade da Alemanha.  Tem uma população de cerca de 600.000 habitantes e é considerada o centro administrativo, comercial e cultural da região do Ruhr.

Foi totalmente devastada durante a segunda guerra mundial, porém sua recuperação foi rápida e em 2009 foi classificada como cidade mais sustentável e digital da Alemanha, publicado pela 2thinknow. De acordo com o ranking Global Least & Most Stressful Cities de 2017, Dortmund é uma das cidades menos estressantes do mundo. Partiu morar lá então (rssss).

COMO CHEGAR:

Eu estava na cidade de Colônia, peguei um trem na estação de Koln Hbf para Dortmund Hbf. O trajeto demorou em torno de 1 horas e 25 minutos. O valor de uma passagem (atualmente) é em média 19,90 euros, mas na época (2015) não paguei pois já tinha comprado no Brasil o Euro Global Pass com direito a 30 dias de trajeto pelos diversos países da Europa.

ONDE FICAR:

Eu fiquei hospedada no Hotel Carlton
Lütge Brückstr. 5 – 7, 44135 Dortmund, Alemanha
Para reservar, clique aqui.

Este hotel fica a 200 metros da estação de trem de Dortmund. É decorado de forma simples com móveis de madeira. Todos os quartos tem mesa de trabalho e banheiro privativo. O WiFi só funciona nas áreas comuns do hotel, o que é ruim. Apesar disso, eu recomendo!

O QUE FAZER:

Existe um escritório de informação turística no centro da cidade, perto da estação central.

Confesso que não conheci muito a cidade, porque meu interesse foi conhecer o estádio, mas segue abaixo alguns pontos que merecem ser visitados para quem visita a cidade

DORTMUNDER U 

Da mesma forma que associamos a Torre Eiffel à Paris, também associamos a Torre U a cidade de Dortmund. Este edifício da alta cervejaria tem sido um marco desde 1927. Essa marca registrada U no telhado foi adicionada em 1968 e tem 9 metros de altura. Hoje hospeda o Museu Ostwall, salas de exposições, restaurante, uma associação de arte e um campus da universidade de Dortmund. Horário: Terça a domingo das 11h as 18h. Sua entrada é gratuita. Endereço: Leonie Reygers Terrasse, 44137.

https://www.dortmunder-u.de/en/archive/tag/248?page=1

MARIENKIRCHE 

Essa igreja localiza-se no centro da cidade e foi totalmente destruída na segunda guerra mundial, mas reconstruída. Foi fundada entre 1170 e 1200 e é considerada a mais antiga igreja existente no cento da cidade de Dortmund. Horário: Terça a domingo das 10h00 as 12h00 e das 14h00 as 16h00. Endereço: Kleppingstraße 5.

https://www.ev-kirche-dortmund.de/einmischen/stadtrundgang-kirche-politik/station-03-st-marien-suedseite.html

REINOLDIKIRCHE

Fundada entre 1250 a 1270 em frente a Marienkirche. Dedicada a Renaud de Montauban, o patrono da cidade. Horário: Segunda a sábado das 10h00 as 18h00 e domingo das 13h00 as 18h00. Endereço: Ostenhellweg 2

https://www.evangelisch.de/inhalte/156594/11-06-2019/gute-nachrichten-vom-baum-kirchentag-reinoldikirche

ALTER MARKT

É o centro histórico e uma das praças mais antigas da cidade, com  quase 900 anos. No verão, bares e cafés ao ar livre enchem e transformam a praça em um jardim de cerveja gigante.

https://de.wikipedia.org/wiki/Alter_Markt_(Dortmund)

DEUTSCHES FUßBALL MUSEUM 

O museu do futebol alemão foi inaugurado em 2015 e conta toda história do futebol e da seleção alemã. O museu termina com um pequeno campo interno e com o Boulevard of stars (pegadas do famoso jogador). Horário: de terça a domingo das 10h00 as 18h00. Preço: 17 euros. Endereço: Platz der deutschen Einheit 1.

https://www.detail.de/artikel/deutsches-fussball-museum-erste-sonderausstellung-26536/

ZECHE ZOLLEN / LWL MUSEUM

Localizada no subúrbio noroeste de Bövinghausen, é considerada a mina de carvão mais bonita do mundo. A entrada principal em estilo Art Nouveau foi projetada pelo arquiteto berlinense, Bruno Möhring e mostra um vitral com painéis azuis e verdes. A mina de carvão foi fechada em 1969 e desde 1981 é a sede do Museu Industrial LWL. Horário: de terça a domingo das 10h00 as 18h00. Endereço: Grubenweg 5.

https://www.lokalkompass.de/castrop-rauxel/c-kultur/die-maschinenhalle-der-zeche-zollern_a699011

SCHLOSS BODELSCHWINGH

O castelo foi construído sobre postes de carvalho e é um dos edifícios mais preservados deste tipo na região. É um castelo medieval do século XIII, o maior e mais importante castelo de Dortmund. O castelo é de propriedade familiar há mais de 700 anos e não está aberto ao publico. Endereço: Zur Hunnenboke, 44357.

https://www.lokalkompass.de/dortmund-sued/imagepost/schloss-bodelschwingh_i13911

HOHENSYBURG

Destino bem popular de Dortmund, as ruínas do antigo castelo de Hohensyburg está localizada no bairro de Hörde. Aberto 24 horas. Endereço: Hohensyburgstraße 202.

https://en.wikipedia.org/wiki/Sigiburg

WESTFALENPARK

É um parque de 70 hectares que conta com infinidade de pequenas atrações. Destacam-se o Deutsches Rosarium com suas 3.000 diferentes variedades de rosas, o teleférico que foi inaugurado em 1959, uma ferrovia em miniatura, um recinto para pássaros com flamingos e um lago onde é possível alugar um barco a remo. É lá que está a torre da televisão (FLORIANTURM). Com seus 22 metros de altura é uma das principais atrações turísticas de Dortmund. Horário: todos os dias das 09h00 as 23h00. Endereço: An der Buschmühle 3

https://bigbeautifulbuildings.de/en/objects/fernsehturm-florian

STEINWACHE

É um museu localizado em uma antiga delegacia e sede da gestalpo ao norte da estação central. Acolhe uma exposição permanente (Resistência e Perseguição). Horário: de terça a domingo das 10h00 as 17h00. Endereço: Steinst. 50.

https://www.dortmund.de/de/freizeit_und_kultur/stadtarchiv/steinwache/steinwache_geschichte/index.html

BRAUEREI MUSEUM

Fundado em 1981, esse museu traz a história da cerveja de Dortmund. Horário: terça, quarta, sexta e domingo das 10h00 às 17h00. Quinta-feira das 10h00 às 20h00 e sábado das 12h00 às 17h00. Entrada gratuita. Endereço: Steigerstraße 16.

https://www.flickr.com/photos/snoopsmaus/31783774676

SIGNAL-IDUNA PARK

É considerada a casa do clube de futebol Borussia Dortmund e o maior estádio da Alemanha, eleito pelo jornal Times como o melhor estádio do mundo. Tem a capacidade para 81.365 espectadores, 65.829 sentados. É o estádio com maior capacidade de público do país. Além dos jogos de futebol da casa eles oferecem passeios de 90 a 120 minutos. Endereço: Strobelalee 50.

Eu achei a cidade bem tranquila e bem bonitinha. vale a pena a visita.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Dortmund

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.