Tour pela Veltins Arena, a casa do clube alemão, Schalke 04!

O Veltins Arena, também chamado de Arena AufSchalke é a casa do time alemão da Bundesliga FC Schalke 04. Foi o primeiro estádio na Alemanha que foi completamente financiado pelo governo privado, sem subsídios do governo e teve um custo de 191 milhões de euros.

Localizado em Gelsenkirchen (Vale do Ruhr), foi inaugurado em 13 de agosto de 2001 com um amistoso torneio de três equipes: FC Schalke 04, Borussia Dortmund e FC Nürnberg. O primeiro jogo disputado no estádio foi o entre Schalke e Dortmund com um placar de 0 a 0.

O estádio foi um dos locais da copa do mundo de 2006 onde foi palco do jogo entre Portugal e Inglaterra.

ENDEREÇO
Arenaring 1, 45891
Gelsenkirchen, Alemanha

COMO CHEGAR:

Como estava no Hotel Ibis, ao lado da estação Gelsenkirchen Hbf, peguei o trem 302 até a parada VELTINS-ARENA. Atravessei a ponte e segui em direção a entrada Oeste 1.

Quando estava indo para lá, conheci uma moça alemã que ficou surpreendida de eu ser brasileira e estar visitando lá e quis tirar uma foto comigo. Será que ela achou, por acaso, que eu era índia? kkkk. Não tem como, mesmo viajando sozinha, sempre arrumamos alguém para papearmos.

PREÇO

O valor do ingresso para o tour no estádio é de € 9 (adultos) e € 5 (menores de 21 anos). A visita ao museu está incluso no valor do ingresso.

HORÁRIOS

De março a outubro: de terça a sexta das 10h00 as 18h00 e sábado, domingos e feriados das 10h00 as 17h00. De novembro a fevereiro: de terça a domingo e feriados das 10h00 as 17h00. Segunda é folga.

TOUR PELO ESTÁDIO

Resolvi iniciar o tour pelo museu  que tem 600 metros quadrados. Nele pude conhecer um pouco da história do clube através de exposições de artigos e troféus, fotos e filmes.

O tour foi realizado com uma guia alemã (super simpática), em inglês. Logo que entrei fui conduzida aos assentos VIPs e regulares do estádio onde ela contou um pouco da história do clube e sobre o estádio.

Uma das coisas bem interessantes e o que faz este estádio ser considerado um dos mais inovadores e modernos do mundo é seu teto retrátil. A guia comenta que o teto não pode ser aberto ou fechado durante a partida, portanto a decisão se será aberta ou fechada depende do arbitro antes do inicio da partida.

Além do teto, há um cubo de vídeo de 29 polegadas com 4 telas, pendurado que permitem ao publico que senta mais longe acompanhe todos os eventos.

A guia comenta que o estádio tem capacidade de 62.000 espectadores e que além dos jogos recebe também eventos esportivos (handebol, biatlo, boxe e futebol americano), bem como shows de rock e programas de TV.

O tour continuou por outras partes do estádio. Visitei um lugar de eventos. A guia comentou que existe, no estádio, um cervejoduto de 5 km de canos que servem 52 mil litros de cerveja por partida, além do clube e restaurante do complexo. Realmente os alemães adoram cervejas!!

Além disso, o estádio possui uma simpática capela, onde os jogadores fazem uma oração antes de ir para o gramado. Ela foi inaugurada em agosto de 2001. Lá já foram celebradas mais de 2000 batismos e 1000 casamentos e aniversários. A capela estava fechada, por isso não consegui visualizar seu interior.

Após a capela, visitei um espaço que abriga o departamento médico, onde os jogadores fazem o aquecimento, massagens e fisioterapia.

Ao lado, está o vestiário dos jogadores, com 250  metros quadrados, onde estão localizados chuveiros, banheiros e os armários dos jogadores.

Antes de iniciar cada partida é lá que ficam as camisas, calças, meias e chuteiras, tudo devidamente no lugar. Após o jogo, para reabastecer a energia dos jogadores é servido bebidas, bolos ou frutas no vestiário.

A guia nos conta que o clube Schalke 04 formou alguns jogadores da geração campeã do mundo de 2014, como Manuel Neuer, Mesut Ozil e Julian Draxler.

Logo em seguida fui direcionada para o túnel onde os jogadores se concentram antes da entrada ao gramado. Achei legal a decoração seguindo as cores do clube.

Logo que subi, uma das questões que o grupo fez, foi sobre o motivo do gramado não estar lá. A guia explicou que ele tinha sido removido, através de uma esteira metálica, até um campo fora do estádio. Geralmente isso é realizado para que o gramado possa crescer naturalmente ou quando o estádio recebe um evento que poderá prejudicar o gramado, como o que estava acontecendo no dia da minha visita. Consegui ver na internet um vídeo que mostra isso.

Por último, visitei a sala de imprensa onde os jogadores dão aquelas famosas entrevistas após cada partida. É uma sala bem ampla com diversas cadeiras.

O passeio durou, ao todo, aproximadamente 75 minutos e foi bem legal. Ainda deu tempo para visitar a lojinha ao redor do estádio. Eu, como sou apaixonada por futebol, adorei a visita!

Fonte:
https://de.wikipedia.org/wiki/Veltins-Arena

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.