Viajando Sozinha – Dicas de Segurança

Viajar sozinha pelo mundo afora é bom demais, mas é preciso sempre tomar cuidado e estar atenta as dicas de segurança.

Seguem abaixo as que eu tomo como regra em qualquer viagem.

COMPARTILHAR SEU ROTEIRO E ESTAR SEMPRE EM CONTATO

Recomendo sempre que possível deixar uma cópia do seu roteiro com alguma pessoa próxima, seja ela amigo ou familiar.

É importante que os celulares e a internet estejam sempre funcionando e por meio de ligações ou conversas pelo whatsapp você mantenha sempre contato com um familiar próximo ou amigo.  Eu sempre procuro fazer isso.

NÃO CONFIAR EM NINGUÉM E MANTER SEUS PERTENCES POR PERTO

Nunca confie em ninguém e não deixe ninguém tomando conta de suas malas, documentos e dinheiro quando se ausentar. Eu sempre fico atenta, pois nunca se sabe se essa pessoa realmente está bem intencionada ou se vai colocar algo em sua mala ou sumir com seus pertences.

Quando abordada por alguém, não fale sobre você, onde está hospedada ou se está sozinha. Uma vez, na Alemanha um rapaz se aproximou de mim, perguntando se eu estava sozinha, não entendi o motivo. Na dúvida, procurei uma policial que estava próxima, solicitei orientações de como deveria fazer para voltar ao hotel sozinha.

TENHA CÓPIA DE SEUS DOCUMENTOS

Recomendo sempre levar uma cópia de documentos pessoais, cartões de crédito, vouchers e seguro de viagem ou ter eles escaneados e guardado na nuvem. Eu sempre uso o Dropbox.

Eu faço sempre isso e na última viagem perdi todos os 4 cartões de crédito. Como tinha o número de todos e telefone de contato, primeira coisa que fiz foi bloquear e cancelar os mesmos.

ESTEJA SEMPRE PRÓXIMO AO CENTRO OU LUGARES MOVIMENTADOS

Sempre que for reservar uma hospedagem, procure sempre lugares mais próximos ao centro, as áreas turísticas e/ou lugares movimentados.

Eu procuro fazer meu roteiro de viagem e procurar hotéis nos lugares próximos aos pontos turísticos ou com mais movimentos. Geralmente procuro próximo à estações de trem, pois além de movimentado, fica mais fácil locomoção. Importante sempre dar uma pesquisada antes na internet sobre a localização para não ter problemas.

PROCURE CHEGAR DURANTE O DIA

Sugiro que você sempre chegue durante o dia. Eu sempre procuro fazer isso, porque é bem óbvio que é mais fácil e mais prático achar o lugar onde estarei hospedada e se não gostar, terei tempo para mudar de lugar. Uma vez cheguei em um hotel em Londres, onde não achei a área segura, troquei de hotel no mesmo dia e com total segurança.

VERIFICAR A HOSPEDAGEM

Recomendo sempre pesquisar no TripAdvisor ou outro site sobre o hotel que você estará reservando. E quando em viagem, sempre usar o bloqueio de segurança na porta do quarto.

Eu particularmente não vou com itens caros como joias, relógios, aparelhos eletrônicos, entre outros, mas é sempre bom achar meios de esconder no meio de seus pertences ou se o quarto tiver cofre, pode deixar lá.

ESTEJA SEMPRE COM UM GPS

Ao pegar um táxi, uber, ônibus ou metrô sempre tenha em mãos um GPS. Assim, você estará mais segura ao saber que está no destino correto.

Procure sempre pegar táxi ou uber cadastrados e/ou pelo aplicativo. E como infelizmente isso nem sempre é possível, com um GPS evita que alguns motoristas façam aquelas voltas desnecessárias para gastar mais.

DURMA BEM E PROCURE ESTAR SEMPRE SÓBRIA

Estar descansada deixa você sempre mais alerta. Eu geralmente não consigo dormir em aviões, por isso, logo quando chego à um destino procuro descansar para pode fazer os meus passeios mais tranquilos

Em relação à bebidas, eu sou suspeita, porque não bebo. Mas, minha opinião é que sempre que estamos sóbrias o julgamento em relação às pessoas e aos lugares não ficam comprometidos.

GUARDAR O DINHEIRO EM VÁRIOS LUGARES

Tenha sempre em mãos, facilmente algum dinheiro, mas também leve escondido em sapato, sutiã, ou outros lugares também, no caso de você perder o que está acessível, pelo menos vai ter uma outra quantia nos lugares escondidos.

SIGA SEUS INSTINTOS

Se você sentir algo incomodando, se algo vier a cabeça para não entrar naquele lugar, ou naquela rua, evite!! Sempre siga seus instintos e boa viagem!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.