Premiun Golden Circle Tour – O maravilhoso passeio pelo Círculo de Ouro na Islândia

Premium Golden Circle Tour é um nome dado à um tour que combina alguns lugares do sudoeste da Islândia como Cachoeira Gulfoss, Geysir e o Parque Nacional Pingvellir. Esse tour cobre cerca de 300 km em um grande circuito e é uma atração super popular no país.

Eu reservei o passeio com a empresa Bus Travel Iceland que é uma das mais antigas e conceituadas empresas de turismo da Islândia.

O passeio começa com o serviço de transporte que pega os passageiros em alguns hotéis ou nas paradas. No meu caso, como estava hospedada no Travel Inn Ghesthouse, o local de encontro foi na parada BSI Terminal, que é o principal terminal rodoviário da Islândia. Esse passeio foi realizado com um micro-ônibus e não precisei nem apresentar o voucher, pois o motorista já tinha o meu nome completo.

Kerið
O primeiro passeio do dia é a Cratera Vulcânica Kerið, que se localiza na área de Grímsnes, no sul da Islândia. Possui 55 metros de profundidade, 170 metros de largura e 270 metros de diâmetro. Tornou-se um destino popular devido à sua rocha de larva vermelha vívida, que contrasta com as águas azuis-marinhas criadas pela composição mineral do solo que circunda a lagoa. Valor de entrada é 400 ISK, mas a taxa já estava inclusa no passeio. Estava ventando muito no dia, mas consegui tirar algumas fotos de lá.

Fazenda Friðheimar
Depois do Kerið, fizemos uma parada na Fazenda Friðheimar, que está localizada na cidade de Selfoss. Endereço: Reykholti, Bláskógabyggð, IS-801. Aberta aos visitantes o ano todo.

A Fazenda existe desde 1946, mas só em 1995 que foi comprada pelo Knutur e sua esposa Helen. Logo quando chegamos, fomos recebidos pelo dono. Ele nos convidou para conhecer o estábulo que foi construído em 2006 e acomoda 20 cavalos. Ele explicou sobre os cavalos islandeses, suas particularidades, suas marchas e cores.

Os cavalos islandeses são semelhantes aos pôneis, tem uma vida longa e são muito resistentes. São utilizados para lazer, exibição e corrida.  Ele preparou um dos cavalos e nos deu um show, apresentando suas 2 marchas além do trote e galope. A marcha chamada de skeiðflugskeið ou “passo voador”

Após a apresentação, fomos convidados para ir para estufa, onde Knutur explicou sobre seu funcionamento interno e de como conseguem produzir e cultivar 4 tipos de tomates com a mais alta qualidade. Tomates são cultivados durante todo o ano em 5000 metros quadrados de estufas elétricas. A produção anual de tomates é de cerca de 300 toneladas, o que representa cerca de 18% do mercado total de tomate da Islândia. Aqui, os tomates são colhidos todos os dias do ano, apesar dos longos invernos escuros e frios.

Após as explicações fomos para o restaurante, onde se pode saborear diversos pratos com o principal ingrediente. Os mais famosos pratos do cardápio são: a sopa de tomate que é servida com um pão caseiro, o sorvete de tomate e a cerveja de tomate. Eu experimentei a tortilha feita com molho de tomate, manjericão e muçarela.

E finalizando o passeio na fazenda ainda dá para escolher alguma coisa na lojinha do local. Eu não comprei nada, porque não ia mais caber na mala. kkkk

Gulfoss
A próxima parada foi a Cachoeira Gulfoss, que está localizada na região de Sudurland, no sul da Islândia. É uma das mais impressionantes e bonitas, com 32 metros de altura e 70 metros de largura em dois estágios. Ela é alimentada a partir do Rio Hvíta, originário da segunda maior geleira do país, o Glaciar Langjökull. No inverno as paredes do desfiladeiro congelam, criando colunas de gelo. Estava um vento que mal dava para andar no dia.

Geysir
Seguimos de lá para a área geotérmica de Geysir, também conhecido como The Great Geysir no sudoeste da Islândia. O Geysir fica no vale de Haukadalur, nas encostas da colina de Laugarfjall, que abriga o gêiser Strokkur, um dos mais famosos da Islândia. Ele entra em erupção uma vez a cada 6 minutos, sua altura é de 15 a 20 metros, embora possa, as vezes, chegar até 40 metros de altura. Há sinais que alertam os visitantes de que estão lidando com águas que variam de 80 a 100°C

Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir)
A última parada foi no Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir). Foi decretado Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque é famoso por três coisas:

1) Este é o local onde o primeiro parlamento do mundo, estabelecido há mais de 1.000 anos, foi formado quando os antigos líderes do grupo Viking decidiram se reunir para discutir os eventos e as leis. Foi ai também que a Islândia declarou independência da Dinamarca em 1944

2) Está área é o local onde as placas tectônicas euro-asiáticas e americanas estão se separando, criando a fissura de Silfra, inundada com água glacial cristalina, criando um dos melhores lugares de mergulho no mundo. O passeio no mergulho dura cerca de 40 minutos.

3) É o local onde foi gravado Game of Thrones.

A duração do passeio foi de 8 horas e não estavam inclusas as comidas do passeio.

A experiência para mim, foi fantástica. O dia estava frio e com bastante vento, mas não tirou o charme do passeio e o motorista e guia, Snorri Steinn, foi sensacional, nos contando muitas coisas legais sobre a Islândia. Recomendo.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kerið
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gullfoss
https://en.wikipedia.org/wiki/Geysir
https://pt.wikipedia.org/wiki/Þingvellir
https://bustravel.is/tours/premium-tours/premium-golden-circle-tour

Anúncios

Um comentário sobre “Premiun Golden Circle Tour – O maravilhoso passeio pelo Círculo de Ouro na Islândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.