Roteiro a pé de 1 dia por Amsterdã!

Amsterdã, a capital dos Países Baixos, está localizada na Holanda do Norte. A origem da cidade foi em torno do Rio Amstel. Atualmente os canais da cidade estão na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. 

A cidade  é um dos principais centros financeiros da Europa e muitas instituições tem sede lá, incluindo a Philips, Uber, Netflix, Booking, entre outras.  Em 2012, a cidade foi classificada como a segunda melhor cidade para se viver.  Além disso, suas principais atrações atraem mais de 5 milhões de visitantes internacionais anualmente.

Como chegar:
Há voos diretamente do Brasil para Amsterdã. O Aeroporto Schiphol fica a 20 minutos de trem da cidade. É o terceiro maior aeroporto da Europa e o quinto mais movimentado do mundo, com mais de 60 milhões de passageiros por ano. É o centro da KLM. Eu quando voei do Brasil para NewCastle fiz conexão nesse aeroporto e realmente é imenso.

Quem chega por trem, chegará na estação Amsterdam Centraal que é a maior estação ferroviária de Amsterdã e a segunda mais movimentada do país. O prédio foi projetado pelo arquiteto Pierre Cuypes e inaugurado em 1889 e possui um estilo gótico e renascentista.

Onde Ficar:
Eu fui de Paris para Amsterdã e cheguei a noite. Procurei um lugar custo-beneficio para passar duas noites. O hotel tem recepção 24 horas, lojas de presentes e aluguel de bicicletas. O quarto é simples, mas confortável e o banheiro privativo. Eu indico.
Hotel Asterisk
Den Texstraat 16, Amsterdam City Centre.

O que fazer:
Em comparação com outras cidades europeias, Amsterdã não é tão grande. No entanto, um dia, é bem apertado para conhecer toda cidade. Eu recomendo passar pelo menos dois dias para conhecer pelo menos alguns museus interessantes lá.

A cidade tem condução e alugueis de bicicleta por toda cidade. Eu peguei um mapa da cidade e optei por explorar a cidade a pé, saindo bem cedinho do hotel que ficava a 100 metros da Heineken Experience.

HEINEKEN EXPERIENCE
Um dos pontos turísticos, a Heineken Experience acontece na antiga cervejaria Heineken, onde a fabricação da cerveja iniciou em 1867 pelo próprio Heineken e continuou até 1988. Bem no canal de Stadhouderskade, eles não produzem mais a cerveja. Serve atualmente como uma experiencia para mostrar aos visitantes como ela é feita. Confesso que não fui e não tenho como opinar. Para quem quiser conhecer: (clique aqui). Endereço: Stadhouderskade 78. Horários: segunda a quinta das 10h30 as 17h30 e de sexta a domingo das 10h30 as 19h00. Preço: 18 euros.

MUSEUMPLEIN
Conhecido como praça dos museus é um espaço público, o lar de museus mundialmente famosos como o Rijkmuseum, Stedeljik e o VanGogh.  Em 1999, a praça foi resconstruída a partir do plano do arquiteto paisagista Sven-Ingvar Andersson. No inverno o lago é tranformado em pista de patinação no gelo. É lá que está um dos letreiros de Amsterdã, o que torna esse lugar um dos mais fotografados da cidade. Para tirar uma foto legal, procure chegar bem cedo. Eu não tive tanta sorte (rsss), e olha que cheguei bem cedinho ao local.

RIJKSMUSEUM
Construído em 1885 pelo arquiteto Pertus J.H. Cuypers, o edifício é impressionante e vale a visita pelo lado de fora, mesmo que não entre. O museu, de 30.000 m², abriga uma das maiores e mais importantes coleções de arte holandesa clássica, com mais de 8.000 objetos, como pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, pratarias, porcelanas, jóias, móveis, roupas, entre outros, que detalham os 800 anos de história. Endereço: Museumstraat 1. Horário: segunda a domingo das 09h00 as 17h00. Preço: 17,50 euros.

STEDELIJK MUSEUM
Inaugurado em 1895, é o mais importante museu de arte moderna e contemporânea de Amsterdã. Endereço: Museumplein, 10. horário: diariamente das 10h00 as 18h00 e aos sábados das 10h00 as 22h00. Preço: 17,50 euros.

MUSEU VAN-GOGH
Existe desde 1973 e fica dentro da praça dos museus. Está alojado em um dos poucos edifícios modernos nesta área de Amsterdã. Foi projetado por Gerrit Rietveld. O museu apresenta muitas das melhores obras de Van Gogh, inclusive as pinturas mais famosas como: The Potato Eaters e Sunflowers. Além das pinturas conta com uma excelente biografia de sua vida em ordem cronológica, começando pelos primeiros trabalhos. No piso térreo fica a loja do museu. É o segundo mais visitado de Amsterdã, com 1,4 milhão de visitantes anuais. Endereço: Museumplein 6. Horários: diariamente das 09h00 as 18h00 e as sextas-feiras das 09h00 as 21h00. Preço: 18 euros.

CONCERT-GEBOUW
É uma sala de concertos em Amsterdam. Lá se interpretam anualmente cerca de 800 concertos ao ano, para um público de 85.000 pessoas, a qual a torna uma das salas de conserto mais visitadas do mundo. Endereço: Concertgebouwplein, 10

HOUSE OF BOLS
Outra experiencia turística no mesmo estilo da Heineken Experience, relacionada ao mundo  dos coquetéis e bartending. A entrada inclui uma bebida gratuita no bar, mas antes de pegar, pode-se personalizar sua própria bebida, com base nas exibições interativas onde se declara suas preferencias. Endereço: Paulus Potterstraat 14. Horários: domingo a quinta das 13h00 as 18h30 e  sexta e sábado das 13h00 as 21h00. Preço: 16 euros

DIAMOND MUSEUM
Fundado em 2007 por Ben Meier da Coster Diamonds. O museu conta a história do diamante, as suas variações, ondem podem ser encontrados, além de uma coleção permanente de jóias com diamantes. Endereço: Paulus Potterstraat 2. Horários: todos os dias das 09h00 as 17h00. Preço: 10 euros.

VONDELPARK
O maior parque de Amsterdã está localizado no bairro Oud-Zuid e recebeu esse nome em homenagem ao famoso escritor do século XVII Joost Van Den Vondel. O design é obra do arquiteto Jan David Zocher. Foi criado em 1864, e no ano seguinte aberto ao público. Anualmente, o parque tem cerca de 10 milhões de visitantes ao ano. Um lugar, definitivamente, para descansar e passear.

LEIDSPLEIN
É uma praça localizada no centro de Amsterdã. Um dos centros mais movimentados para vida noturna da cidade. Há uma grande quantidade de bares e restaurantes, um deles que gosto muito, é o Hard Rock Café. Na região também encontra-se discotecas, cinemas e teatros, bem como o Cassino da Holanda.

Em frente a praça está o STADSSCHOUWBURG. O edifício do teatro municipal foi construido em 1894 em estilo neo-renascentista.

Na praça também podemos encontrar o AMERICAN HOTEL, construído em 1900 por W.Kromhout e WGJansen no estilo Berlage. Um dos hotéis mais conhecidos da cidade, café e restaurante. Endereço: Leidsekade 97.

LEIDSESTRAAT
Uma das ruas comerciais mais movimentada de Amsterdã. Em 1980 a rua foi redesenhada e provida de pavimentação, onde as calçadas desapareceram e em 2001 a pista foi ligeiramente alargada devido aos elétricos que passam no local. Apesar dos bondes passarem por lá, é uma rua tipicamente de pedestres, fechada para carros.

BLOEMENMARKT
É o único mercado de flores flutuantes do mundo. Fundado em 1862, está localizado na Singel, 1012, entre Muntplein e Koningsplein. Conta com 15 lojas de jardinagem. Lá podemos encontrar muitas flores e presentes de recordações.

Do outro lado do mercado, há algumas ótimas lojas de queijos, eu entrei em várias delas e encontrei diversas amostras para degustação. Sensacional.

MUNTPLEIN
A praça, na verdade, é a ponte mais larga de Amsterdã, que atravessa o canal Singel no ponto em que deságua no rio Amstel. Todas as pontes são numeradas e a Muntplein é a número 1. Foi nomeada após a torre Munttoren que fica nesta praça. Esta torre foi parte dos três principais portões da cidade medieval. O edifício da casa de guarda ao lado da torre não é medieval, mas do final do século XIX. Uma passagem subterrânea foi adicionada ao prédio durante a reforma de 1939.

KALVERSTRAAT
É uma rua de Amsterdã para quem gosta de fazer compras. Tem muitas lojas conhecidas internacionalmente, bem como outras lojas locais. Bem movimentada. Vai da passagem subterrânea até a praça Dam. Foi lá onde comi um delicioso Stroopwafel, um biscoito de origem holandesa, em uma tradução livre significa “waffle com calda”.

AMSTERDAM MUSEUM
O museu abriu em 1926 no Waag, um dos portões da cidade do século XV, mas desde 1975, está localizado no antigo orfanato da cidade velha. Conta toda história de Amsterdã. Endereço: Kalverstraat 92. Horários: todos os dias das 10h00 as 17h00. Preço: 13,50 euros.

BEGIJNHOF
Logo atrás do Museu de Amsterdã, o Begijnhof é considerado um oásis no coração do centro da cidade. Foi construído para abrigar as mulheres solteiras na cidade e consistia em pequenas casas e uma igreja, em torno de um pátio que ficava fechado à noite. Com o tempo, as casas foram reconstruídas, mas a casa número 34 a fachada de madeira foi preservada. Horário: das 09h00 as 17h00.

DAMPLEIN
A praça Dam é o coração histórico da cidade. Construída em 1270, época que abrigou muitas brigas, protestos e momentos importantes da história do país. Em formato retangular, estendende-se cerca de 200 metros de oeste a leste e cerca de 100 metros de norte a sul.  Lá está localizado o memorial de guerra

ROYAL PALACE OF AMSTERDAM 
O palácio real é um dos quatro palácios oficiais da Holanda que estão a disposição do Rei Guilherme. Ele está situado ao lado oeste da praça Dam, no centro de Amsterdam. É um belíssimo prédio de arenito amarelo e de madeira que existe desde 1655, quando foi erguido pela família real holandesa da época. O palácio está diariamente aberto aos visitantes. Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 147. Horário: das 10h00 as 17h00 (com reservas). Preço: 10 euros.

MADAME TUSSAUDS
É um museu de figuras de cera situado na Praça Dam, próximo ao Palácio Real. Eu achei o prédio muito bonito, mas não visitei esse museu. Endereço: Dam 20. Horários: todos os dias das 10h00 as 20h00. Preço: 18,50 euros.

NIEWE KERK
A igreja nova não é exatamente nova, ela tem nada menos que 600 anos de idade. Apesar de sua idade e de tudo pelo que ela passou nos últimos séculos, a igreja ainda está em pé. Ela fica ao lado do Palácio Real, na Praça Dam. Endereço: Gravenstraat 17. Horários: todos os dias das 10h00 as 17h00. Preço: 17,50 euros

CASA ANNE FRANK
Está localizado no bairro Jordaan, a oeste do centro da cidade. Fundado em maio de 1960 em memória de Anne Frank, encontra-se sediado no edifício que sua família e mais 4 pessoas ficaram escondidas nos anos da ocupação nazista. A casa faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. No ultimo andar, encontra-se o esconderijo claustrofóbico deles. O anexo secreto foi parcialmente reformado, mas da para ter a impressão de como foi horrível morar lá, já que tem que esperar que outras pessoas saiam para que você possa andar. Endereço: Prinsengracht 263-267. Horário: das 09h00 as 22h00. Preço: 10 euros. Não é permitido tirar fotos dentro da casa.

TORTURE MUSEUM
É um pequeno museu localizado no coração de Amsterdã, perto do mercado das flores, com vista para o canal Singel. Incluído na lista dos museus mais incomuns do mundo. Endereço: Singel 449. Horário: 10h00 as 23h00. Preço:  7,50 euros

MAGNA PLAZA
Atualmente um shopping center no centro de Amsterdã. O edifício foi construído em 1895-1899 em estilo neo-gótico e neo-renascentista e foi o antigo escritório dos correios da cidade. Endeço: Nieuwezijds Voorburgwal 182.

SEX MUSEUM
Está localizado em um local movimentado de Amsterdam, próximo a Estação Central. Contém figuras de cera em tamanho real, dois enormes falos de plástico em pé e uma rica coleção de objetos sobre a sexualidade humana. Endereço: Damrak 18. Horário: 9h30 as 23h30 todos os dias. Preço: 5 euros.

MEDIEVAL TORTURE INSTRUMENTS
Está em frente á Estação Central. Este pequeno museu atrai turistas expondo dispositivos de tortura reais, juntamente com histórias da tortura e crimes cometidos na época medieval. Ha uma pequena loja de souvenires ao lado. Endereço: Damrak, 33. Horário: 10h00 as 22h00.

AMSTERDAM TULIP MUSEUM
É um pequeno museu que conta a história da flor tulipa, de como chegou a Holanda até os dias atuais. O museu fica nos fundos de uma loja que vende bulbos de tulipa e vários souvenirs ligados a essa flor. Endereço: Prinsengracht 116. Horários: das 10h00 as 18h00.

BEURSPLEIN
É uma praça localizada no centro de Amsterdã. Muitos eventos culturais da cidade, bem como manifestações políticas e encontros musicais são realizados nessa praça. Os edifícios mais famosos da praça incluem a Bolsa de Valores e o Beurs Van Berlage.

RED LIGHT DISTRICT
Localizado no bairro Wallen, é uma área designada para a prostituição legalizada e o maior e mais conhecido distrito da luz vermelha de Amsterdã. Este bairro tornou-se atração famosa para os turistas por conta de seus pequenos becos com apartamentos alugados por profissionais do sexo que oferecem seus serviços por trás de uma janela ou porta de vidro, normalmente iluminados com luzes vermelhas. Dica: Nunca tirar fotos das garotas nas janelas (uma regra local).

MUSEM OF PROSTITUTION – RED LIGHT
É um pequeno museu que conta a história da prostituição, da vida das prostitutas e do espaço onde elas trabalham. Mostram como muitas delas sofrem por estar naquela situação. Endereço: Oudezijds Achterburgwal 60h. Horário: das 10h00 as 00h00. Preço: 10,50 euros.

OLD KERK
É o edifício mais antigo de Amsterdam. Fundada em 1213, está na região do Red Light District, em Wallen.  Endereço: Oudekerksplein 23. Horário: segunda a sábado das 10h00 as 18h00 e aos domingos das 13h00 as 17h30. Preço: 12 euros.

NIEUWMARKT
É uma praça no centro de Amsterdã, em uma área conhecida como bairro Lastange. Ao lado do Red Ligh District. O local é dominado por um edifício conhecido como Waag, que é originalmente um portão nas muralhas medievais da cidade, mas convertido em uma casa quando foi demolido, no século XVII. Na segunda gerra, essa praça foi um ponto de coleta para os judeus que iam para os campos de concentração.

A praça é considerada parte da Chinatown, que consiste em vários quarteirões cheios de mercados asiáticos, restaurantes e lojas.

REMBRANDPLEIN
É mais uma das praças de Amsterdã com diversos cafés e clubs que ficam aberto até de madrugada. O Escape é o mais famoso, há anos na cidade. A praça recebeu esse nome em homenagem ao famoso pintor Rembradt. Sua estátua fica em um lugar de destaque no centro da praça.

XTRACOLD ICE BAR
O famoso bar de gelo de Amsterdã. Primeiramente é oferecido um drink em um bar normal, assiste-se um filme e depois entra no Icebar. Lá dentro fica em torno de -10ºC. O ingresso dá direto a 3 drinks. Endereço: Amstel 194. Horários: segunda a sexta das 12h30 as 13h00 e aos sábados das 12h30 as 02h30. Preço: 19,50 euros

STOPERA
É um complexo de edifícios, que abriga a prefeitura de Amsterdã e a Ópera e Ballet nacional. O edifício foi projetado por Wilhelm Holzbauer e Cees Dam. Em frente, podemos encontrar um novo letreiro de Amsterdã, com certeza bem melhor para tirar uma foto sem ninguém atrás (rss). Endereço: Amstel 3.

WATERLOOPLEIN
É uma praça no centro de Amsterdã, perto do Rio Mastel. Foi nomeada após a Batalha de Waterloo, em 1815. Lá fica a Mozes en Aäronkerk, uma igreja católica de Santo Antônio de Pádua.

É lá que fica o famoso mercado de pulgas, que é muito popular entre os turistas. A praça tornou-se um mercado quando o governo decidiu que os comerciantes judeus nas proximidades tinham que mudar suas barracas para lá. O mercado atualmente tem cerca de 300 barracas e está aberto de segunda a sábado.

JOODS HISTORISCH MUSEUM
Localizado no bairro cultural judaico, esse museu é dedicado à história, cultura e religião judaica na Holanda e em todo mundo. É o único museu na Holanda dedicado à história judaica. O museu foi reconhecido em 1989, quando recebeu o Prêmio do Museu do Conselho da Europa,  concedido por uma combinação da apresentação da coleção e da aparência externa dos edifícios. Endereço: Nieuwe Amstelstraat 1. Horários: todos os dias das 10h00 as 17h00. Preço: 15 euros.

PORTUGUESE SYNAGOGUE
É uma sinagoga localizada em frente ao Museu da História Judaica. O edifício foi construído no século XVII pela congregação de judeus da cidade. Hoje, após a segunda guerra mundial, não existe mais que 700 membros na congregação. Endereço: Mr. Visserplein 3. Horário: todos os dias das 10h00 as 16h00, com exceção do sábado (Shabat), dia em que está fechada. Preço: 14,50 euros.

NETHERLANDS FILM ACADEMY
Fundada em 1958, é a academia de cinema da Holanda. Oferece treinamento para direção de ficção, direção de documentários, roteiros, edição, produção, cinematografia, design de produção, efeitos multimídia, entre outros. Endereço: Markenplein 1.

HORTUS BOTANICUS 
É um jardim botânico de 1,2 hectares de extensão em Amsterdã. Endereço: Plantage Middenlaan 2a. Horários: 10h00 as 17h00. Preço: 9,50 euros.

HERMITAGE AMSTERDAM
É uma filial do Museu Hermitage de São Petersburgo, na Rússia, situado nas margens do rio Amstel, em Amsterdã. Localizado no antigo Amstelhof, um edifício de estilo clássico de 1681. Conta com uma exposição em uma área de 2.182 m², salas de aula, escritório e restaurante. Endereço: Amstel 51. Horário: das 10h00 as 17h00. Preço: 25 euros.

Após todo esse percurso passeando por Amsterdã não deixei de fazer algumas comprinhas em uma loja de souvenires. Adorei!! Endereço: Damrak 24.

Como a maconha é liberada em Amsterdã é muito comum achar pirulitos, chás, biscoitos e bolos com doses minimas de THC (tetra-hidro-carbinol), que nada mais é que uma substância psicoativa encontrada na planta Cannabis Stiva (maconha). Mas, não comprei nada do tipo.

Uma das coisas que acho que ficou faltando nessa viagem foi um passeio pelos canais de Amsterdã. A cidade tem mais de 100 km de canais e a maioria deles é navegável. Os três principais canais da cidade são o Prinsengracht, o Herengracht e o Keizersgracht.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Amsterdam
https://www.yahoo.com/news/dutch-philips-announces-car-lighting-led-company-072119792.html

Anúncios

Um comentário sobre “Roteiro a pé de 1 dia por Amsterdã!

  1. paranoiasnfm 15 de setembro de 2018 / 07:49

    Vai ficar no meu roteiro para quando visitar o país. Quero muito visitar a capital, este artigo é muito bom guia! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.