Dicas sobre locação de carros

Alugar um carro é uma das tarefas no planejamento de viagem. As regras e os termos que são utilizados variam de uma locadora para outra e também de um país para outro, por isso a necessidade de se planejar com antecedência e pesquisar qual delas oferece as melhores condições para a data de sua viagem.

Um dos sites que recomendo é a RentCars, que compara diversas opções para você encontrar o melhor preço, bem com o custo beneficio. Além disso, possui a vantagem de parcelar a compra em 12x no cartão de crédito, desconto de 5% para pagamento em boletos e possibilidades de pagar em reais, sem a IOF, quando se trata de aluguel de carros no exterior. Clique aqui para saber o passo a passo para fazer o aluguel pelo site.

Alugar com antecedência ou na hora?

Eu particularmente sou favorável reservar com antecedência, pois diminui as possibilidades de encontrar as famosas pegadinhas dos atendentes das locadoras que nos empurram tudo.

Há também, os fatores alta temporada e destino muito procurado, onde geralmente, os carros mais baratos  acabam primeiro, portanto alugar com antecedência aumenta as opções de locação de carros com valores menores.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOCAÇÃO?
No Brasil:
– CNH original e definitiva, com primeira habilitação emitida há mais de 2 anos.
– RG e CPF
– Cartão de Crédito no nome do locatário.
No Exterior:
– CNH Original e definitiva, com primeira habilitação emitida há mais de 2 anos.
– PID (Permissão Internacional de Dirigir). Clique aqui para saber como tirar.
– Passaporte
– Cartão de Crédito Internacional no nome do locatário.

CATEGORIAS DE CARROS

A cobrança da locação de carros é feita por dia (a cada 24 horas), porém a maioria das locadoras oferecem descontos quanto há períodos mais longos de locação. As tarifas variam conforme a categoria do veículo: econômico, compacto, intermediário, standard, SUV, minivan, utilitário, premium, especial e luxo.

Quando você aluga um carro na verdade não está alugando um carro específico e sim uma categoria de carros.

As vezes, quando você vai retirar o carro e a categoria que você reservou está sem carros disponíveis, a locadora oferece uma categoria superior pelo mesmo preço. O que pode ser uma pegadinha é o seguro, pois o valor será maior do que você tinha reservado.

CONDUTOR ADICIONAL

As locadoras permitem adicionar condutores no aluguel do carro, só que a maioria das vezes elas cobram um valor extra por esse condutor. Verifique antes.

** É fundamental que o nome dos motoristas que conduzam o carro estejam no contrato de locação

SEGURO

É muito importante entender como funciona e quais são os seguros, as proteções e assistências que estão sendo oferecidas pela locadora.

O que é importante contratar:
– Proteção do Carro: Seguro que protege o carro que está sendo alugado (CDW, LDW, TP, entre outras siglas);
– Proteção contra Terceiros: esse seguro cobre os danos materiais e morais que se pode causar à outras pessoas (SLI, LIS, EP, ALI, SLP, TPL, PLI, entre outras).

O que não é tão importante contratar:
– Assistência e Proteções em geral: São aquelas que oferecem proteções para vidros, pane seca, reboque, perda de chave. Vai depender do preço.
– Proteção Pessoal: é um seguro pessoal contra acidentes (PAI, CPP, entre outras). Geralmente você já tem esse item quando você contrata seu seguro pessoal de viagem.
– Cobertura de Bens Pessoais: Seguro contra perda/roubo de seus itens pessoais.

Depósito Caução:
** Para fazer a locação você precisará de um cartão de crédito no nome do locatário para o depósito caução.

** O depósito caução é o valor que fica bloqueado no cartão de crédito ao retirar o veículo alugado. Esse valor pode ser usado pela locadora para cobrir os eventuais danos que aconteçam durante a locação do mesmo. Quando há devolução do veiculo e não constatada avarias, o valor é estornado no cartão de crédito. Importante saber que: USA O LIMITE DO SEU CARTÃO DE CRÉDITO, portanto você terá menos limite para outros gastos na viagem.

Franquia:
** Ao contratar a proteção do carro, as locadoras já determinam o valor da franquia. Se houver avaria durante o aluguel, há responsabilidade pelo custo até o valor da franquia. Por isso é bem importante ficar atento na vistoria da retirada e entrega do veiculo e verificar se o vistoriador anotou todas as avarias que o carro já possui. Muitas locadoras oferecem a possibilidade de você contratar a Franquia Zero, quando você não precisa arcar com nenhum custo caso haja alguma avaria no carro, mesmo de baixo valor.

Perda da Cobertura:
** Há o risco de perda de cobertura dos seguros, caso haja alguma infração nos termos e condições de uso do carro alugado e nesse caso todo custo de avarias e sinistro será por conta do locatário. Portanto, leia tudo e tire as dúvidas antes de assinar. Exemplo de infrações: dirigir acima do limite de velocidade, dirigir alcoolizado, carro sendo conduzido por motorista fora do contrato, entre outros.

DEVOLUÇÃO EM OUTRO LUGAR

É muito comum montarmos roteiros passando por vários lugares, portanto é possível alugar um carro em um ponto do país e devolvê-lo em outro, porém a maioria das locadoras cobram uma taxa de retorno (que é incluída no preço do aluguel).

Quando se trata de devolução de carro alugado em outro país, os custos são altos e nem sempre as locadoras permitem. Fique de olho nisso, pois geralmente não vale a pena.

Uma outra coisa é cruzar a fronteira dos países. Questione a locadora, pois existem regras para isso, restrições, bem como cobrança de taxas e seguros extras.

HORÁRIOS

Verifique os horários de abertura e fechamento da loja que você vai retirar e devolver o carro. É muito comum as lojas trabalharem em horário comercial e fecharem para almoço.

** Programe-se para chegar antes do horário de devolução para não ser penalizado com atraso.

ITENS EXTRAS

Vale a pena alugar GPS?

Em minha primeira viagem de carro pelo oeste dos Estados Unidos ao invés de alugar eu resolvei comprar um e trazer para o Brasil, mas depois me arrependi, pois só o usei lá.

Na França aluguei na agência, mas o GPS não funcionou e tive que pedir reembolso do valor pago. No Uruguai aluguei na agencia e também me arrependi, pois não estava atualizado, dando vários erros.

Então a resposta é NÃO!!

Para mim a melhor opção é o WAZE, mas para quem não tem o pacote de dados para usar na viagem, o mais interessante é baixar o Google Maps Off-line no seu celular. Além de ser gratuito (você economiza o valor do aluguel), o mapa funciona sem conexão com a internet. Uma coisa ruim é que não haverá os dados reais de transito. Clique aqui para baixar o Google Maps Off-Line

QUILOMETRAGEM

Existe dois tipos:
– Quilometragem livre: aquela onde não há limites de quilômetros para rodar com o carro.
– Limite de quilômetros rodados: é cobrado valor por quilometro extra rodado, que é pago na devolução do carro.

** A quilometragem controlada (com limite de quilômetros rodados) é mais barata, mas ideal somente para quem pretende utilizar e andar pouco com o automóvel. Para quem pegará estradas, a alternativa melhor, sem dúvida é a quilometragem livre.

COMBUSTÍVEL

O mais comum das locadoras é oferecer o carro com o tanque cheio e você devolver com o tanque cheio.

** Muito importante familiarizar-se com a nomenclatura dos combustíveis antes de abastecer, pois muitos países funcionam como self-service, e você mesmo abastece o carro.

PEDÁGIOS

As cobranças dos pedágios variam muito para cada país. Em alguns países na Europa existem dois tipos:
Pagamento imediato: é aquele que quando chega ao pedágio, vê o valor  e já realiza o pagamento no local com notas, moedas ou cartões de crédito.
Pagamento pela distância: nesse modelo, passamos por um pedágio, retiramos um ticket e seguimos viagem e quando estamos saindo da estrada o valor passamos em outra máquina onde é feito o pagamento. O valor nesse caso é calculado pela distância percorrida.

** Importante guardar o ticket (não perder), pois fiz isso e paguei um valor absurdo na saída da estrada.

MULTAS

A aplicação de multas e os pagamentos delas também variam muito entre os países. Há aquelas que você paga diretamente ao policial, outros que se deve ir ao local determinado para pagar e outros em que é cobrado da própria locadora. Nesse caso a locadora recebe e lança no seu cartão de credito semanas ou até meses após você devolver o carro.

** Tomar muito cuidado com os estacionamentos, pois estacionei em um lugar e pensei “só 5 minutinhos para tirar uma foto”, quando voltei, SURPRESA, uma multa que tive que pagar.

LIMPEZA

Se na devolução, o carro estiver muito sujo (mais sujo do que o normal), a locadora pode aplicar uma taxa de limpeza do carro.

** Em alguns lugares, como nordeste do Brasil, eu optei por fazer uma lavagem no carro, antes da entrega.

Fique sempre atento na hora de alugar um carro nas seguintes taxas:
– Taxa de devolução em outra cidade;
– Taxa de motorista adicional;
– Taxa de motorista com menos de 25 anos;
– Taxa de combustível;
– Quilometragem adicional;
– Taxa de limpeza e;
– Cobrança de itens extras.

E uma boa viagem!

Fonte:
https://www.dicasondeficar.com.br/dicas-alugar-carro/#chipcelular

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.