Roteiro de um dia em Delft, a charmosa cidade medieval holandesa

Delft é uma linda cidade localizada ha Holanda, há 15 minutos de Roterdã e apenas 1 hora de Amsterdã. Uma cidade de história e cultura maravilhosamente preservadas que vale a pena visitar. O nome Delft vem de “buraco”, pois a cidade está abaixo do nível do mar.

Eu inclui Delft no roteiro, pois estava nos meus planos conhecer pessoalmente dois grandes amigos que conheci inicialmente pelo Facebook. Mais abaixo contarei um pouco sobre essa experiência.

Como chegar:
Para chegar a Delft a melhor opção é ir de trem. Comprei a passagem na Amsterdam Centraal Station.  O ticket custou 12,90 euros em 2014. A viagem demorou em média 1 hora e para minha surpresa meu amigo Dick foi me buscar na estação e me acompanhar até o hotel.

Onde se hospedar:
Eu fiquei hospedada em um hotel quatro estrelas super gostoso. Está situado em 3 diferentes edifícios no centro histórico da cidade, e todas as 3 áreas do hotel possuem decorações únicas com obras de arte e antiguidades. Quarto amplo e confortável e um café da manhã excelente.
Best Western Museumhotels Delft
Oude Delft 189, 2611 HD Delft, Holanda
Para reservar, clique aqui.

O que fazer na cidade de Delft:

MOLEN DE ROSS (WINDMILL 
É o último moinho em pé dos que estiveram em Delft. Criado em 1679, para substituir o anterior feito em madeira. Funciona regularmente como moinho de farinha. Tem uma loja na parte de baixo com poucas coisas, voltadas mais à culinária. Phoenixstraat 112, 2611 AK Delft.

HET PRINSENHOF
O museu originou-se com o Mosteiro de Sint-Agatha e é ainda um dos lugares mais bonitos de Delft. Neste museu, Willem van Oranje foi assassinado em 1584 por Balthasar Gerards. Além dos famosos buracos de bala e da sala onde Willem van Oranje fez sua última refeição o museu apresenta uma infinidade de artefatos e pinturas históricas que podem ser admirados. Aberto de terça a domingo das 11h as 17h e sua entrada custa 12 euros. Sint Agathaplein 1, 2611 HR Delft.

No jardim do museu podemos encontrar um banco que foi projetado por Marianne Burgers. O banco destaca-se pelos cacos azuis de Delft com os quais ele é revestido.

OUDE KERK
A igreja antiga foi construída em 1246, cerca de 100 anos antes da nova igreja. A igreja ficou conhecida devido a sua torre inclinada, com 75 metros de altura. O órgão de tubos aumenta a beleza interior da igreja. Sua torre contém o maior relógio histórico da Holanda e seu sino feito em 1570 pesa em média 9 toneladas. O relógio soa apenas em ocasiões especiais, porque podem ocorrer danos na torre. Outra curiosidade é que um dos maiores artistas do pais, Johannes Vermeer (o que pintou o quadro “A Moça do Brinco de Pérola”), está enterrado na igreja. Sua entrada principal é acessada por uma bela ponte em um dos canais da cidade. A igreja é aberta de segunda a sábado. Heilige Geestkerkhof 25, 2611 HP Delft.

DELFT CANALS
Tal como a grande maioria das cidades na Holanda, Delft tem diversos canais. No centro da cidade velha, podemos encontrar vários canais diferentes que estão alinhados com as belas árvores e a arquitetura típica da Holanda. Destaco dois particularmente, o da rua Hippoltusbuurt com seus cafés e pontes e o trecho na rua Voldergracht, onde a água chega até as portas da casa. Foi um verdadeiro prazer andar entre eles para conhecer a cidade. Amei!

VERMEER CENTRE
Localizado no centro da cidade velha, o museu, sem duvida nenhuma merece uma visita. Apresenta a obra do pintor holandês Johannes Vermeer de uma maneira diferente, interessante e didática. O pintor viveu no século XVII e criou peças do gênero, incluindo o cotidiano da pessoas da classe média. Um dos seus trabalhos mais famosos é o quadro “A Moça do Brinco de Pérola”. Aberto diariamente das 10h as 17h. Sua entrada custa 9 euros. Voldersgracht 21, 2611 EV Delft.

HET BLAUWE HART (CORAÇÃO AZUL)
Localizado ao lado da Nieuwe Kerk (igreja nova), o coração azul consiste em uma armação de aço que é coberta com um vidro duro, no qual o vidro azul é anexado. A obra foi feita pelo artista Marcel Smink especialmente para embelezar o lugar. A cor azul refere-se ao azul de Delft.  A estátua, a noite, é iluminada por dentro. Oude Langedijk, Delft

MARKT SQUARE
Localizado no meio do centro da cidade velha, é uma das principais praças da cidade de Delft. Possui mercados e eventos regulares e é lá que se encontra a Prefeitura e a Nieuwe Kerk. É um dos ótimos lugares para desfrutar de uma boa refeição e para comprar diversas lembrancinhas. Entrei nessa loja Royal Delft Ware e comprei algumas lembrancinhas em cerâmica super bonitinhas.

STADHUIS VAN DELFT (DELFT CITY HALL)
A prefeitura de Delft é uma das estruturas mais importantes e impressionantes da cidade. Está no lugar da antiga prefeitura que foi queimada em 1618. Sua fachada é tipicamente renascentista, com colunas e arcos altamente estruturados. Sua fachada apresenta belas pedras, janelas com venezianas vermelhas e varias estátuas de pedra. Sua torre central tem um relógio e o simbolo de Delft bem acima da entrada principal. A prefeitura está aberta de segunda a sexta feira, embora não se pode entrar no prédio, ele é usado para casamento e cerimônias.

NIEUWE KERK
É uma magnifica igreja gótica, que localiza-se no centro velho da cidade de Delft. Estabelecida em 1381 como igreja de Santa Úrsula, porém depois da reforma, a igreja foi renomeada de Igreja Nova. O mausoléu de Guilherme de Orange e de toda família real é uma das atrações principais da igreja. Os 16 belos vitrais também encantam os visitantes. A igreja oferece visitas guiadas e apresentações multimídia. Com seus 365 degraus, a torre oferece paisagens deslumbrantes de toda a cidade. A igreja é aberta de segunda a sábado das 11h as 17h. Sua entrada custa 8 euros (igreja + torre).

Atrás da igreja novamente vemos o pequeno canal e é um lugar super bonito para tirarmos fotos.

BEESTENMARKT
Outra fantástica praça no centro da cidade de Delft. Um pouco mais silenciosa do que a movimentada Markt Square. Rodeada por edifícios pitorescos, a praça está cheia de árvores altas, cafés e restaurantes gostosos.

Lá está a Stadsherberg de Mol, um edifício construído em 1563. É uma taverna que abre de terça a domingo a partir das 18h para jantares em estilo medieval.

PAUL TETAR VAN ELVEN MUSEUM
O museu localiza-se na cidade velha de Delft e foi a casa do famoso artista pintor Paul Tetar van Elven, nascido em 1823. A sala de jantar e sala de estar estão com o mobiliário original. Além de suas pinturas, também é possível apreciar as obras de outros pintores holandeses. Há também uma considerável coleção de porcelana chinesa. Está aberto de terça a domingo das 13h as 17h. Koornmarkt 67, 2611 EC Delft,

OOSTPOORT (EASTERN GATE)
O portão oriental da cidade foi estabelecido em 1400 como parte da parede oriental que é conectada a ponte oriental. Seu objetivo era proteger a parte oriental contra o s invasores. Nos tempos antigos tornou-se objeto de inspiração entre os pintores famosos. Foi a única torre que sobreviveu e em 1988 tornou-se aberta ao público como ponto turístico. Na entrada do portão há uma estátua que é vestida de armadura medieval. Uma cópia do Oostpoort pode ser encontrada no Japão, no parque temático Huis ten Bosch.

TU BOTANICAL GARDEN
Localizado nos terrenos da Universidade de Tecnologia de Delft, próximo ao Oostpoort. Possui mais de 7000 espécies de belas flores, árvores, plantas e ervas. Um lugar agradável para caminhar e relaxar. Está aberto todos os dias da semana. O custo é de 2 euros. Poortlandplein 6, 2628 BM Delft. (eu não fui)

SCIENCE CENTRE DELFT
Próximo ao Jardim Botânico, o centro de ciências é a sede do desenvolvimento de pesquisa e ciência. Os visitantes podem ver os materiais de pesquisa e os produtos finais de cada projeto. Está aberto de terça a sexta das 10h as 17h. Mijnbouwstraat 120, 2628 RX Delft. (eu não fui).

KONINKLIJKE PORCELEYNE FLES
O museu é a última fábrica de cerâmica da Delft Blue remanescente. A fábrica foi fundada em 1653. Recomenda-se a Royal Delft Experience, um passeio onde é possível aprender sobre a história e sobre o processo de fabricação das cerâmicas de Delft. Ela fica um pouco afastada do centro. Há uma loja relativamente grande que vende os vários modelos azul e branco, mas também de outras cores. Os preços das porcelanas são altos, mas há opção de souvenires mais barato que são ótimos para levar para os amigos e familiares. Rotterdamseweg 196, 2628 AR Delft. (eu não fui).

A noite, Dick e Gerda me buscaram no hotel para ir na casa da Melissa, pois era aniversário de sua filha Senna. Fui recebida muito bem por toda sua família e me senti em casa.

No dia seguinte Dick e Gerda me buscaram para conhecer a casa deles. Me encheram de presentes e me levaram a estação de trem de Delft. Fui embora da cidade, levando comigo a lembrança de bons momentos passados junto com essa família maravilhosa que é Dick, Gerda, Melissa, seu esposo e filhos. Amei conhecê-los e nossa amizade certamente viverá por toda eternidade.

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Delft
https://dutchreview.com/featured/the-vermeer-centrum-delft/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s