Inverness, a capital das Highlands: roteiro de 1 dia.

Inverness é uma cidade localizada no norte da Escócia, mais conhecida como Capital das Terras Altas (Highlands). A cidade atrai um grande número de turistas, atraídos pela lenda do “Monstro do Lago Ness”, que segundo a mitologia habita o “Loch Ness (lago ness)”, que corre ao sul da cidade.

Como chegar:
Após um passeio com a escola na cidade de Edimburgo, decidi ir de trem para Inverness. A viagem durou em torno de 3horas e 20 minutos e custou carinho, na época, mais de 52 libras.

A Inverness Rail Station está localizada bem no centro da cidade, bem pertinho de diversos pontos turísticos. Uma das coisas que vou destacar é a honestidade do povo escocês. Esqueci uma sacola plástica na estação de trem, com dinheiro e cartões. Só fui perceber que tinha esquecido no final da tarde e quando fui no “achados e perdidos” da estação, a sacola estava lá, intacta, sem nem um centavo faltando. ❤

Onde se hospedar:
Como cheguei de noite, para fazer o passeio no domingo, reservei um hotel super gostoso que recomendo para quem vai para a cidade. O hotel é 4 estrelas, fica há 10 minutos da estação de trem. Quarto super confortável, bem decorado e bem limpinho. Café da manhã super caprichado e preparado pelos próprios proprietários do hotel.

Antetorrie Guest House Inverness
2 Gordon Terrace, Inverness, Scotland, IV2 3HD.
Tel: 01463 230 090
E-mail: enquiries@andetorrieguesthouse.co.uk
Você pode reservar pelo site do booking, clique aqui!

O que fazer em Inverness
No dia seguinte acordei cedinho e iniciei o passeio pela cidade. Apesar de me basear pelo mapa do City Sightseeing Bus, não fiz o tour com eles, optei por explorar a cidade a pé.

INVERNESS CASTLE
Construído em 1847, em estrutura de arenito vermelho. Nos terrenos em frente ao castelo, situa-se a estátua da heroína jacobina Flora MacDonald e seu cão, que foi erguida em 1899. Em 2014, época que eu visitei a cidade não era permitida visitação ao público. Atualmente, apenas os terrenos do castelo e a torre norte estão abertas ao público, nos horário das 10 as 18h.

A partir do terreno em frente ao castelo consegui essa bela vista panorâmica da cidade e do rio Ness.

Fui descendo em direção ao Lago Ness, pela View Pl. até chegar a Ness Bank Church, uma igreja presbiteriana local.

Em frente a igreja situa-se as Estátuas Faith, Hope & Charity. Essas estátuas ficavam em um telhado de uma loja de tecidos na High Street, mas o prédio foi demolido e as estátuas compradas por um colecionador e devolvida a cidade após a sua morte.

Fui andando pela Ness Bank até chegar a Infirmary Bridge, uma ponte de pedestres e ciclistas super arrumadinha. Cruzei a ponte e iniciei minha caminhada pelo outro lado do Lago Ness.

O primeiro prédio que avistei foi da University of Highlands and Islands que é super pequeno e agradável.

Fui caminhando pelo Ness Walk onde fui tirando fotos das casas da região, que achei um charme.

EDEN COURT THEATRE
Localizado as margens do Rio Ness, com seus dois teatros, cinemas, bares, restaurantes e espaços de exposição atraem cerca de 300.000 pessoas para o edifício. O local estava fechado quando eu fui, portanto só tirei fotos do lado de fora, que por sinal, é muito bem cuidado.

ST. ANDREW’S CHURCH
A catedral de Inverness fica localizada às margens do Rio Ness. Foi uma das primeiras catedrais concluídas na Grã-Bretanha, projetada pelo arquiteto Alexander Ross, em 1869. Toda em estilo gótico chama atenção pela sua arquitetura. Quando estava no alto, em frente ao castelo, tive uma linda vista da catedral.

Continuei caminhando pela Ness Walk que muda de nome após a Ness Bridge. Um pouco depois está a famosa The Scottish Kiltmaker Visitor Centre. Uma empresa familiar (Higland House of Fraser), situada as margens oeste do Rio Ness que fabrica Kilts há mais de 50 anos sob medida. Endereço: 4-9 Huntly Street, Inverness IV3 5PR e 9-11 Bridge Street, Inverness.

ST. MARY’S ROMAN CATHOLIC CHURCH
Localizada ao lado do Rio Ness. Inaugurada em 1837, foi a primeira igreja católica a ser construída em Inverness. É pequena, mas bem charmosa.

BALNAIN HOUSE
Está localizada junto ao Rio Ness, na Huntly Street. Foi construída em 1726, usada como hospital e atualmente é usado pelo National Trust como escritório.

Atravessei a Greig St. Bridge e logo avistei a FREE NORTH CHURCH, uma igreja projetada por Alexander Ross, e inaugurada em 1893. É de estilo gótico e é a torre mais alta de Inverness.

OLD HIGH ST. STEPHEN’S CHURCH
Localizada a esquerda da Free North Church na Church Street. A atual igreja foi construída em 1772, mas a parte mais baixa da torre oeste é do século XIV. Sua torre foi durante séculos a estrutura mais alta de Inverness, o que deu a igreja o nome de “igreja alta”. Ela foi mencionada algumas vezes nos livros posteriores da série de livros “Outlander” Endereço: Church Street,  Inverness, Inverness-shire.

DUNBAR’S HOSPITAL
Localizado na Church Street, foi construído em 1668. O edifício é agora o lar de um centro de dia para idosos e uma loja.

ABERTARFF HOUSE
Construído em 1593, é o edifício mais antigo de Inverness. É um bonito prédio branco que agora abriga os escritórios da National Trust of Scotland.

Passeando na Church Street encontrei a Caledonian Gifts e Souvenirs, uma lojinha onde comprei várias lembrancinhas da Escócia e da região com preços super acessíveis. Aberta todos os dias do ano das 9h00 as 18h00. Endereço: 12a Church Street, IV1 1EA.

TOLLBOOTH INVERNESS
É um marco na cidade. Essa torre foi construída ao lado da antiga casa do tribunal e cadeia em 1791. Ela tem 45 metros e abriga vários sinos de bronze.

TOWN HOUSE INVERNESS
Construída em 1882, no estilo flamengo-baronial na esquina da Castle Street com a Hight Street no centro de Inverness.

MUSEUM & ART GALLERY INVERNESS
Inaugurado em 1826, foi o primeiro museu de Inverness.  O museu oferece muito mais do que apenas exposições e exibições, com um programa de palestras na hora do almoço, oficinas, recitais, bem como atividades para crianças e adultos. Horários: terça a sábado das 10 as 17h. Entrada gratuita.

HIGH STREET
Uma rua de pedestres cheia de pequenas lojas escocesas. A rua principal está ligada ao Eastgate Shopping Center. Um shopping center com várias lojas, incluindo a Marks and Spencer e a Debenhams. O centro é notável por um relógio de autômato representando a Arca de Noé. A cada uma hora um macaco é visto levantando uma árvore e tocando um sino.

VICTORIAN MARKET
Em frente a estação de trem está um complexo de 41 lojas, no coração da cidade velha de Inverness. O mercado vitoriano tem uma gama especial de lojas que não se encontra em nenhum outro lugar da cidade.

INVERNESS CITY LIBRARY
Seu prédio foi construido em 1841 e funcionou como escola até 1937. Tornou-se biblioteca pública em 1980. Funciona de segunda a sábado das 09h as 18h.

LOCH NESS CENTRE AND EXHIBITION
Loch Ness (lago Ness) é um lago de água doce na região das Highlands (terras altas) da Escócia, que se estende aproximadamente 37 km ao sudoeste de Inverness. Ficou mundialmente conhecido pelas aparições do “Monstro de Loch Ness”, conhecido pelos seus habitantes por Nessie. Segundo evidências cientificas, ele é descrito como uma espécie de dragão marinho. As águas do rio são bastante frias, devido à sua latitude e profundidade.

O centro de exposição tem sete áreas temáticas que traçam a história do monstro explorando o passado geológico da Escócia, seu folclore e vários projetos de pesquisa realizados no lago. Traduções em 17 idiomas. Entrada: € 6.95

O seu litoral é cheio de castelos como o de Eilean Donan Castle, onde foi filmada a cena inicial do filme Highlander, ou ruínas de castelos, como o de Urquhart Castle, em Drumnadrochit, que eu infelizmente não consegui visitar. Com certeza, voltarei a região para conhecer esses dois lugares que ficou faltando.

Fonte:
https://www.visitscotland.com/destinations-maps/inverness/
https://en.wikipedia.org/wiki/Inverness

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.