Um passeio com ônibus panorâmico em Glasgow‎ – Roteiro de 1 dia

Glasgow é a maior cidade da Escócia e uma das cidades históricas mais importantes do Reino Unido.

Como chegar:
Como estava realizando um intercâmbio em NewCastle Upon Tyne (norte da Inglaterra), optei  por ir de trem  para Glasgow, o percurso foi de 3 horas e eu desembarquei na estação Glasgow Queen Street.

Há opções de metrô e ônibus para conhecer a cidade, mas como tinha somente um dia para conhecer a cidade, resolvi fazer o tour com o City Sightseeing Tours,  um ônibus panorâmico turístico, que tinha na época 24 paradas, segundo o mapa abaixo:

Parada 1: 
GEORGE SQUARE
É a principal praça da cidade de Glasgow. Seu nome foi dado em homenagem ao Rei George III. A praça está rodeada por edifícios importantes, incluindo o City Chambers, prédio que abriga a prefeitura e várias estátuas de reis e rainhas que foram importantes para o Reino Unido.

Parada 2:
CATEDRAL DE GLASGOW

Construída em 1197, é o prédio mais antigo de Glasgow. Ela possui uma das mais belas coleções de vitrais da Europa. A entrada é gratuita, mas a igreja possui horários para visita onde está a cripta de São Mugo (padroeiro da cidade). Quando eu fui, infelizmente a igreja estava fechada.

ST. MUGO MUSEUM
A casa mais antiga de Glasgow fica ao lado da Catedral. O museu tem o mesmo nome do padroeiro mas tem como objetivo promover a compreensão e o respeito entre pessoas de diferentes religiões.

GLASGOW NECRÓPOLIS
É um cemitério vitoriano que fica em uma colina atrás da catedral. Lá estão enterradas mais de 50 mil pessoas.  Segundo historiadores, o  primeiro enterro foi em 1832 e foi de um judeu chamado Joseph Levi, um joalheiro da cidade e somente em 1833 foi o primeiro enterro cristão, de Elizabeth Miles, madrasta do superintendente George Mylne.  A entrada é gratuita. Dizem que dá para tirar fotos lindas da cidade de Glasgow lá de cima, mas particularmente eu não visitei, só tirei foto de longe.

Parada 3: 
MERCHANT CITY

É um distrito no centro da cidade de Glasgow, lá está o MERCHANT SQUARE uma área do  centro que foi reformada e atualmente uma das mais caras da cidade, cheias de lojas, galerias, bares e restaurantes.

HIGH STREET
Fica localizada no distrito de Merchant City e é a mais antiga e uma das mais significativas de Glasgow. Nessa região podemos encontrar vários murais e obras de arte desenhadas, uma delas inclusive na Hight Street com a Ingram Street.

TOLBOOTH STEEPLE
É uma torre de 7 andares que foi erguida em 1627 e está localizada ao longo da High Street.

Parada 5: 
GLASGOW GREEN
É o mais antigo espaço público ao ar livre, considerado um grande parque em Glasgow onde podemos encontrar a Doulton Fountain e o The People’s Place, um museu e estufa que foi inaugurado em janeiro de 1898 pelo Conde de Rosebery e que conta a história de Glasgow e seu povo de 1750 até os dias atuais.  Sua visitação é gratuita.

Parada 6: 
ST. ANDREW’S SQUARE

É uma praça localizada no East End da cidade de Glasgow. Lá situa-se a St. Andrew’s Catedral. Foi construída em 1756 e é considerada uma das mais belas igrejas clássicas da Escócia, com seu estilo neo gótico.

Parada 7: 
ST. ENOCH SHOPPING CENTRE

Situado na esquina das ruas Buchanan e Argyle o St. Enoch Centre é um shopping moderno que abriga diversas lojas de moda, beleza e artigos para casa, além de uma fantástica praça de alimentação.

Parada 10: 
RADISSON HOTEL

Essa parada fica próxima a Central Station, o principal terminal ferroviário de Glasgow. É a décima segunda estação mais movimentada da Grã-Bretanha e a mais movimentada da Escócia. Do lado da estação achei super bonitinha uma loja que vendia vestimentas de casamento. Veja só a vestimenta do noivo. Não é puro charme?

Parada 12: 
GLASGOW SCIENCE CENTRE

Uma das atrações turísticas mais populares da Escócia que está localizada nas margens do Rio Clyde. Em 2001 a Rainha Elizabeth II inaugurou esse centro, composto por três edifícios: Science Mall, Glasgow Tower e IMAX Cinema. A visitação é paga.

Parada 13: 
HILTON GARDEN INN

Próxima a essa parada está localizada a The Clyde Arc, uma ponte rodoviária que foi inaugurada em 2006 e que atravessa o rio Clyde. Uma das características importantes é seu design.

Parada 14: 
SCOTTISH EXHIBITION AND CONFERENCE CENTRE (SECC)

É o maior centro de exposições, conferências e eventos da Escócia, que fica localizado na margem norte do Rio Clyde.

Parada 15: 
RIVERSIDE MUSEUM

Inaugurado em junho de 2011, é um dos museus mais visitados da escócia, localizado no distrito de Harbour. Atualmente é a localização do Museu do Transporte. Com mais de 3.000 objetos expostos, a exposição contém desde skates, carrinhos de bebê, carros, motocicletas, miniaturas de navios antigos e locomotivas. Em frente ao museu está o Tall Ship. Sua visitação é gratuita.

Parada 16: 
GLASGOW UNIVERSITY

Fundada em 1451 é segunda universidade mais antiga de Escócia e a quarta mais antiga do mundo. O edifício constitui o segundo maior exemplo da arquitetura renascentista gótica na Grã-Bretanha. Atualmente conhecida pelos cursos de Artes, Ciências e Engenharia, Medicina, Veterinária e Ciências Sociais. Sua biblioteca abriga mais de 3 milhões de volumes está situada na Rua Hillerad, em frente ao edifício principal.

Lá também encontra-se o Museu The Hunterian, o mais antigo museu aberto ao público da Escócia, com visita gratuita.

Parada 17: 
BOTANIC GARDENS

Localizado na região de West End, é um jardim botânico que contém varias estufas. A mais notável é o Kibble Palace que é emoldurada em ferro forjado do século XIV, cobre 2137 m² e contém uma grande coleção de orquídeas, samambaias e plantas carnívoras.

Em frente ao Botanic Gardens está o Oran Mor, uma igreja que foi convertida em um espaço de show e eventos. Possui um auditório no andar de cima, com murais impressionantes criados pelo artista escocês Alasdair Gray. Ingresso para visitas: 10 libras.

Parada 18: 
BYRES ROAD

É a rua principal do bairro West End, um bairro que vem, cada vez mais, explorado pelos turistas em Glasgow.  As ruas ao redor delas também são bem legais de conhecer: Rutheven Lane, com lojas e restaurantes ecleticos e a Ashton Lane, que é  uma ruela cheia de bares aconchegantes, bem conhecida pela sua vida noturna.  É lá que está localizado o famoso Grosvenor Cinema.

Parada 19: 
KELVINGROVE ART GALLERY & MUSEUM

Inaugurado em 1901 é uma das atrações mais visitadas da Escócia. Localizado no West End, às margens do Rio Kelvin sua arquitetura já é uma linda obra de arte. Está colado ao Parque Kevingrove e atrás da Univesridade de Glasgow. Sua visitação é gratuita.

Entre as paradas 19 e 21,o ônibus passa por uma área bem bonitinha chamada de Royal Cress. Tirei algumas fotos, pois achei uma região super charmosa.

Parada 21: 
CHARING CROSS

É o maior e mais importante entrocamento rodoviário na cidade de Glasgow, na intersecção entre a Sauchiehall Street, a St. George’s Road, a Woodlands Road, a North Street e a Newton Street. Nessa região podemos encontrar a Michell Library, a bibioteca pública localizada na Insgram Street.

É nessa região da Charring Cross que encontramos a The Tenement House, que é uma propriedade do National Trust for Scotland e está localizada na Buccleuch Street, 145.

Parada 22: 
SAUCHIEHALL ST.
É uma das principais ruas comerciais e de negócios no centro de Glasgow. Inicia-se na região de West End e vai até o centro. É lá que está a Glasgow School of Art, a única escola pública de arte na Escócia que oferece programas em nível universitário e pesquisa em arquitetura, arte e design.

Parada 23: 
THEATRE ROYAL GLASGOW

Nessa região encontrei diversos lugares de shows e espetáculos como: Glasgow Film Centre, Pavilion Theatre, The National Piping Centre, Royal Conservatory of Glasgow e o Theatre Royal Glasgow, que é o mais antigo de Glasgow e da Escócia. Foi construído em 1867 e após dois incêndios, foi reaberto em setembro de 1895. O Theatre Royal apresenta uma grande variedade de teatro, dança, comédia, musical, ópera, mas é conhecido pelas grandes performances da Scottish Opera e da Scottish Ballet. É aberto das 10h as 18h de segunda a sábado.

Parada 24: 
BUCHANAN GALLERIES
A Buchanan Street é uma das principais ruas comercias de Glasgow. Forma o famoso centro comercial, juntamente com a Argyle Street e a Sauchiehall Street.  Lá está situada a Buchanan Galleries e o Royal Concert Hall.

É nela que também se encontra o famoso Hard Rock Café, onde sempre faço questão de tomar um bom drink.

Descendo a Buchanan Street, conheci alguns pontos turísticos que também vale a pena mencionar, como:

GALLERY OF ART MODERN(GoMA).
Inaugurada em 1996, é a principal galeria de arte contemporânea de Glasgow. Contém 4 galerias onde são apresentadas exposições temporárias e workshops, um café, uma loja, uma biblioteca e um centro de informações turísticas. Na frente está a estátua de Duque de Wellington.

THE LIGHTHOUSE
É o centro de Design e Arquitetura da Escócia. A visita a torre Mackintosh, no norte do edifício, é uma das principais atrações de Glasgow e é acessível através de uma escada helicoidal do terceiro andar. Há também uma plataforma de observação moderna no sul do edifício, no sexto andar, sendo acessível por elevador.

PRINCES SQUARE
É um centro comercial localizado na Buchanan Street. Foi construído em 1840. O novo centro de varejo tem 5 andares e 10.450 metros².  Cheio de lojas de modas escocesas, lanchonetes, cafés e restaurantes locais é um ótimo lugar para conhecer.

Enfim, após um dia de passeio com o ônibus turístico e caminhando um pouco pelo centro de Glasgow, voltei para NewCastle Upon Tyne, mas super recomendo a quem visita a região da Escócia não deixar de fora essa cidade super gostosa.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow
http://londinoupolis.blogspot.com.br/2015/05/glasgow-cathedral.html
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lighthouse,_Glasgow#/media/File:Lighthouse_glasgow_spiral_staircase.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s