Um tour pelas Salineiras de Maras

As Salineiras de Maras estão localizada à 40 Km ao norte de Custo e há cerca de 3.300 metros acima do nível do mar, ao longo das encostas da montanha Qaqawiñay.

Acredita-se que as salinas foram construídas pela civilização Ware, que antecede a civilização Inca, mas que só os Incas viram nela uma oportunidade econômica de colher o sal de lá e então expandiram para o alto das montanhas.

Fomos  com a mesma empresa turística Agencia de Viajes Qosco Urpi Trek, que nos levou para lá, após o passeio às Ruínas Moray.  A estrada não é pavimentada, o percurso não é muito confortável, mas tem vistas panorâmicas e espetaculares. Da estrada consegui avistar as Salineiras pela janela do ônibus.

Há cinco anos atrás, as lagoas foram transformadas em atração turística. Para visitar as salinas deve-se pagar uma taxa de 10 soles para comunidade local. Fomos descendo degraus íngremes até chegar as lagoas.

Embora as salinas tenham sido feitas pelo homem, a água que é canalizada através dela vem de uma nascente subterrânea chamada Qoripujio. Essa nascente tem apenas 20 centímetro de largura.

Há cerca de 5.000 lagoas, cada um pertencente a uma família local e eles são formados em uma cooperativa e vendem o sal juntos. Cada lagoa tem geralmente de 5 metros quadrados e tem uma profundidade de 30 cm. A pessoa responsável pela lagoa deixa a água entrar na piscina abrindo um entalhe na parede lateral. Quando está cheia, a água é deixada para evaporar. Após a evaporação, o tratador usa um bastão de madeira para raspar o sal, que é colocado em uma cesta pra drenar.

Lógico que não perdi a oportunidade de colocar meu dedo em uma delas para sentir o sal. Dizem que o sal é rico em minerais e além de dar um sabor especial aos pratos é bom para a saúde de cada pessoa devido ao magnésio, ferro, cálcio e zinco que ajudam a diminuir o estresse, prevenir anemia e osteoporose.

Há também uma coleção de lojas logo acima das lagoa que vendem artesanatos, petiscos, cartões postais, bananas frita, sal rosa, sais de banho e esfoliantes.

Confesso que não gostei muito do nosso guia, mas foi um passeio super agradável e recomendo a visita para quem visita a região de Cusco.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Maras,_Peru

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.