Um pouco de Ilhéus

mapa_ilheus

Ilhéus é uma cidade do estado da Bahia. Foi fundada em 1534. É conhecida pelos romances de Jorge Amado. Considerada a terra do cacau, está entre as 7 cidades mais populosas da Bahia.

Parti de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) com destino ao Aeroporto de Ilhéus. O voo demorou cerca de 2 horas.

Aluguei um carro na Funchal Locadora de Veículos e sai para conhecer um pouco dos pontos turísticos da cidade.

A2

Pontos Turísticos

Baía do Pontal
É a confluência dos rios Itacanoeira (Fundão), Cachoeira e Santana. Ao norte está a Avenida Dois de Julho, localizada no centro de Ilhéus. Lá fica uma ponte que liga o centro a zona sul da cidade que é chamada Ponte Lomanto Júnior (ou Ponte do Pontal)

15-ponte-lomanto-jr

Praia do Cristo
Localizada ao norte da Baía do Pontal, na Av. 2 de Julho. Essa praia é famosa por abrigar uma imagem do Cristo parecido com o Rio de Janeiro. Essa estátua tem 7,5 metros de altura.

16-praia-do-cristo

Catedral São Sebastião
Localizada na Praça Dom Eduardo, no centro de Ilhéus, sua construção foi iniciada em 1931. Na catedral estão sepultados dois bispos: Dom Eduardo Herberhold e Dom Valfredo Tepe.

26-catedral-sao-sebastiao

Bar Vesúvio
Localizado ao lado da Catedral, é um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade. Ficou famoso através de Jorge Amado, por isso é muito procurado pelos turistas. Impossível não tirar uma foto com a estátua de Jorge Amado. Endereço: Praça Dom Eduardo, 190.

29-bar-versuvio

31-chris-e-van-com-jorge-amado

Casa de Cultura Jorge Amado
Antigamente essa era a casa do escritor, que fez diversos romances, dentre os mais famosos está Gabriela Cravo e Canela. Endereço: Rua Jorge Amado, 21.

38-centro-ilheus-casa-de-cultura-jorge-amado

Teatro Municipal de Ilhéus
É uma casa de shows e espetáculos que foi inaugurada em dezembro de 1932 e está localizada no Quarteirão Jorge Amado.

35-centro-ilheus-cine-teatro-ilheos

Casa dos Artistas
Localizada na atual Rua Jorge Amado, foi construída pelo Coronel Domingos Adami de Sá e atualmente administrada pela ONG Teatro Popular de Ilhéus. Sempre aberta a visitação.

41-centro-ilheus-casa-dos-artistas

Bataclan
É um antigo cabaré que também foi descrito por Jorge Amado. Funcionou até os anos de 1940. Nos tempos áureos do ciclo do cacau foi muito frequentado pelos Coronéis. O local foi cenário da novela Gabriela e a sua proprietária Antônia Machado ficou conhecida como “Maria Machadão”. Hoje seu espaço é utilizado para shows e eventos sociais. Pode ser visitado diariamente. Endereço: Av. 2 de Julho, 77.

46-centro-ilheus-bataclan

Palácio do Paranaguá
É um prédio histórico na cidade. Foi construído em 1907 onde existiam as ruínas de um colégio jesuíta. Atualmente funciona a prefeitura de Ilhéus.

ilh_histprefeitura1g

Mirante do Canhão
Localizada na Praça do Cadete, 10 – São Sebastião. De lá  pode se ter uma bela vista da cidade. Onde fica localizada a Capela Nossa Senhora de Lourdes que é decorada com azulejos em preto e branco português.

iregioes-bahia-ilheus-mirante-do-canhao_800

53-capela-nossa-senhora-de-lourdes

57-van-no-mirante

Igreja Matriz de São Jorge
Localizada na Praça Rui Barbosa, foi inaugurada em 1556. Lá funciona o Museu de Arte Sacras de Ilhéus e abriga uma imagem de São Jorge.

ilheus_f_035

Museu Nossa Senhora da Piedade
Localizado no Ato da piedade o museu abriga louças, castiçais e um antigo mobiliário que foi usado pelos padres na celebração das missas.

dsc02684

Fábrica de Chocolate Caseiro de Ilhéus
Localizada na Rodovia Ilheus – Uruçã Km 25 (estrada do chocolate), é  a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste. Eu simplesmente amei e lógico que comprei alguns.

62-chocolate-caseiro-de-ilheus-fabrica

69-van-comendo-chocolate

Fazendas de Cacau
Um dos passeios que não fiz foi a visita guiada pelas Fazendas de cacau. Dizem que nesse passeio é possível ver todo ciclo do fruto desde a produção, colheita até a produção do chocolate. As fazendas mais procuradas são: Yrerê e Primavera. Na última foi gravada a novela Renascer. Ambas estão localizadas na BR-45 Ilhéus-Itabuna nos km 11 e 20 respectivamente.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilh%C3%A9us
http://www.iregioes.com.br/bahia/ilheus/mirante-do-canhao/
http://dracenavaldemir.blogspot.com.br/2010/07/decimo-segundo-dia.html
http://viagem.uol.com.br/album/guia/ilheus_album.htm
http://www.badini.com.br/ba/ilh/ilh.php

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s