Festa do Día de los Muertos

capa-dia-de-los-muertos1

O Dia dos Mortos é uma celebração mexicana em homenagem aos antepassados que coincide com a celebração católica do Dia de Finados. Em 2003, o Día de Los Muertos entrou na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Além do México, país onde se originou e a tradição, os Estados Unidos e povos da América Latina também organizam festas com esse tema. Nos Estados Unidos em alguns lugares como Texas, Arizona e Califórnia, por conta da influência mexicana na região, esse dia é celebrado de uma maneira bem semelhante ao que é celebrado no México. Não acompanhei a festa, mas pude ver as decorações na cidade de San Diego.

As origens dessa celebração no México vem da era dos Astecas, Maias Purépechas, Náuatles e Totonacas, muito antes da chegada dos espanhóis.

Segundo a lenda, os mortos têm permissão para vir a Terra e visitar seus entes queridos. Preparam se então, algumas festividades, par que eles possam se sentir bem vindos. As famílias preparam as comidas preferidas dos entes queridos e  enfeitam suas casas para que fiquem bonitas, com flores e velas.

img_4104

img_4085

Apesar de ser um assunto um tanto mórbido, essa festa é comemorada com muita alegria. As comemorações começam ao meio dia do dia 31 de outubro e vão até ao meio dia do dia 01 de novembro onde comemora-se primeiro a chegada das crianças que são chamadas de “angelitos”. Nesse dia as velas e os altares são totalmente brancos. Do meio dia do dia 01 de novembro ao meio dia do dia 02 de novembro, celebra-sem a vinda dos adultos e jovens. Nesse dia as velas são todas coloridas.

 

Altares são feitos nas casas e nele podemos encontrar: os crânios doces (caveiras de açúcar) que têm escrito nas suas testas o nome do falecido e é consumido por seus parentes e amigos; o pão dos mortos, um bolinho doce cozido em diferentes formas; copos de água; tequila; charutos e até os brinquedos. Tudo isso ao lado de retratos do falecido e cercados por velas, de preferência na cor roxa. Também encontra-se na maioria dos altares a cruz que fica ao lado da imagem do falecido.

muertos3

calaveras-de-azucar

dsc_0761

Nos túmulos são depositados flores para atrair e guiar as almas dos mortos. Uma das flores bem tradicionais na festa, por florescerem bem nessa época é a Cempasuchil, uma flor de cor laranja. Ela é usada como uma flor de luto, pois representa o sol que ilumina os mortos. É muito comum também as famílias se juntarem para ceiar nos cemitérios.

san-miguel-de-allende-marie-tartar-55

san-miguel-de-allende-marie-tartar-53

O símbolo dessa relação do mexicano com a morte é a famosa La Catrina é um esqueleto de uma mulher usando um chapéu, uma representação de uma dama da alta sociedade do início do século XX. Sua origem vem da La Cavalera de La Catrina, uma gravura de José Guadalupe Posada. Na tradição mexicana ela é casada com Mictlantecuhtli, o Senhor da Terra dos Mortos.

posada2-catrina

Artesanías de dia de muertos

As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte e em algumas regiões do país, os moradores até desfilam pelas ruas.

unique-festivals-around-the-world-dia-de-los-muertos-rob-sheridan-3

dia-de-los-muertos-mexico

Não consegui ver a festa, no dia 31 em Los Angeles tive o prazer de participar da festa do Halloween, que falarei em breve. Mas, quem sabe um dia, tenha oportunidade de conhecer e participar dessa festividade em alguma região do México.

Fontes:
https://es.wikipedia.org/wiki/Día_de_Muertos
http://www.boredpanda.com/unique-festivals-around-the-world/
http://martinezsordo.blogspot.com.br/2012/10/decoracion-de-dia-de-muertos-y-otono.html
http://aperturephotoarts.com/san-miguel-de-allende-dia-de-los-muertos-2013/
https://www.therapidian.org/dia-de-los-muertos-celebrates-life-and-honors-dead-grand-rapids-public-library-october-28-30

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s