Um passeio no Delta do Rio São Francisco

399-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco

Ontem a Globo passou uma cena (https://globoplay.globo.com/v/5336582/) na novela Velho Chico que me fez lembrar um dos passeios que fiz no Delta do Rio São Francisco.

Fui de carro até a cidade de Piaçabuçu, último município do sul do Estado de Alagoas. Para chegar lá peguei a rodovia AL 101 em direção ao Litoral Sul de Alagoas. Piaçabuçu está a  140 km de Maceió. Sua altitude é de 5 metros acima do nível do mar.

374-4o-dia-litoral-sul

375-4o-dia-litoral-sul-al-101

Isso mesmo, Piaçabuçu se escreve com dois Ç, tem origem indígena e significa “Palmeira Grande”. Segundo a história Piaçabuçu foi fundada por André Rocha Dantas em 1660 e somente em 1882 foi elevada a vila. Em 1859 a cidade foi visitada por Dom Pedro II, que, inclusive, participou de festas na cidade antes de seguir viagem para outras cidades.

Quando cheguei lá, a cidade estava deserta e como não era época de temporada, foi difícil achar uma empresa que fizesse o passeio de barco.

377-4o-dia-piacabucu  380-4o-dia-piacabucu

Encontrei a Empresa ELSHADAY TURISMO que me levou para fazer o passeio à Foz do Rio São Francisco.

387-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco

Comprei um voucher e entreguei na Secretaria Municipal de Turismo que fica em frente onde saem os barcos.

383-4o-dia-piacabucu   385-4o-dia-piacabucu

O barco partiu com mais 3 pessoas e nosso guia.  O percurso de 13 km é feito de barco e dura aproximadamente 45 minutos, passando por ilhas, casas de pescadores do mangue e por uma comunidade quilombola. Essa comunidade fica no povoado de Pixaim, a 4 km da foz do Rio São Francisco. Dessas 43 casas de palha e taipa, 22 delas ainda são habitadas.

394-4o-dia-piacabucu-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco   397-4o-dia-piacabucu-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco-casas-a-margem-do-rio

O guia vai contando um pouco da região e comenta que foi lá que foi gravado o filme “Deus é Brasileiro”, onde teve Antonio Fagundes no papel principal. Esse filme de 2003 foi dirigido por Cacá Diegues

O mapa do passeio retirado pelo Google segue abaixo:

sem-titulo

Ao chegar na foz, onde o rio deságua no mar, o barco faz uma parada. Conheci um pouco das dunas móveis e por fim tive um tempo livre pra nadar nas águas do “Velho Chico”. O cenário lá é realmente encantador, com areia fina das dunas e muitos coqueiros.

402-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco   404-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco   409-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco

416-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco   417-4o-dia-van-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco

Pude ver o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar. Ele acontece na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. De lá tirei uma foto do Farol do Cabeço.

425-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco-cidade-inundada-pelo-mar

Segundo a história, a partir de 1876 qualquer navegante que chegasse pelo mar à foz do Rio sabia que podia confiar no Farol do Cabeço que ficava piscando a noite inteira, porém com o avanço do mar atualmente ele está praticamente metade debaixo d’água.

Ele ficava em uma comunidade que chamava-se cabeço. Conta-se que em 1988 metade do vilarejo já tinha sumido e em 2000 ficou totalmente submersa. Ainda restam a ponta do farol e um pequeno pedaço mais alto da ilha.

422-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco-cidade-inundada-pelo-mar   423-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco-cidade-inundada-pelo-mar

424-4o-dia-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco-cidade-inundada-pelo-mar

Dizem que o “Velho Chico” é um “mar” de água doce, mas com o avanço do mar eu acredito mesmo que ele que é um “rio” de água salgada.

Na volta pude sentir realmente a dificuldade do barco em retornar, pois a maré sobe. O percurso da volta é em torno de 50 minutos a uma hora.

427-4o-dia-van-passeio-para-foz-do-rio-sao-francisco

Voltei para Maceió, no caminho parei na Praia do Pontal do Peba que é considerada santuário ecológico, por abrigar uma importante área de preservação de tartarugas e aves migratórias. É também um dos maiores produtores de camarão do Nordeste.

429-4o-dia-pontal-do-peba   430-4o-dia-pontal-do-peba

E aqui acaba minha viagem a essa parte do “Velho Chico”. Quem tiver passando por lá, vale a pena fazer esse passeio.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Delta_do_S%C3%A3o_Francisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s