Um passeio por Huaca Pucllana

646-10o-dia-huaca-pucllana

Huacla Pucllana é um sítio arqueológico que fica no meio de um bairro residencial de alto nível no distrito de Miraflores.

Segundo a história, entre 200 e 700 DC, pescadores e agricultores nômades (cultura pré inca), chegaram na região de Miraflores. As aldeias foram se expandindo foi construído um centro administrativo e cerimonial que era um lugar onde eram realizados intercâmbio de produtos e cerimonias religiosas.

Por volta de 500DC o centro foi abandonado e os Wari o assumiram. Desde então transformaram essa região em cemitério para elite e com o tempo, tornou-se um lugar para oferendas e era reverenciado como huaca ou santuário. Pucllana era o nome quéchua do sítio no século XVI.

728-10o-dia-huaca-pucllana

O lugar foi transformado em Parque Arqueológico e desde 1981 tem sido  restaurado. Tornou-se uma das principais atrações turísticas de Lima. É todo murado e ocupa hoje uma área de 150 mil metros quadrados, mas pesquisadores acreditam que essa área era no mínimo 6 vezes maior.

Huaca Pucllana, basicamente, tem duas áreas distintas: A Grande Pirâmide escalonada de tijolos de adobe e suas praças que era destinado a ser um local de culto e a Parte inferior, que está associada as atividades da população.

643-10o-dia-huaca-pucllana

A visita ao sitio arqueológico é de 45 minutos e  serviço de guia está incluído no preço do bilhete. É realizada em grupos por ordem de chegada, em inglês e espanhol. Pelo fato da Carol ser bem branquinha e com os olhos bem verdes, nos confundiram com “americanas” e nos colocaram no grupo que falava inglês. Eu como não sou craque entendi um pouco. kkkkk

655-10o-dia-huaca-pucllana

O passeio iniciou na parte inferior onde a guia nos contou como os tijolos de adobe foram feitos originalmente. Ao longo dos séculos, muitos dos tijolos de adobe caíram, mas muitos permaneceram pelo fato de Lima não ter muita chuva, afinal são de terra crua, água e palha moldados em formas por processo artesanal.

Nessa área também há algumas estátuas que ilustram como eram os nativos da área de Lima naquela época, ela até observou que as pessoas eram menores. (do meu tamanho, né? rssss)

651-10o-dia-huaca-pucllana 656-10o-dia-huaca-pucllana 669-10o-dia-huaca-pucllana

Posteriormente seguimos em direção a uma maquete do sítio arqueológico e logo depois vimos um pouco das plantações e dos animais típicos do Peru como as Lhamas, Alpacas e o Cuy, que é um prato local 😦 Acreditem eles comem esse bichinho lindo.

675-10o-dia-huaca-pucllana

681-10o-dia-huaca-pucllana 686-10o-dia-huaca-pucllana

689-10o-dia-huaca-pucllana

A próxima parte da visita foi a pirâmide com seus 25 metros de altura. Lá existem várias tumbas que haviam sido descobertos restos humanos e a guia nos explica que nesse local foram realizados sacrifícios de animais, mulheres e crianças aos Deuses e que esses sacrifícios eram realizados na parte de cima, justamente por estarem mais próximo aos deuses. A vista lá de cima não nos mostra o melhor da cidade.

695-10o-dia-huaca-pucllana

698-10o-dia-huaca-pucllana
711-10o-dia-huaca-pucllana

715-10o-dia-huaca-pucllana

725-10o-dia-huaca-pucllana

O complexo todo inclui atualmente uma área para oficinas, uma pequena loja de souvenirs e um restaurante com vista para as ruínas. O museu foi criado em 1984 e exibe cerâmica, têxteis, ferramentas, artefatos e outros restos encontrados no sítio ao longo dos anos.

6a00e553b3da20883401b7c728c426970b

sem-titulo

Endereço: Calle Gral. Borgoño, cuadra 8
Horário: quarta-feira a segunda-feira das 9h00 as 17h00
Preço: 12 soles.

Eu amei a visita se super recomendo. Um passeio histórico e cultural.

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Huaca_Pucllana

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s