O que conhecer em Cusco em 1 dia?

463-7o-dia-cusco-plaza-de-armas

Cusco está  situada no sudeste do Peru, localizada na região dos Andes. É considerada a capital histórica do país e oitava maior cidade. Foi a capital do Império Inca. Declarada patrimônio mundial, em 1983 pela Unesco,  hoje é uma das atrações turísticas do Peru.

Nosso voo partia de Lima as 06h40. No primeiro hostel que ficamos em Lima, combinamos que eles chamariam um táxi para nos levar ao aeroporto as 3h00 da madrugada. No horário combinado estávamos prontas e ninguém apareceu. O hostel não tinha recepção 24h e ninguém para nos ajudar. Resumindo, tive que ir para o meio da rua, as 3h para tentar pegar um táxi. Depois de uns 15 minutos um rapaz apareceu em um carro preto (ficamos com o pé meio atrás, mas era nossa única alternativa). Enfim, depois de tudo isso, chegamos sã e salvas no aeroporto e o moço nos cobrou o mesmo preço que geralmente cobram da região de Miraflores para o Aeroporto, a quantia de 60 soles.

10-voo-van-e-caru

Chegando em Cusco, no Aeroporto Internacional Alejando Velasco Astete, a Carol já tinha combinado com a Maria (dona da Agencia de Viajes Qosco Urpi Trek) de nos buscar no aeroporto e fazer o traslado para nosso hostel.

80415100

No caminho avistamos o Monumento a Pachacutec, um museu oval com uma estátua de bronze em seu topo e onde os visitantes  podem aprender sobre mitos e lendas da região. Não entrei lá.

13-monumento-a-pachacutec

Nosso hostel era bem simples, mas confortável. Recomendo para quem visitar Cusco. Custo acessível e equipe bem simpática. Bright Hostels – Calle Ladrillos 436, Centro de Cusco, Peru.

49-calle-ladrilhos-rua-do-hotel

15-bright-hostels

Cusco está situada a 3400 metros acima do nível do mar. E muita gente nos avisou sobre o famoso “soroche” (mal da altitude) que é ocasionado pela redução do oxigênio no sangue (hipóxia) em pessoas que sobem para altitudes superiores a 2400 m. Os sintomas geralmente ocorrem dentro das primeiras 48 horas e incluem dores de cabeça, náuseas, tonturas, falta de ar e cansaço.

Confesso que fiquei muito preocupada e não sabia se iria sentir tudo isso. Então antes de chegar já tinha lido tudo e mais um pouco sobre as pílulas de Sorojchi, mascar folha ou tomar chá de coca. Mas, não senti absolutamente nada e não precisei de nada disso.

slide120a-bright-hostels-cha-de-coca

154-calle-santa-catalina

155-calle-santa-catalina

Embora recomendada pela Maria, que eu descansasse nas primeiras horas antes do tour, eu peguei um mapa e sai desbravando a cidade nos pontos turísticos que recomendo visitar.

21-mapa-de-cusco

Plaza San Francisco
Localizada cerca de 3 quadras da Plaza de Armas tem toda uma arquitetura colonial. Lá está localizada a igreja e convento de San Francisco que foi construída pela ordem Franciscana no século XVI.

23-plaza-san-francisco

26-plaza-san-francisco-iglesia-san-francisco
Arco de Santa Clara
É um dos símbolos de Cusco. Construído em 1835 a mando do Marechal Andrés de Santa Cruz, para celebrar a Confederação Peru Bolívia. Seu design foi inspirado nos arcos romanos e feito pelo artista Ernesto Olazo Cusqueño Allende. Está localizado na Plaza de San Francisco. Após o arco está a Igreja de Santa Clara.

32-arco-santa-clara

34-iglesia-santa-clara

Mercado Central de San Pedro
É um tipico mercado onde pode-se encontrar frutas, sucos e iguarias da cozinha tradicional do Peru. Além disso, tem também casacos, chapéus, cachecóis feitos de alpaca e lhama, bugigangas como canetas, chaveiros, imãs de geladeiras e também os bonecos Pachamana que são todos decorados com belos desenhos de cor e feitos à mão.

39-mercado-san-pedro

38-mercado-san-pedro

Igreja San Pedro
Localizada em frente ao Mercado San Pedro é uma igreja construída inteira de pedra entre 1688 a 1699 para substituir a antiga igreja que foi destruída durante o terremoto de 1650.

41-iglesia-san-pedro

44-iglesia-san-pedro

Plaza Nazarenas
É uma pequena praça localizada próximo da Plaza de Armas. Lá fica localizado o Belmond Palacio Nazarenas, um hotel que antigamente foi um convento construído em paredes Inca. A igreja ao lado, ainda é usado para cultos religiosos.

53-plaza-nazarenas

54-plaza-nazarenas

Museu de Arte Precolombino
É um museu de arte localizado na Plaza Nazarenas, dedicada à exposição de artefatos arqueológicos e de obras de arte pré-colombiana oriundos de todas as regiões do Peru. Endereço: Plazoleta Nazarenas 231. Horário: 9h00 as 22h00. Preço: 20 soles.

56-museu-pre-colombino

Museu Inka
O edifício onde está localizado o museu também é conhecido como a Casa do Almirante. Foi reconstruída por Pedro Peralda de Los Rios após o terremoto de 1650 e restaurada pela Universidad Nacional de San Antonio Abad após o terremoto de 1950. Hoje é o melhor museu da cidade para quem é interessado em conhecer um pouco da cultura Inca. Endereço: Calle Cuesta del Almirante 153. Horário: 9h00 as 16h00. Preço: 10 soles.

57-museu-inka

63-museu-inka

Plaza de Armas
Principal praça da cidade que nos tempos Inca era chamada de Huacaypata. Famosa pelas arcadas coloniais que a cercam e pelo Monumento ao Inca. Além disso possui uma grande variedades de restaurantes e lanchonetes onde comemos nos dias que estivemos lá. Sempre muito movimentada é um lugar de importantes eventos e festivais, incluindo o Festival Inca do Sol.

84-plaza-de-armas

No lado nordeste da praça está a imponente Catedral de Cusco, que é conhecida como Catedral Basílica da Virgem da Assunção. É o monumento religioso mais importante do centro de Cusco e cartão postal da cidade.

No lado sul está a Igreja La Compañia de Jesus que foi construída em 1576 com fachada toda esculpida em pedra.

118-plaza-de-armas-la-catedral

105-plaza-de-armas-compania-de-jesus

Plazoleta Comandante Ladislao Espinar
Uma pequena praça próxima a Plaza de Armas. Lá está a Igreja de La Merced que foi fundada em 1536 e reconstruída em 1675. Lá tem um pequeno restaurante onde comemos um delicioso misto quente, enquanto nos preparávamos para o primeiro tour pela região.

124-plazoleta-comandante-ladislao-espinar

120-iglesia-la-merced

126-plazoleta-comandante-ladislao-espinar

127-plazoleta-comandante-ladislao-espinar

Museu Histórico Regional
Localizado em uma casa colonial (Casa Garcilaso de La Vega, um cronista Inca-Espanhol). Sua coleção de objetos (cerâmica, pintura, metais e têxteis) está disposta em ordem cronológica. Endereço: Esquina da Calle Garcilaso e Calle Heladaro. Horário: 08h00 as 17h00. Entrada: Somente com o boleto turístico.

416-2o-dia-cusco-museo-historico-regional

Plaza Regocijo
Localizada entre a Plaza das Armas e a Plaza San Francisco, é uma pequena e charmosa praça rodeada de agências de turismo, restaurantes e lojas de artesanatos. É la que se encontra o Museu de Arte Contemporâneo que exibe permanentemente obras de artistas locais. Horário das 9h00 as 18h30.

417-2o-dia-cusco-plaza-regocijo

418-2o-dia-cusco-plaza-regocijo

Igreja e Convento Santa Tereza
Localizada cerca de duas quadras da Plaza de Armas, foi declarada patrimônio cultural da nação em 1972. Pertence à Congregação dos Carmelitas Descalços. Construída inteiramente em pedra no estilo barroco.

421-2o-dia-cusco-iglesia-santa-teresa

Avenida El Sol
É a principal avenida de Cusco. Tem vários estabelecimentos para os turistas, que vão desde casa de câmbios, restaurantes, agências de turismo, até atrações culturais e artesanatos da região. Opções não faltam. Lá também fica o local onde devemos comprar o Bilhete Turístico de Cusco (Endereço: Av. El Sol, 103. Preço: 130 soles) e o Templo Qoricancha (falarei no outro post).

132-boleto-passeios

Nessa rua também encontramos a Prefeitura; O Centro Qosqo de Arte Nativo, um lugar de apresentações noturnas de música andina e dança. Sua entrada é somente com o boleto turístico; O Centro Artesanal de Cusco, um local que reúne tudo e mais um pouco do que os turistas procuram para levar de presente e; O Centro Textiles Tradicionales de Cusco, um pequeno museu onde podemos ver uma pequena mostra da história têxtil de Cusco.

427-2o-dia-cusco-av-del-sol

428-2o-dia-cusco-av-del-sol-prefeitura

20140925_094918

É na Av. El Sol que também encontramos um Mural com a representação da história do Peru e a Fuente Paccha.

431-2o-andar-av-del-sol

Igreja e Mosteiro de Santa Catalina
Fundada em 1601 por Dona Lucia Isabel Rivera de Padilha, abriga hoje um belo museu de arte colonial.

436a-2o-dia-cusco-convento-santa-catalina

Palácio Inca Roca e Pedra de 12 Angulos
No final da Calle Triunfo, uma rua cheia de lojas de artesanatos e cultura local, fica o Museo Palácio Arzobispal, um museu de arte sacra que foi construído sobre as paredes do palácio de Inca Roca e fundado em 1969 . O Palácio é limitado em um de seus lados pela famosa Calle Hatunrumiyoc, uma rua famosa por seus restos arqueológicos, onde está localizada a pedra de 12 ângulos, um grande exemplo de conhecimento Inca na construção.

449-2o-dia-cusco-palazio-arzobispal

451-2o-dia-cusco-pedra-dos-12-angulos

454-2o-dia-cusco-pedra-dos-12-angulos

Aliás, nessa rua fizemos compras em uma lojinha de artesanato. A moça foi super simpática conosco e fez um desconto bem legal. Super recomendo.

458-2o-dia-cusco

Além dessa lojinha, encontramos diversos outros locais para compra de souvenirs e artesanatos locais.

45-red-de-artistas-y-artesanato

47-red-de-artistas-y-artesanato

48a-red-de-artistas-y-artesanato

Enfim termina nosso passeio pela cidade de Cusco. Amei essa cidade, que é um ponto de partida para quem visita Machu Picchu. Os outros dias foram reservados para os tours em lugares próximos a cidade de Cusco.

Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Cuzco 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s