Centro Histórico de Lima

208 2º dia Plaza Mayor Palacio Municipal e Palacio de La Union

Lima foi fundada em 1535 pelo espanhol Francisco Pizarro, que colocou o nome de Ciudad de Los Reyes. No ano de 1991 a Unesco declarou o Centro Histórico de Lima como Patrimônio da Humanidade, devido à grande concentração de monumentos históricos construídos na época da presença hispânica na região. Hoje é uma das áreas mais visitadas de Lima.

Iniciamos nosso passeio da região de Miraflores (Estação Ricardo Palma) e descemos na Estación Central. Saímos pelo lado do Shopping Real Plaza e fomos caminhando até o centro histórico.

154 2º dia Estación Ricardo Palma

Conhecemos os principais pontos turísticos, como:

Edifício Rimac
Localizado na Avenida Roosevelt é o ponto de partida para o passeio no Centro Histórico. É conhecido como Roosevelt House, com estilo francês, é um das principais atrações da cidade.

163a 2º dia Centro Histórico Edificio Rimac

Palácio da Justiça
Está localizado na frente do Paseo de Los Heroes Navales, um dos maiores e mais importantes lugares do Peru. Com fachada em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto polonês Bruno Paprowsky e inspirado no Palácio da Justiça de Bruxelas. Abriga  hoje o Supremo Tribunal, a Divisão Criminal do Tribunal de Lima e outros poucos tribunais criminais.

165a 2º dia Palácio da Justiça

Plaza de San Martin
Foi inaugurada em 27 de Julho de 1921 em comemoração ao 100º aniversário da independência do Peru. A praça tem obras de artes em esculturas nos jardins e é lá que está o monumento a José de San Martin. Ao redor, podemos ver o Grande Hotel Bolívar e o Teatro Colón.

167 2º dia Plaza San Martin

175 2º dia Plaza San Martin

174 2º dia Plaza San Martin

Calle Jijón de La Unión
É uma das ruas do Centro Histórico de Lima que por muitos anos foi a rota mais importante da cidade. Em 2013, foi eleita a 6ª rua mais cara da América Latina pela Colliers International.

177 2º dia Jijón de La Unión

178 2º dia Jijón de La Unión

Iglesia de La Merced
Localizada na esquina da Calle Jijón de La Unión com a Calle Jijón Miró Quesada, é uma igreja que foi construida em 1535 pelo Frei Miguel de Orenes. Sua fachada é toda trabalhada em pedra nas cores cinza e rosa.

181 2º dia Iglesia de La Merdedes

185 2º dia Iglesia de La Merdedes

Casa Riva Agüero
Construída no século XVIII pela família Riva Agüero é um dos edifícios mais antigos e preservados da cidade. Foi doado à PUC do Peru e desde 1947 abriga o Instituto Riva-Agüero (IRA). Há uma biblioteca e o Museu de Artes e Tradições no local.

191 2º dia Casa Riva Aguero

Bolsa de Valores de Lima
Localizada no centro histórico a bolsa de valores de lima é um mercado organizado especializado na negociação de instrumentos financeiros, tais como títulos, empresas e títulos do governo e derivados.

193 2º dia Bolsa de Valores

Plaza Mayor
É o berço da cidade de Lima, nela está localizado o Palácio do Governo, o Palácio Arquiepiscopal, a  Catedral de Lima, o Palácio Municipal e o Palácio da União.

215 2º dia Plaza Mayor

Palácio do Governo (Palacio del Gobierno do Peru)
Localizado na Plaza Mayor, é a sede do executivo peruano e a residência oficial do Presidente do Peru. Compreende uma área de 19.208 metros quadrados, tem uma fachada francesa, inspirada no estilo neo barroco. Todos os dias as 12h00 o regimento da cavalaria realiza a tradicional cerimônia de mudança de guarda. Pode ser feita uma visita guiada das 10 às 11h de segunda a sexta-feira com agendamento de 48 horas de antecedência.

Para maiores informações: palacio@comunidadperuana.com

207 2º dia Plaza Mayor Palacio del Gobierno

202 2º dia Plaza Mayor Palacio del Gobierno

Palácio Arquiepiscopal 
Localizado na Plaza Mayor, é a residência do Arcebispo de Lima e a sede administrativa da Diocese de Lima. Foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Pode-se fazer uma visita guiada por uma parte do palácio. O ingresso custa 30 soles e dá direito a visitar também a catedral. Eu não fiz a visita.

197 2º dia Plaza Mayor - Palácio Episcopal

Catedral de Lima
Localizada na Plaza Mayor é a maior igreja de Lima. Também foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com seu estilo neoclássico, lembra o modelo da Catedral de Sevilha. O ingresso para a Catedral e para o Palácio é de 30 soles por pessoa e dá direito a uma visita guiada. (não entrei)

199 2º dia Plaza Mayor Catedral

199a 2º dia Plaza Mayor Catedral

Palácio Municipal e Palácio da União de Lima
Localizado na Plaza Mayor, estão em frente à catedral. O Palácio Municipal é a sede da Prefeitura de Lima. É um edifício majestoso neocolonial com grandes varandas coloniais. Hoje abriga a Biblioteca Municipal que tem cerca de 15.000 volumes. O Palácio da União foi inaugurado em 1942 e abriga hoje o Clube da União, uma associação civil fundada em 1868.

209 2º dia Plaza Mayor Palacio Municipal

211 2º dia Plaza Mayor Palacio Municipal

Casa de Aliaga
Construída logo após a fundação de lima a mansão foi casa do capitão Jerónimo de Aliaga y Ramirez, um amigo de Francisco Pizarro. A mansão sobreviveu as guerras, revoluções, golpes de estado e incêndios, abrigando ao todo 17 gerações da família. A casa é aberta a visitação de segunda a domingo das 9h30 as 17h00, mas a reserva com antecedência é necessária. Custa 30 soles por pessoa.

Informações pelo site reservas@casadealiaga.com

219 2º dia Casa Aliaga

221 2º dia Casa Aliaga

Old Post e Museu de Gastronomia
O correio central foi inaugurado em 1897 e foi responsável por toda correspondência nacional e internacional do Peru. A antiga entrada para área do telégrafo hoje possui lojas. O prédio abriga hoje o Museu de Gastronomia de Lima que exibe vários tipos de ingredientes, história e pratos da cozinha peruana, além da cerâmica Inca e bebida típica. O ingresso custa 3 soles e o horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h00 as 17h00.

232 2º dia Museu de La Gastronomia

Convento e Igreja de Santo Domingo
Localizado próximo a Plaza Mayor a basílica é rica na decoração. No interior está a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Lima. Pode-se visitar de segunda-feira a domingo das 08h30 as 17h30. A igreja não custa ingresso, mas para visitar o convento é preciso desembolsar 5 soles. (não fiz a visita).

233 2º dia Convento de Santo Domingo

237 2º dia Convento de Santo Domingo

Casa de Osambela
É um edifício construído durante a era colonial. Uma das maiores mansões no centro histórico de lima que é notável pela fachada e grandes varandas.

243 2º dia Casa de Osambela

Choco Museo (museu do chocolate)
O museu é bem pequeno e parecido com uma loja de chocolate. Porém conta um pouco do processo de fabricação do chocolate e as regiões de plantação de cacau. O museu vende vários chocolates, apesar de chocólatra, eu não comprei nenhum.

245 2º dia Museo del Chocolate

250 2º dia Museo del Chocolate

Casa de La Literatura Peruana (Estación Desamparados)
É uma antiga estação ferroviária a margem do Rio Rimac. Atualmente abriga a Casa da Literatura Peruana, um espaço literário e cultural onde podemos encontrar a vida e a obra de escritores peruanos.

254 2º dia Casa de La Literatura Peruana

Museo de Sitio Bodega Y Quadra
O museu leva o nome de um dos proprietários do imóvel, o navegador Juan Francisco de La Bodega y Quadra. Consiste em um museu de período colonial e republicano e um sitio arqueológico onde encontram-se diversas cerâmicas e outras relíquias. Pode-se visitar de terça-feira a domingo das 9h00 as 17h00.

254 2º dia Centro Histórico
255b 2º dia Museo de Sitio Bodega Y Quadra

Casa de La Trece Puertas
Localizada em frente à igreja de São Francisco de Assis, é uma jóia arquitetonica da cidade que tem mais de cinco séculos de idade. A casa era de propriedade do Tribunal da Santa Inquisição no século XVI.
267 2º dia Casa de La Trece Puertas

Igreja e Convento de São Francisco (Museu das Catacumbas)
É um dos pontos turísticos obrigatórios para quem visita o centro histórico de Lima. A igreja abriga pergaminhos, relicários e objetos. Mas o passeio principal do convento são as catacumbas. O pátio do convento é todo decorado com azulejos que vieram de Portugal. As catacumbas subterrâneas eram o principal cemitério da época colonial, elas abrigam mais de 25.000 ossos. A maioria dos sepultados foi vítima de pragas ou executada durante a inquisição. A visita dura 1 hora e só pode ser realizada com guias. O valor da entrada custa 10 soles.  Não é permitido tirar fotos dentro.

268 2º dia Convento de San Francisco (museo las catacumbas)

Parque de La Muralha
Localizado uma quadra da igreja o parque é muito grande e tem vestígios de uma muralha que protegia a cidade de Lima. A entrada é livre. Lá tem um restaurante bem bonito, mas não almoçamos lá.

287e 2º dia Parque de La Muralha

Casa de La Trece Monedas
É uma casa construída durante a era colonial localizada no centro histórico de lima. Ela deve seu nome ao seu revestimento que caracterizam treze moedas. Hoje abriga o Museu Nacional Afroperuano).

288 2º dia Casa de Las Trece Monedas

Museu del Congreso y la Inquisición
Foi a sede de uma instituição na era colonial, onde foram realizados castigos e torturas em pessoas punidas por crime ou que eram contra a igreja católica. É um dos museus mais populares de lima. Com uma estrutura em estilo neoclássico, o teto em talha do salão principal se destaca. As visitas são de segunda-feira a domingo das 09h00 as 17h00.

289 2º dia Museu del Congreso y la Inquisición

Museo del Banco Central da Reserva
Instalado no prédio do banco, o museu não é sobre o dinheiro. É uma exposição surpreendente pré colombina, uma galeria de arte com pinturas republicanas e uma coleção de moedas.

295 2º dia Museo del Banco Central de Reserva de Peru

Palácio Torre Tagle
É uma mansão que está localizada no centro histórico de Lima. Atualmente é sede do Ministério das Relações Exteriores do Peru. Foi construído em 1735 para o ser a residencia do Marquês de Torre Tagle. A visitação é permitida somente nos pátios.

297 2º dia Palacio Torre Tagle

Depois desse passeio todo pelo Centro Histórico retornamos ao Shopping Real Plaza onde almoçamos para irmos mais tarde conhecer os parques de Lima.

Real Plaza Centro Cívico
Inaugurado em janeiro de 2010 hoje o Centro Comercial Real Plaza é um dos maiores e mais modernos estabelecimentos comerciais do centro de Lima. Está ao lado do novo terminal subterrâneo do metropolitano.

163 2º dia Real Plaza e Centro Civico

304 2º dia Real Plaza  306 2º dia Real Plaza

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Hist%C3%B3rico_de_Lima

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s